Contabilidade de gestão no terceiro sector

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Márcia Rafaela Cadete dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5253
Resumo: Actualmente, o apoio estatal e filantrópico é extremamente selectivo, não conseguindo ir ao encontro de todas as solicitações provenientes das instituições que actuam na área social. As IPSS, instituições sociais por excelência, são também afectadas por esta realidade de restrição e, nesse sentido, espera-se que apliquem os recursos atribuídos de forma eficaz e eficiente de forma a justificar a atribuição. Este estudo pretende contribuir para o conhecimento da realidade dos graus de desenvolvimento das práticas de contabilidade de gestão apresentadas pelas organizações do Terceiro Sector a operar em Portugal, no sentido de perceber em que medida a gestão destas organizações tem ao seu dispor informação de apoio à tomada de decisão fundamentada Para tal, houve a necessidade de formular objectivos específicos que pretendiam relacionar o nível de maturidade dos sistemas de contabilidade de gestão com os elementos influenciadores da capacidade organizacional: recursos humanos, financeiros e relacionamento com os stakeholders. Tendo em vista esse objectivo, procedeu-se à realização de um inquérito às IPSS sediadas no distrito de Lisboa e Setúbal, a qual possibilitou analisar numa amostra de 61 entidades. Constatou-se que os sistemas de contabilidade de gestão destas instituições permitem obter informação de gestão para detecção de situações deficitárias, no entanto o enquadramento em estádios avançados de maturidade ainda não é uma realidade maioritária. Como justificação para o nível de desenvolvimento, as instituições indicam possuir informação suficiente o que pode revelar a não percepção de sistemas obsoletos. Foi possível ainda apurar que vêm sendo desenvolvidas práticas apontadas como potenciadoras do sucesso organizacional tanto internamente, através do fomento do compromisso dos trabalhadores com a organização, como com o exterior, estabelecendo uma relação de transparência com os stakeholders.
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