Rela??o entre as Mem?rias Emocionais Positivas, Mindfulness, Sentimentos de Esperan?a e a Psicopatologia na Adolesc?ncia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/380 |
Resumo: | O aumento da preval?ncia de dist?rbios psiqui?tricos entre os adolescentes (Collishaw, Maughan, Goodman & Pickles, 2004) tem levado alguns autores a insistir na necessidade de explorar novos meios terap?uticos, nomeadamente interven??es de cariz positivo baseadas no mindfulness e na esperan?a. O presente estudo pretende perceber as rela??es entre as mem?rias precoces de calor e seguran?a, as compet?ncias de mindfulness, os sentimentos de esperan?a e a manifesta??o de sintomatologia psicopatol?gica na adolesc?ncia, analisando o efeito do g?nero, da idade e do percurso escolar num grupo de 210 alunos (98 do sexo feminino e 112 do sexo masculino) do ensino secund?rio, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos (M=16,87+1,21). Procura igualmente analisar qual o conjunto de vari?veis que melhor prediz os sintomas de depress?o e de ansiedade na adolesc?ncia. Os participantes preencheram quatro instrumentos de auto resposta que avaliaram as mem?rias precoces de calor e seguran?a (EMWSS-A), as compet?ncias de mindfulness (CAMM), os sentimentos de esperan?a (CHS) e os sintomas de ansiedade, depress?o e stress (EADS-21). Os resultados obtidos demonstram que os rapazes apresentam maiores compet?ncias de mindfulness e esperan?a, assim como n?veis mais baixos de sintomas psicopatol?gicos (depress?o, ansiedade e stress). A idade apenas se correlacionou com as mem?rias precoces de calor e seguran?a, sugerindo que s?o os alunos mais novos quem refere mais mem?rias positivas da inf?ncia. Tamb?m se verificou que os alunos com historial de insucesso no seu percurso escolar apresentam n?veis mais elevados de sintomatologia depressiva e ansiosa e menos mem?rias positivas precoces. Foram encontradas correla??es entre as vari?veis em estudo no sentido esperado. Por ?ltimo, as compet?ncias de mindfulness e as mem?rias de calor e seguran?a foram os melhores preditores da sintomatologia depressiva, explicando o modelo 32% da vari?ncia. No caso da sintomatologia ansiosa, para al?m do mindfulness e das mem?rias de calor e seguran?a, acresce ainda a vari?vel sexo como significativa, no modelo preditor. Assim, n?veis mais baixos de mindfulness, menos mem?rias emocionais positivas e pertencer ao sexo feminino predizem valores mais elevados de ansiedade. Esta investiga??o vem confirmar e refor?ar o que est? descrito na literatura sobre a import?ncia das mem?rias precoces de calor e seguran?a e os benef?cios das interven??es psicol?gicas de cariz positivo, nomeadamente das baseadas no mindfulness e na esperan?a, durante este per?odo de profundas altera??es e grande vulnerabilidade que ? a adolesc?ncia. / The increased of the prevalence of psychiatric disorders among adolescents (Collishaw, Maughan, Goodman & Pickles, 2004) has led some authors to claim the need to explore new therapeutic measures, including positive-oriented interventions based on mindfulness and hope. This study aims to understand the relationship between early memories of warmth and security, mindfulness, hope and psychopathological symptoms during adolescence, analyzing the effect of gender, age and educational background in a group of 210 students (98 female and 112 male) secondary school aged 15 to 19 years (M = 16.87 +1.21). It also seeks to analyze the variables that best predicts symptoms of depression and anxiety in adolescence. Participants completed four instruments that evaluated early memories of warmth and security (EMWSS-A), the capabilities of mindfulness (CAMM), feelings of hope (CHS) and the symptoms of anxiety, depression and stress (DASS-21). The results show that boys have higher skills of mindfulness and hope as well as lower levels of psychopathological symptoms (depression, anxiety and stress). Age was correlated with early memories of warmth and security, suggesting that the younger students referes more positive memories of childhood. It was also found that students with a history of failure in their schooling have higher levels of depressive and anxious symptoms and less positive early memories. Correlations were found between the variables in the expected direction. Finally, the skills of mindfulness and memories of warmth and security were the best