A introdu??o do m?todo de focus group no design de um novo produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Roberto Carlos da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1873
Resumo: Este documento de tese surge atrav?s da necessidade em inovar da empresa Cadeinor no ?mbito do design de equipamento para ambientes de trabalho. Assim, focam-se aspetos como a defini??o do conceito, onde se pretende apresentar uma solu??o inovadora para o processo de briefing como tamb?m, na materializa??o do produto. Num primeiro momento h? a necessidade em conhecer a cultura da empresa e o respetivo funcionamento. Este processo envolve as ?reas produtivas dos departamentos (Comercial, Produ??o, Design e Compras) com o objetivo de assumir algumas altera??es nos mesmos de forma a implementar alguns m?todos de investiga??o. Importa salientar que a necessidade de implementa??o de um novo m?todo prov?m da necessidade de inovar no sector. Trata-se de um m?todo (inovador no contexto) que se relaciona com o conceito de Focus Group. Esta segunda fase resume-se num primeiro teste explorat?rio, e, relaciona uma s?rie de entidades parceiras com o objetivo de criar um brainstorm essencial para uma an?lise posterior de projeto. Utiliza-se o caso de estudo do Dubai Design District para fundamentar alguns aspetos importantes. O terceiro momento marca a defini??o do conceito para o desenvolvimento do projeto, sendo que o ponto de partida ? a fase de an?lise de resultados para alcan?ar v?rias hip?teses e solu??es de trabalho/lazer satisfat?rias, que, encontram o ponto de chegada no projeto ?Modus?. Durante esta fase ? utilizado um processo de trabalho colaborativo interno entre o departamento de design de forma a solucionar, atrav?s do conceito de ?pattern language? (ALEXANDER, 1977) a solu??o para o problema. Fundamentam-se algumas escolhas de projeto utilizando o caso de estudo do produto ?Longo? da empresa espanhola Actiu. O quarto momento refere-se ao capitulo de aplica??o de projeto que consistiu no desenvolvimento do primeiro prot?tipo para o projeto ?Modus?. Finalmente, o quinto momento, alude ? apresenta??o do projeto aos participantes do Focus Group explorat?rio. Em suma, a investiga??o pretende assumir a import?ncia do design, enquanto valor acrescentado nas empresas, utilizando a implementa??o do m?todo de Focus Group na cultura do caso de estudo, Cadeinor.
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Trata-se de um m?todo (inovador no contexto) que se relaciona com o conceito de Focus Group. Esta segunda fase resume-se num primeiro teste explorat?rio, e, relaciona uma s?rie de entidades parceiras com o objetivo de criar um brainstorm essencial para uma an?lise posterior de projeto. Utiliza-se o caso de estudo do Dubai Design District para fundamentar alguns aspetos importantes. O terceiro momento marca a defini??o do conceito para o desenvolvimento do projeto, sendo que o ponto de partida ? a fase de an?lise de resultados para alcan?ar v?rias hip?teses e solu??es de trabalho/lazer satisfat?rias, que, encontram o ponto de chegada no projeto ?Modus?. Durante esta fase ? utilizado um processo de trabalho colaborativo interno entre o departamento de design de forma a solucionar, atrav?s do conceito de ?pattern language? (ALEXANDER, 1977) a solu??o para o problema. Fundamentam-se algumas escolhas de projeto utilizando o caso de estudo do produto ?Longo? da empresa espanhola Actiu. O quarto momento refere-se ao capitulo de aplica??o de projeto que consistiu no desenvolvimento do primeiro prot?tipo para o projeto ?Modus?. Finalmente, o quinto momento, alude ? apresenta??o do projeto aos participantes do Focus Group explorat?rio. Em suma, a investiga??o pretende assumir a import?ncia do design, enquanto valor acrescentado nas empresas, utilizando a implementa??o do m?todo de Focus Group na cultura do caso de estudo, Cadeinor.This thesis emerges from the need to innovate of the Cadeinor company, under the equipment design for public spaces. In this way, it focuses aspects as the definition of the concept with the aim of introducing an innovative solution to the briefing process, as in the materialization of the product. In a first stage, there is the need to meet the company's culture and operation. This process involves the productive areas of some departments (Commercial, Production, Design and Procurement) in order to take some changes, and implement new research methods. It should be noted that the need for implementing a new method comes from the need to innovate in this sector. This is a method (context innovation) which relates to the concept of Focus Group. This second stage comes down to a first exploratory testing, and relates several partners aiming the creating of a brainstorm, which is essential for a later analysis of the project. It is used the Dubai Design District case study to support some important aspects. The third stage marks the definition of the concept for the development of the project, where the starting point is the results analysis phase, to achieve various satisfactory hypotheses and work/leisure solutions, leading to ?Modus? as the point of arrival in the project. During this phase, and in order to find the key for the problem, it is developed an internal collaborative work between within the design department, through the concept of "pattern language" (ALEXANDER, 1977). Some choices in this project have also been made using the case study of the product ?Longo?, property of the Spanish company Actiu. The fourth stage refers to the chapter of the implementation of the project which consisted in the development of the first prototype for the ?Modus? project. Finally, the fifth stage, is related to the project presentation to the Focus Group participants. Roughly, this investigation intends to take on the importance of design as an added value for enterprises, using the implementation of the ?Focus Group? method, in the Cadeinor case of study.2017-06-21T10:14:37Z2018-05-03T00:00:00Z2017-05-03T00:00:00Z2017-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1873TID:201705885porAlves, Roberto Carlos da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T07:14:16Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:47.456919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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