O Papel da Formação Profissional na Reinserção Profissional de Ex-Reclusos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/19757 |
Resumo: | Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos |
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O Papel da Formação Profissional na Reinserção Profissional de Ex-ReclusosFormação ProfissionalReinserção ProfissionalEmpregabilidadeMercado de TrabalhoEx-ReclusosProfessional TrainingProfessional ReintegrationEmployabilityLabour MarketEx-prisonersDissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos HumanosO trabalho de investigação realizado tem como objetivo principal estudar a relação existente entre a formação profissional e a reinserção profissional dos ex-reclusos no mercado de trabalho. Com esta análise pretende-se compreender de que forma a formação profissional contribui ou não para a qualificação e reinserção dos ex-reclusos no mercado de trabalho, reforçando assim a sua empregabilidade. Esta investigação advém do interesse em contribuir para uma análise a respeito da importância da formação profissional em meio prisional e centra-se em torno de ex-reclusos que, em tempo de cumprimento de pena, frequentaram formação profissional dentro do Estabelecimento Prisional (EP). Pretende-se analisar a formação profissional realizada junto dos outrora reclusos, uma vez que esta potencia o regresso ao mercado de trabalho, através da integração em cursos de Educação e Formação de Adultos, ações de Formação Modular Certificada (de curta duração) e Formação para a Inclusão (formações estas desenvolvidas pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça - CPJ). Por último, procurámos auscultar as opiniões dos ex-reclusos relativamente ao processo de formação, bem como às suas expectativas em relação a um futuro profissional. A opinião de um técnico de formação que trabalha no terreno também foi auscultada, de modo a termos diferentes perspetivas desta temática. Para a elaboração do presente trabalho, recorreu-se a um estudo de caso, que teve como base de investigação algumas técnicas de recolha de dados, nomeadamente leitura e análise documental e entrevistas a ex-reclusos que frequentaram formação profissional enquanto cumpriram pena e a um técnico de formação que trabalha no terreno. Dos resultados obtidos destaca-se a dificuldade em promover ações de formação profissional em contexto prisional bem como a reduzida valorização do desenvolvimento de competências enquanto elemento central de suporte ao processo de reinserção profissional de ex-reclusos.The main objective of this research is to study the relationship between professional training and the reintegration of ex-prisoners into the labour market. With this analysis, there was a try to understand how professional training contributes to the qualification and the reintegration of ex-prisoners in the labour market, reinforcing their employability. This research comes from the interest to contribute to an analysis regarding the importance of professional training in prisons and focuses on ex-prisoners who, during the time of execution, attended professional training within the prison (EP). The aim is to analyse the professional training made by the prisoners, once this empowers the return to the labour market, through the integration in Adult Education and Training courses, Modular Certified Training (of short duration) and Training for Inclusion (professional training developed by the Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça - CPJ). Lastly, we sought to listen to the views of ex-prisoners regarding the training process, as well as their expectations for their professional future. The opinion of a training technician who works in the field was also heard, to have different perspectives of this theme. A case study methodology was used, based on research techniques of data collection, reading and documentary analysis and interviews with ex-prisoners who attend the professional training and a professional who works in the field. One of the results obtained is the difficulty in promoting professional training actions in a prison context as well as a reduction in the development of skills as a central element to support the process of reinsertion of ex-prisoners.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisAlmeida, António JoséRepositório ComumMorujo, Joana Sofia Gonçalves2017-12-19T15:09:08Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19757TID:201817594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:56.160456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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