Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/22871 |
Resumo: | Muito se tem falado sobre o número elevado de alunos que frequentam as aulas teóricas e práticas de fisioterapia, a preocupação relevante está na desmotivação de alunos, com enfoque principal em algumas disciplinas do curso. Pretendemos com este estudo utilizar a supervisão pedagógica na motivação dos alunos do 2º ano na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da Universidade Jean Piaget de Angola. Para tal realizou-se um estudo do tipo qualitativo, onde foram envolvidos 123 alunos e 3 professores. O objetivo do nosso estudo foi encontrar estratégias e actividades que tragam maior motivação aos alunos do 2º ano do curso de fisioterapia para as aulas teóricas e práticas na disciplina de “Meios Físicos e Terapêuticos” e com elas, construir e implementar um plano de ação. A nossa questão de partida foi: Como motivar alunos para esta disciplina, tendo como base a supervisão? Surgiram então outras questões operacionais:. Que dificuldades encontram professores e alunos perante a disciplina? Que melhorias podem ser implementadas? Que atividades podem desenvolver que conduzam à motivação dos alunos? Utilizámos como técnicas de recolha de dados a observação e a entrevista. Tivemos como instrumentos de recolha de dados dois guiões de entrevistas, um para os professores e outro para os alunos e ainda grelhas de análise. Com os dados recolhidos construímos um plano de ação e começámos a sua implementação, usando o trabalho colaborativo e a monitorização, num processo de supervisão. Todos os alunos tiveram papel ativo e interessado neste processo. Deixamos como recomendação a continuação e avaliação deste plano, tendo como horizonte a melhoria da qualidade e motivação nesta disciplina. |
id |
RCAP_b1f9b915a474ccc334d86acc78b3acc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/22871 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de AngolaSupervisãoMotivaçãoFisioterapiaMeios físicos e terapêuticostrabalho colaborativoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMuito se tem falado sobre o número elevado de alunos que frequentam as aulas teóricas e práticas de fisioterapia, a preocupação relevante está na desmotivação de alunos, com enfoque principal em algumas disciplinas do curso. Pretendemos com este estudo utilizar a supervisão pedagógica na motivação dos alunos do 2º ano na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da Universidade Jean Piaget de Angola. Para tal realizou-se um estudo do tipo qualitativo, onde foram envolvidos 123 alunos e 3 professores. O objetivo do nosso estudo foi encontrar estratégias e actividades que tragam maior motivação aos alunos do 2º ano do curso de fisioterapia para as aulas teóricas e práticas na disciplina de “Meios Físicos e Terapêuticos” e com elas, construir e implementar um plano de ação. A nossa questão de partida foi: Como motivar alunos para esta disciplina, tendo como base a supervisão? Surgiram então outras questões operacionais:. Que dificuldades encontram professores e alunos perante a disciplina? Que melhorias podem ser implementadas? Que atividades podem desenvolver que conduzam à motivação dos alunos? Utilizámos como técnicas de recolha de dados a observação e a entrevista. Tivemos como instrumentos de recolha de dados dois guiões de entrevistas, um para os professores e outro para os alunos e ainda grelhas de análise. Com os dados recolhidos construímos um plano de ação e começámos a sua implementação, usando o trabalho colaborativo e a monitorização, num processo de supervisão. Todos os alunos tiveram papel ativo e interessado neste processo. Deixamos como recomendação a continuação e avaliação deste plano, tendo como horizonte a melhoria da qualidade e motivação nesta disciplina.Dores, Maria AugustaRepositório ComumAfonso, Rosa2018-05-11T16:16:20Z2017-12-042017-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/22871TID:201913828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/22871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:12.894987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola |
title |
Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola |
spellingShingle |
Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola Afonso, Rosa Supervisão Motivação Fisioterapia Meios físicos e terapêuticos trabalho colaborativo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola |
title_full |
Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola |
title_fullStr |
Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola |
title_full_unstemmed |
Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola |
title_sort |
Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de Angola |
author |
Afonso, Rosa |
author_facet |
Afonso, Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dores, Maria Augusta Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão Motivação Fisioterapia Meios físicos e terapêuticos trabalho colaborativo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Supervisão Motivação Fisioterapia Meios físicos e terapêuticos trabalho colaborativo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Muito se tem falado sobre o número elevado de alunos que frequentam as aulas teóricas e práticas de fisioterapia, a preocupação relevante está na desmotivação de alunos, com enfoque principal em algumas disciplinas do curso. Pretendemos com este estudo utilizar a supervisão pedagógica na motivação dos alunos do 2º ano na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da Universidade Jean Piaget de Angola. Para tal realizou-se um estudo do tipo qualitativo, onde foram envolvidos 123 alunos e 3 professores. O objetivo do nosso estudo foi encontrar estratégias e actividades que tragam maior motivação aos alunos do 2º ano do curso de fisioterapia para as aulas teóricas e práticas na disciplina de “Meios Físicos e Terapêuticos” e com elas, construir e implementar um plano de ação. A nossa questão de partida foi: Como motivar alunos para esta disciplina, tendo como base a supervisão? Surgiram então outras questões operacionais:. Que dificuldades encontram professores e alunos perante a disciplina? Que melhorias podem ser implementadas? Que atividades podem desenvolver que conduzam à motivação dos alunos? Utilizámos como técnicas de recolha de dados a observação e a entrevista. Tivemos como instrumentos de recolha de dados dois guiões de entrevistas, um para os professores e outro para os alunos e ainda grelhas de análise. Com os dados recolhidos construímos um plano de ação e começámos a sua implementação, usando o trabalho colaborativo e a monitorização, num processo de supervisão. Todos os alunos tiveram papel ativo e interessado neste processo. Deixamos como recomendação a continuação e avaliação deste plano, tendo como horizonte a melhoria da qualidade e motivação nesta disciplina. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 2017-12-04T00:00:00Z 2018-05-11T16:16:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/22871 TID:201913828 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/22871 |
identifier_str_mv |
TID:201913828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134916487675904 |