El practicum en la movilidad erasmus: colaboración entre instituciones de enseñanza superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9337 |
Resumo: | A prática supervisionada é um momento em que o ensino universitário com a sua própria identidade. O presente artigo deriva de um projeto no ano letivo de 2011/2012 durante uma estadia de pesquisa na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Esta estadia foi possível graças a aprovação do Plano de Pesquisa da Universidade de Jaén (Ação 13). O objetivo deste estudo foi explorar a forma como o estágio se desenvolver (conceito, organização e uso dos recursos) e se é capaz de se implementada pelos futuros estudantes Erasmus. Os dados indicam que 71% dos supervisores acreditam que os alunos devem adquirir as suas habilidades práticas relacionadas com a gestão da sala de aula e a capacidade de refletir. Por outro lado, diz que 92% dos entrevistados de que a sua tarefa principal é oferecer a os alunos a refletir sobre a sua prática. Os recursos mais utilizados pela realizar o seu papel de supervisor de treinamento variaram de e-mail (71%) pela o e-porfolio (38%). As evidências do estudo melhoraram compreensão do potencial oferecido pelo estágio na mobilidade Erasmus. |
id |
RCAP_b1e73382751494ad67b998ab4c97250b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9337 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
El practicum en la movilidad erasmus: colaboración entre instituciones de enseñanza superiorColaboraçãoEnsino SuperiorPrática SupervisionadaErasmusA prática supervisionada é um momento em que o ensino universitário com a sua própria identidade. O presente artigo deriva de um projeto no ano letivo de 2011/2012 durante uma estadia de pesquisa na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Esta estadia foi possível graças a aprovação do Plano de Pesquisa da Universidade de Jaén (Ação 13). O objetivo deste estudo foi explorar a forma como o estágio se desenvolver (conceito, organização e uso dos recursos) e se é capaz de se implementada pelos futuros estudantes Erasmus. Os dados indicam que 71% dos supervisores acreditam que os alunos devem adquirir as suas habilidades práticas relacionadas com a gestão da sala de aula e a capacidade de refletir. Por outro lado, diz que 92% dos entrevistados de que a sua tarefa principal é oferecer a os alunos a refletir sobre a sua prática. Os recursos mais utilizados pela realizar o seu papel de supervisor de treinamento variaram de e-mail (71%) pela o e-porfolio (38%). As evidências do estudo melhoraram compreensão do potencial oferecido pelo estágio na mobilidade Erasmus.Universidade de JaenBiblioteca Digital do IPBSerrano, Maria del CarmenMeirinhos, Manuel2014-03-04T11:12:54Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9337spaSerrano, Maria del Carmen; Meirinhos, Manuel (2014). El practicum en la movilidad erasmus: colaboración entre instituciones de enseñanza superior. Revista Eletrónica de Investigación e Docencia. ISSN 1989-2446. 11, p. 91-1061989-2446info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:38Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:35.135726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
El practicum en la movilidad erasmus: colaboración entre instituciones de enseñanza superior |
title |
El practicum en la movilidad erasmus: colaboración entre instituciones de enseñanza superior |
spellingShingle |
El practicum en la movilidad erasmus: colaboración entre instituciones de enseñanza superior Serrano, Maria del Carmen Colaboração Ensino Superior Prática Supervisionada Erasmus |
title_short |
El practicum en la movilidad erasmus: colaboración entre instituciones de enseñanza superior |
title_full |
El practicum en la movilidad erasmus: colaboración entre instituciones de enseñanza superior |
title_fullStr |
El practicum en la movilidad erasmus: colaboración entre instituciones de enseñanza superior |
title_full_unstemmed |
El practicum en la movilidad erasmus: colaboración entre instituciones de enseñanza superior |
title_sort |
El practicum en la movilidad erasmus: colaboración entre instituciones de enseñanza superior |
author |
Serrano, Maria del Carmen |
author_facet |
Serrano, Maria del Carmen Meirinhos, Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Meirinhos, Manuel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serrano, Maria del Carmen Meirinhos, Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colaboração Ensino Superior Prática Supervisionada Erasmus |
topic |
Colaboração Ensino Superior Prática Supervisionada Erasmus |
description |
A prática supervisionada é um momento em que o ensino universitário com a sua própria identidade. O presente artigo deriva de um projeto no ano letivo de 2011/2012 durante uma estadia de pesquisa na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Esta estadia foi possível graças a aprovação do Plano de Pesquisa da Universidade de Jaén (Ação 13). O objetivo deste estudo foi explorar a forma como o estágio se desenvolver (conceito, organização e uso dos recursos) e se é capaz de se implementada pelos futuros estudantes Erasmus. Os dados indicam que 71% dos supervisores acreditam que os alunos devem adquirir as suas habilidades práticas relacionadas com a gestão da sala de aula e a capacidade de refletir. Por outro lado, diz que 92% dos entrevistados de que a sua tarefa principal é oferecer a os alunos a refletir sobre a sua prática. Os recursos mais utilizados pela realizar o seu papel de supervisor de treinamento variaram de e-mail (71%) pela o e-porfolio (38%). As evidências do estudo melhoraram compreensão do potencial oferecido pelo estágio na mobilidade Erasmus. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-04T11:12:54Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/9337 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/9337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Serrano, Maria del Carmen; Meirinhos, Manuel (2014). El practicum en la movilidad erasmus: colaboración entre instituciones de enseñanza superior. Revista Eletrónica de Investigación e Docencia. ISSN 1989-2446. 11, p. 91-106 1989-2446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Jaen |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Jaen |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135234463105024 |