O processo de integração dos enfermeiros em contexto de bloco operatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Marta Lídia Ralha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=6MvfnWKM
Resumo: Introdução: integrar um novo profissional num serviço é acima de tudo, fornecer-lhe as melhores condições de adaptação para que rapidamente se sinta parte integrante da equipa e esteja capacitado para o desempenho autónomo e seguro da atividade a iniciar. Assim, é fundamental que exista um programa de integração que facilite a intervenção do supervisor clínico e, proporcione aos novos profissionais um plano global de integração e um processo de socialização rápido, eficaz e motivante. Objetivos: identificar as metodologias em uso no processo de integração de enfermeiros em contexto de bloco operatório; identificar na perceção dos enfermeiros supervisores e supervisados, os aspetos influentes na integração em contexto de bloco operatório; analisar o perfil de competências do profissional que assume a função de supervisão na integração dos enfermeiros em contexto de bloco operatório. Métodos: estudo exploratório, descritivo e transversal com abordagem qualitativa. A colheita de dados que decorreu de abril a junho de 2021 foi realizada por entrevista semi-estruturada individual a dois grupos de participantes: 11 enfermeiros em processo de integração (supervisados) num bloco operatório e 8 enfermeiros que assumiram a função de supervisor nessa integração. Resultados: da análise de conteúdo efetuada emergiram para os supervisados as seguintes categorias: razões para trabalhar em bloco operatório; início de trabalho em bloco operatório; integração sob supervisão; perfil do supervisor clínico. Para os supervisores identificaram-se as categorias: assumir a atividade de supervisão; ser supervisor; período de integração. A categoria contributos para a valorização do processo emergiu em ambos os grupos. Conclusões: no processo de integração as metodologias em uso sustentam-se num guião estruturado e são diferentes de acordo com o profissional que assume a função de supervisor. Influenciam este processo o gosto e motivação para trabalhar em bloco operatório, e ainda o planeamento e a temporalidade do processo. O supervisor clínico é um elemento influente de acordo com as suas competências de ordem pessoal, pedagógica e profissional. A relevância do período supervisivo exige a produção de conhecimento para a contínua valorização das práticas neste domínio.
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