Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Rosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/22871
Resumo: Muito se tem falado sobre o número elevado de alunos que frequentam as aulas teóricas e práticas de fisioterapia, a preocupação relevante está na desmotivação de alunos, com enfoque principal em algumas disciplinas do curso. Pretendemos com este estudo utilizar a supervisão pedagógica na motivação dos alunos do 2º ano na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da Universidade Jean Piaget de Angola. Para tal realizou-se um estudo do tipo qualitativo, onde foram envolvidos 123 alunos e 3 professores. O objetivo do nosso estudo foi encontrar estratégias e actividades que tragam maior motivação aos alunos do 2º ano do curso de fisioterapia para as aulas teóricas e práticas na disciplina de “Meios Físicos e Terapêuticos” e com elas, construir e implementar um plano de ação. A nossa questão de partida foi: Como motivar alunos para esta disciplina, tendo como base a supervisão? Surgiram então outras questões operacionais:. Que dificuldades encontram professores e alunos perante a disciplina? Que melhorias podem ser implementadas? Que atividades podem desenvolver que conduzam à motivação dos alunos? Utilizámos como técnicas de recolha de dados a observação e a entrevista. Tivemos como instrumentos de recolha de dados dois guiões de entrevistas, um para os professores e outro para os alunos e ainda grelhas de análise. Com os dados recolhidos construímos um plano de ação e começámos a sua implementação, usando o trabalho colaborativo e a monitorização, num processo de supervisão. Todos os alunos tiveram papel ativo e interessado neste processo. Deixamos como recomendação a continuação e avaliação deste plano, tendo como horizonte a melhoria da qualidade e motivação nesta disciplina.
id RCAP_b1f9b915a474ccc334d86acc78b3acc7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/22871
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de AngolaSupervisãoMotivaçãoFisioterapiaMeios físicos e terapêuticostrabalho colaborativoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMuito se tem falado sobre o número elevado de alunos que frequentam as aulas teóricas e práticas de fisioterapia, a preocupação relevante está na desmotivação de alunos, com enfoque principal em algumas disciplinas do curso. Pretendemos com este estudo utilizar a supervisão pedagógica na motivação dos alunos do 2º ano na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da Universidade Jean Piaget de Angola. Para tal realizou-se um estudo do tipo qualitativo, onde foram envolvidos 123 alunos e 3 professores. O objetivo do nosso estudo foi encontrar estratégias e actividades que tragam maior motivação aos alunos do 2º ano do curso de fisioterapia para as aulas teóricas e práticas na disciplina de “Meios Físicos e Terapêuticos” e com elas, construir e implementar um plano de ação. A nossa questão de partida foi: Como motivar alunos para esta disciplina, tendo como base a supervisão? Surgiram então outras questões operacionais:. Que dificuldades encontram professores e alunos perante a disciplina? Que melhorias podem ser implementadas? Que atividades podem desenvolver que conduzam à motivação dos alunos? Utilizámos como técnicas de recolha de dados a observação e a entrevista. Tivemos como instrumentos de recolha de dados dois guiões de entrevistas, um para os professores e outro para os alunos e ainda grelhas de análise. Com os dados recolhidos construímos um plano de ação e começámos a sua implementação, usando o trabalho colaborativo e a monitorização, num processo de supervisão. Todos os alunos tiveram papel ativo e interessado neste processo. Deixamos como recomendação a continuação e avaliação deste plano, tendo como horizonte a melhoria da qualidade e motivação nesta disciplina.Dores, Maria AugustaRepositório ComumAfonso, Rosa2018-05-11T16:16:20Z2017-12-042017-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/22871TID:201913828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/22871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:12.894987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola
title Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola
spellingShingle Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola
Afonso, Rosa
Supervisão
Motivação
Fisioterapia
Meios físicos e terapêuticos
trabalho colaborativo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola
title_full Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola
title_fullStr Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola
title_full_unstemmed Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola
title_sort Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola
author Afonso, Rosa
author_facet Afonso, Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dores, Maria Augusta
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Motivação
Fisioterapia
Meios físicos e terapêuticos
trabalho colaborativo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Supervisão
Motivação
Fisioterapia
Meios físicos e terapêuticos
trabalho colaborativo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Muito se tem falado sobre o número elevado de alunos que frequentam as aulas teóricas e práticas de fisioterapia, a preocupação relevante está na desmotivação de alunos, com enfoque principal em algumas disciplinas do curso. Pretendemos com este estudo utilizar a supervisão pedagógica na motivação dos alunos do 2º ano na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da Universidade Jean Piaget de Angola. Para tal realizou-se um estudo do tipo qualitativo, onde foram envolvidos 123 alunos e 3 professores. O objetivo do nosso estudo foi encontrar estratégias e actividades que tragam maior motivação aos alunos do 2º ano do curso de fisioterapia para as aulas teóricas e práticas na disciplina de “Meios Físicos e Terapêuticos” e com elas, construir e implementar um plano de ação. A nossa questão de partida foi: Como motivar alunos para esta disciplina, tendo como base a supervisão? Surgiram então outras questões operacionais:. Que dificuldades encontram professores e alunos perante a disciplina? Que melhorias podem ser implementadas? Que atividades podem desenvolver que conduzam à motivação dos alunos? Utilizámos como técnicas de recolha de dados a observação e a entrevista. Tivemos como instrumentos de recolha de dados dois guiões de entrevistas, um para os professores e outro para os alunos e ainda grelhas de análise. Com os dados recolhidos construímos um plano de ação e começámos a sua implementação, usando o trabalho colaborativo e a monitorização, num processo de supervisão. Todos os alunos tiveram papel ativo e interessado neste processo. Deixamos como recomendação a continuação e avaliação deste plano, tendo como horizonte a melhoria da qualidade e motivação nesta disciplina.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
2017-12-04T00:00:00Z
2018-05-11T16:16:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/22871
TID:201913828
url http://hdl.handle.net/10400.26/22871
identifier_str_mv TID:201913828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134916487675904