O impacto da liderança humilde na motivação e desempenho dos colaboradores e na qualidade de serviço percebida no setor hoteleiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quelhas, Laura Maria Nunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30734
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as perceções dos colaboradores perante a liderança humilde dos diretores dos hotéis, e como essas perceções influenciam a motivação e o desempenho da equipa. Por fim, exploramos o impacto da motivação e do desempenho dos colaboradores na qualidade do serviço percebido pelos clientes. Este estudo englobou 10 unidades hoteleiras situadas em Portugal, tendo sido realizadas 50 entrevistas, 9 a diretores e 41 a colaboradores. Os resultados sugerem que os hotéis nos quais os diretores são descritos como líderes mais humildes apresentam colaboradores mais motivados, níveis de desempenho e de CCO mais elevados, mas baixos níveis de perceção da qualidade do serviço. Por sua vez, nos hotéis com diretores percebidos como líderes menos humildes, os colaboradores tendem a sentir-se mais desmotivados e com baixos níveis de CCO, contudo, os níveis de desempenho são elevados, bem como os níveis da qualidade do serviço percebida. Em virtude do reduzido tamanho da amostra, os resultados deste estudo devem ser analisados com parcimónia, pelo que, estudos futuros deverão aprofundar as relações entre as variáveis analisadas, utilizando uma amostra mais alargada.
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