Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho respiratório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de ciências naturais do 9º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mónica Filipa Torres
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25282
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_b23e1f9248eee4a3a41626109c1c8890
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25282
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho respiratório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de ciências naturais do 9º ano37.031:614614:37.031Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioTive a oportunidade de realizar o meu Estágio Profissional na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo André Soares, em Braga, onde lecionei, numa turma do 9ºano, o tema “Sistema Respiratório”. O Plano de Intervenção Pedagógica Supervisionada tinha como principal objetivo compreender quais os conhecimentos prévios dos alunos do 9ºano e qual a eficácia de uma intervenção pedagógica para a promoção de conhecimentos favoráveis a um estilo de vida saudável, particularmente no que se refere aos cuidados com o aparelho respiratório. A intervenção pedagógica implementada consistia na utilização de um trabalho cooperativo, de uma aula expositiva e de uma atividade de demonstração, sendo que a primeira referida foi a estratégia central do meu projeto. A aprendizagem cooperativa permite que se abandonem as metodologias mais tradicionais, em que o aluno se encontra sozinho a realizar a sua tarefa, sob o olhar atento do professor, e se adotem novas metodologias, que impliquem que os alunos se reúnam em grupos cooperativos e que, juntos, alcancem os objetivos propostos. Esta estratégia alternativa apresenta inúmeras vantagens: a melhoria do aproveitamento escolar, o desenvolvimento do pensamento crítico, o aumento da autoestima, o desenvolvimento da comunicação e da argumentação, entre outros. Foi realizado, na aula, um pequeno trabalho cooperativo, antecedido por um pré-teste, que permitiu averiguar os conhecimentos prévios dos alunos. Após a intervenção pedagógica foi realizado um pós-teste, igual ao pré-teste, de modo a averiguar a evolução dos conhecimentos dos alunos, acerca do tema abordado. Foi verificado que, de uma forma geral, existiu uma pequena evolução nos conhecimentos, sendo que certos alunos abandonaram algumas ideias erradas que possuíam antes da intervenção pedagógica ter sido realizada. De salientar que foi usado um grupo de controlo, que permitiu comparar os diferentes resultados obtidos. Durante todo este processo, percebi que é importante utilizar novas estratégias de ensino, contactei com novas experiências e com diferentes alunos, percebendo que é importante respeitar a diversidade, tendo em consideração as particularidades individuais dos alunos, procurando acompanhar cada turma e cada aluno.I had the opportunity to do my Internship in Elementary School 2nd and 3rd cycle André Soares, in Braga, where I taught in a class of 9th years the theme "Respiratory System". The Intervention Plan Pedagogical Supervised had as main objective to understand what prior knowledge of students in 9th grade, and that the effectiveness of an educational intervention for the promotion of knowledge in favour of a healthy lifestyle, particularly in relation to care respiratory tract. The educational intervention implemented was the use of a collaborative work of a lecture and demonstration, of an activity, the first of which was that the central strategy of my project. Cooperative learning allows abandoning more traditional approaches, in which the student works alone to carry out their task, under the watchful eye of the teacher, and to adopt new methodologies, involving students gather in cooperative groups and together to achieve those goals. This alternative strategy has many advantages: improved academic success, the development of critical thinking, increased self-esteem, development of communication and argumentation, among others. A small cooperative work was done in class, preceded by a pre- test, which allowed us to ascertain students' prior knowledge. After the educational intervention was conducted a post-test, equal to the pre-test, in order to assess the development of knowledge of students about the theme. It was found that, in general, there was a slight evolution of knowledge, being abandoned certain students who had some misconceptions before the educational intervention has been performed. Was used to emphasize that a group control, enabling comparing the different results. Throughout this process, I realized that it is important to use new teaching strategies, and contacted with new experiences with different students, realizing that it is important to respect diversity, taking into account the particularities of individual students, trying to accompany each class and each student.Precioso, JoséAmoêda, Sandra Maria da CostaUniversidade do MinhoPereira, Mónica Filipa Torres20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25282porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:02.130037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho respiratório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de ciências naturais do 9º ano
title Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho respiratório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de ciências naturais do 9º ano
spellingShingle Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho respiratório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de ciências naturais do 9º ano
Pereira, Mónica Filipa Torres
37.031:614
614:37.031
title_short Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho respiratório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de ciências naturais do 9º ano
title_full Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho respiratório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de ciências naturais do 9º ano
title_fullStr Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho respiratório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de ciências naturais do 9º ano
title_full_unstemmed Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho respiratório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de ciências naturais do 9º ano
title_sort Educação para a saúde e promoção de conhecimentos sobre os cuidados a ter com o aparelho respiratório : avaliação de uma intervenção educativa aplicada nas aulas de ciências naturais do 9º ano
author Pereira, Mónica Filipa Torres
author_facet Pereira, Mónica Filipa Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Precioso, José
Amoêda, Sandra Maria da Costa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mónica Filipa Torres
dc.subject.por.fl_str_mv 37.031:614
614:37.031
topic 37.031:614
614:37.031
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/25282
url http://hdl.handle.net/1822/25282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132347060191232