O som como canal de comunicação nas artes performativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rodrigo Malvar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12277
Resumo: A prática da arte sonora tem vindo a criar e a desafiar vários tipos de encontros sónicos do corpo com o espaço. Entendemos o corpo como um elemento de produção sonora - caixa-de-ressonância, estrutura espacial e emocional, lugar de memórias com um timbre único; e o espaço como a câmara receptora dessa produção, influenciando com as suas caraterísticas ressoadoras a propagação e a afetação do timbre da fonte sonora. Ao emitirmos um som num determinado espaço, este consegue impor uma qualidade e percepção sonora próprias, mediante a forma como vai distribuir o espectro das respectivas frequências, impondo-se desta maneira à recepção e descodificação do timbre da fonte emissora. É neste entendimento físico, entre som, espaço e corpo, que se situa esta dissertação. Independentemente de qualquer tipo de arranjos tonais é no encontro e no trabalho destes três conceitos, ao nível da performance, que vamos encontrar uma multiplicidade de interpretações, posicionando o espetador numa escuta ativa e na procura de um sentido.
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