predictors of depressive symptomatology, with the model explaining 32 % of the variance. In the case of anxiety symptoms, sex as significant influence in the predictive model, in addition to mindfulness and memories of warm and security. Thus, being a female adolescent, have lower levels of mindfulness and less positive emotional memories predicted higher levels of anxiety. This investigation confirms and reinforces what is described in the literature about the importance of early memories of warmth and security and the benefits of positive psychological interventions, particularly those based on mindfulness and hope during this time of profound changes and great vulnerability that is the adolescence. |
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O presente estudo pretende perceber as rela??es entre as mem?rias precoces de calor e seguran?a, as compet?ncias de mindfulness, os sentimentos de esperan?a e a manifesta??o de sintomatologia psicopatol?gica na adolesc?ncia, analisando o efeito do g?nero, da idade e do percurso escolar num grupo de 210 alunos (98 do sexo feminino e 112 do sexo masculino) do ensino secund?rio, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos (M=16,87+1,21). Procura igualmente analisar qual o conjunto de vari?veis que melhor prediz os sintomas de depress?o e de ansiedade na adolesc?ncia. Os participantes preencheram quatro instrumentos de auto resposta que avaliaram as mem?rias precoces de calor e seguran?a (EMWSS-A), as compet?ncias de mindfulness (CAMM), os sentimentos de esperan?a (CHS) e os sintomas de ansiedade, depress?o e stress (EADS-21). Os resultados obtidos demonstram que os rapazes apresentam maiores compet?ncias de mindfulness e esperan?a, assim como n?veis mais baixos de sintomas psicopatol?gicos (depress?o, ansiedade e stress). A idade apenas se correlacionou com as mem?rias precoces de calor e seguran?a, sugerindo que s?o os alunos mais novos quem refere mais mem?rias positivas da inf?ncia. Tamb?m se verificou que os alunos com historial de insucesso no seu percurso escolar apresentam n?veis mais elevados de sintomatologia depressiva e ansiosa e menos mem?rias positivas precoces. Foram encontradas correla??es entre as vari?veis em estudo no sentido esperado. Por ?ltimo, as compet?ncias de mindfulness e as mem?rias de calor e seguran?a foram os melhores preditores da sintomatologia depressiva, explicando o modelo 32% da vari?ncia. No caso da sintomatologia ansiosa, para al?m do mindfulness e das mem?rias de calor e seguran?a, acresce ainda a vari?vel sexo como significativa, no modelo preditor. Assim, n?veis mais baixos de mindfulness, menos mem?rias emocionais positivas e pertencer ao sexo feminino predizem valores mais elevados de ansiedade. Esta investiga??o vem confirmar e refor?ar o que est? descrito na literatura sobre a import?ncia das mem?rias precoces de calor e seguran?a e os benef?cios das interven??es psicol?gicas de cariz positivo, nomeadamente das baseadas no mindfulness e na esperan?a, durante este per?odo de profundas altera??es e grande vulnerabilidade que ? a adolesc?ncia. / The increased of the prevalence of psychiatric disorders among adolescents (Collishaw, Maughan, Goodman & Pickles, 2004) has led some authors to claim the need to explore new therapeutic measures, including positive-oriented interventions based on mindfulness and hope. This study aims to understand the relationship between early memories of warmth and security, mindfulness, hope and psychopathological symptoms during adolescence, analyzing the effect of gender, age and educational background in a group of 210 students (98 female and 112 male) secondary school aged 15 to 19 years (M = 16.87 +1.21). It also seeks to analyze the variables that best predicts symptoms of depression and anxiety in adolescence. Participants completed four instruments that evaluated early memories of warmth and security (EMWSS-A), the capabilities of mindfulness (CAMM), feelings of hope (CHS) and the symptoms of anxiety, depression and stress (DASS-21). The results show that boys have higher skills of mindfulness and hope as well as lower levels of psychopathological symptoms (depression, anxiety and stress). Age was correlated with early memories of warmth and security, suggesting that the younger students referes more positive memories of childhood. 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