Understanding job satisfaction in a shipping agency company : Ibero Linhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sofia Rego Duarte
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/25274
Resumo: Mestrado Bolonha em Management
id RCAP_b200a4586a584be835f685ff6842bcd0
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/25274
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Understanding job satisfaction in a shipping agency company : Ibero LinhasNavegaçãotransporte marítimocontentorsatisfação do trabalhadorShippingmaritime transportationcontainersemployee satisfactionMestrado Bolonha em ManagementO transporte marítimo remonta a séculos atrás, quando a necessidade de transportar mercadorias e pessoas se estendeu ao mar. A necessidade de um produto que pudesse conservar a mercadoria levou ao desenvolvimento dos contentores, fortes o suficiente para transportar mercadorias grandes e pesadas, e adequados a todas as condições meteorológicas. O transporte marítimo é um setor em constante evolução e hoje é considerado uma atividade essencial. Este relatório resulta de um estágio na empresa Ibero Linhas Transportes, uma média empresa portuguesa que opera como uma agência de serviço marítimo. O principal objetivo do estágio foi adquirir experiência profissional em comércio internacional e obter conhecimento prático com a realidade desta unidade de negócio. Este estudo tem como objetivo analisar como este negócio é percebido pelos colaboradores da Ibero Linhas, o que os impulsiona e se é uma empresa desejável para se trabalhar. A revisão de literatura destaca vários fatores que influenciam o transporte marítimo, e ainda são discutidas teorias, como o Modelo das 5 Forças de Michael Porter, a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg e a Abordagem de Relações Humanas de Elton Mayo. O presente estudo foi realizado com abordagem quantitativa e qualitativa e com amostra não probabilística. Foi enviado a todos os colaboradores da empresa um questionário, onde foram recolhidas e analisadas 27 respostas através do Software SPSS, e realizada uma entrevista com o Diretor Gerente. Os resultados mostram que os colaboradores em geral estão satisfeitos com as condições atuais, apenas melhorariam alguns aspetos no escritório e na organização estrutural. A satisfação está correlacionada com a probabilidade de recomendar a empresa a familiares e amigos. A nível académico o presente estudo veio colmatar uma lacuna no setor do transporte marítimo, acrescentando valor à literatura sobre o ponto de vista do trabalhador. Do ponto de vista corporativo, proporciona práticas que podem ser implementadas na empresa em questão.Maritime transportation remotes to centuries ago, when the need for transportation commodities and people was extended to the sea. The need for a product that could preserve the merchandise prompted the development of containers, strong enough to carry large and heavy goods, and suitable for all meteorological situations. Maritime transportation is an ever-evolving sector that is nowadays considered an essential activity. This report is the outcome of an internship at Ibero Linhas Transportes Company, a medium sized Portuguese firm operating as a shipping agency service. The main objective of the internship was to gain professional expertise in foreign trade and to have hands-on knowledge with the reality of this business. This study aims to analyse how this business unit is perceived by Ibero Linhas employees, what drive them, and whether it is a desirable company to work for. Following this line of thought, literature review highlights the factors that influence maritime transportation, mainly, globalization, competition, sustainability, and COVID-19 outbreak. Additionally, theories such as, Michael Porter’s 5 Forces Framework, Two-Factor Theory by Frederick Herzberg’s, and Elton Mayo’s Human Relations Approach are discussed. The present study was conducted using both quantitative and qualitative approach and a non-probabilistic sample. A self-completed questionnaire was sent to all company employees, where 27 answers were collected and analysed using SPSS Software, and an interview with the Manager Director was conducted. Results show that overall employees are satisfied with the actual conditions, claiming that some improvements could be applied in the office and in structural organization. Satisfaction is correlated with the likelihood of recommending the firm to relatives. At the academic level the present study has filled in a gap in maritime transportation sector, adding value to the literature, particularly regarding the employee’ viewpoint. From the managerial standpoint, it provides practical improvements that can be implemented in the company under question.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, AnaTomás, PauloRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Sofia Rego Duarte2022-08-29T09:39:10Z2022-032022-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25274engRodrigues, Sofia Rego Duarte (2022). “Understanding job satisfaction in a shipping agency company : Ibero Linhas”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãometadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:10.791089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Understanding job satisfaction in a shipping agency company : Ibero Linhas
title Understanding job satisfaction in a shipping agency company : Ibero Linhas
spellingShingle Understanding job satisfaction in a shipping agency company : Ibero Linhas
Rodrigues, Sofia Rego Duarte
Navegação
transporte marítimo
contentor
satisfação do trabalhador
Shipping
maritime transportation
containers
employee satisfaction
title_short Understanding job satisfaction in a shipping agency company : Ibero Linhas
title_full Understanding job satisfaction in a shipping agency company : Ibero Linhas
title_fullStr Understanding job satisfaction in a shipping agency company : Ibero Linhas
title_full_unstemmed Understanding job satisfaction in a shipping agency company : Ibero Linhas
title_sort Understanding job satisfaction in a shipping agency company : Ibero Linhas
author Rodrigues, Sofia Rego Duarte
author_facet Rodrigues, Sofia Rego Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Ana
Tomás, Paulo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sofia Rego Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Navegação
transporte marítimo
contentor
satisfação do trabalhador
Shipping
maritime transportation
containers
employee satisfaction
topic Navegação
transporte marítimo
contentor
satisfação do trabalhador
Shipping
maritime transportation
containers
employee satisfaction
description Mestrado Bolonha em Management
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29T09:39:10Z
2022-03
2022-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/25274
url http://hdl.handle.net/10400.5/25274
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Sofia Rego Duarte (2022). “Understanding job satisfaction in a shipping agency company : Ibero Linhas”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131186011832320