Prática de Ensino Supervisionada – Promover a leitura numa dimensão de articulação curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Inês Catarina Vila Real
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/24560
Resumo: O presente relatório de estágio relata a investigação sobre as práticas em que se procurou promover a articulação curricular, tendo como ponto de partida a leitura de narrativas para a infância. Foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu em três contextos educativos: creche, jardim de infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi nosso propósito integrar uma abordagem reflexiva e investigativa evidenciando a promoção da leitura como ponto de partida para a articulação curricular. Consideramos ser pertinente na formação holística das crianças, e das suas potencialidades, uma abordagem que promova uma articulação de saberes originários de distintos campos do conhecimento. A leitura de narrativas poderá servir este desiderato e surgiu também, no sentido de despertar nas crianças o gosto pela leitura, considerando se como elemento determinante na construção de leitores ativos. A criança explora os livros e lê através das suas ilustrações, consequentemente o seu imaginário vai muito mais além das palavras escritas que prendem a nossa atenção e imaginação, e desta forma vai se desenvolvendo o gosto pela leitura, a exploração dos livros e a aquisição de novos saberes. Propusemos para esta investigação a seguinte questão-problema: Como promover a leitura numa dimensão de articulação curricular?, e foi nosso propósito investigar e refletir sobre o modo como se poderá promover a articulação curricular através da leitura de diferentes narrativas, uma vez que há uma panóplia de obras de literatura para a infância que sustentam os conteúdos nas diversas áreas do saber. A investigação segue uma abordagem de natureza qualitativa, e sustenta-se em instrumentos e técnicas de recolha de dados como a observação participante, notas de campo e fotografias. Os dados recolhidos permitem concluir que a leitura proporciona diferentes conhecimentos, apresenta-se como um meio de desenvolvimento da criatividade e da imaginação nas crianças, e contribui para a sua formação leitora.
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