Combate à desistência em cursos EFA pós-laboral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Isabel Monteiro Júlio Gameiro da, 1979-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2688
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e formação de jovens e adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_b226718de1fdd0de0158659dbc7afb4e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Combate à desistência em cursos EFA pós-laboralFormação de adultos - PortugalAbandono dos estudosAdultos pouco escolarizados - PortugalTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e formação de jovens e adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010A inovação dos modelos de aprendizagem, a concepção de novas formas de dinamização e a implementação de projectos que se aproximem à realidade existente quer no mercado de trabalho quer na própria vida é essencial que seja traduzida nos cursos de formação de jovens e adultos, para que estes estejam cada vez mais adaptados e próximos do mundo em evolução. De forma a conseguir esta aproximação da realidade e um funcionamento eficaz dos projectos de formação no domínio da aprendizagem ao longo da vida, dirigidos a populações adultas, é essencial fazer uso de recursos, competências e metodologias de exploração que os une e integra na vida actual. A identificação, avaliação e reconhecimento das várias áreas de oportunidades, em termos de elegibilidade de conhecimentos adquiridos ao longo da vida, indicam a proximidade e realidade que este projecto pretende dar aos jovens e adultos. A validação dessas mesmas aquisições resultantes de aprendizagens experienciais, não formais e informais são o que valoriza e leva os jovens e adultos a terem uma educação baseada não só na teoria, que por si só constitui uma ferramenta importante, mas também na parte activa e viva do seu conhecimento que, aliados, dão a conjuntura perfeita para uma educação mais coerente e próxima da realidade. Neste trabalho, analisam-se as razões da desistência nos cursos EFA pós-laboral e apresentam-se algumas estratégias para a combater.The innovation of learning models and the creation of new ways of implementing the projects which are closer to the reality that exists in the labour market as well as in life itself is essential to be translated in training courses for young people and adults, so that they are increasingly adapted and closer to the evolving world. In order to achieve this approximation of reality and an efficient operation of training projects in the field of lifelong learning, aimed at adult populations, it is essential to make use of resources, skills and methodologies that unites and integrates them in modern life. The identification, assessment and recognition of the various areas of opportunities, in terms of lifelong acquired knowledge eligibility, indicate the proximity and reality that this project wants to give to young people and adults. The validation of those acquisitions resulting from experiential, non-formal and informal learning are what values and takes young people and adults to have an education based not only in theory, that by itself is an important tool, but also on active and lively part of their knowledge that, allied, give the perfect environment for a more coherent and close to reality education. In this work, the reasons for withdrawal in Vocational Education and Training (VET) part-time courses are examined and some strategies for combating it are presented.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Ana Isabel Monteiro Júlio Gameiro da, 1979-2011-03-14T15:44:48Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavhttp://hdl.handle.net/10451/2688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:59.567862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Combate à desistência em cursos EFA pós-laboral
title Combate à desistência em cursos EFA pós-laboral
spellingShingle Combate à desistência em cursos EFA pós-laboral
Silva, Ana Isabel Monteiro Júlio Gameiro da, 1979-
Formação de adultos - Portugal
Abandono dos estudos
Adultos pouco escolarizados - Portugal
Teses de mestrado - 2010
title_short Combate à desistência em cursos EFA pós-laboral
title_full Combate à desistência em cursos EFA pós-laboral
title_fullStr Combate à desistência em cursos EFA pós-laboral
title_full_unstemmed Combate à desistência em cursos EFA pós-laboral
title_sort Combate à desistência em cursos EFA pós-laboral
author Silva, Ana Isabel Monteiro Júlio Gameiro da, 1979-
author_facet Silva, Ana Isabel Monteiro Júlio Gameiro da, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Natália, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Isabel Monteiro Júlio Gameiro da, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos - Portugal
Abandono dos estudos
Adultos pouco escolarizados - Portugal
Teses de mestrado - 2010
topic Formação de adultos - Portugal
Abandono dos estudos
Adultos pouco escolarizados - Portugal
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e formação de jovens e adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-14T15:44:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2688
url http://hdl.handle.net/10451/2688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134173849452544