Progressões pedagógicas de natação para crianças dos 0 aos 6 anos de idade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2272 |
Resumo: | Esta dissertação foi elaborada como requisito para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Tem como principal objectivo, desenvolver uma sequência de exercícios adequados à Adaptação ao Meio Aquático (AMA) em crianças dos 0 aos 6 anos de idade. Estando organizado em sete partes: a primeira parte centra-se na origem e na evolução histórica da natação. É uma revisão sobre a percepção que os seres humanos tinham da água e a sua importância para a vida quotidiana; a segunda parte alude ao desenvolvimento da primeira infância assim como à perspectiva do psicólogo Jean Piaget relativamente à evolução da criança em algumas das capacidades motoras básicas; de seguida desenvolve-se a terceira parte onde se verifica as vantagens e os benefícios que o meio aquático proporciona ao desenvolvimento físico, psíquico e sócio-afectivo da criança; sucede a quarta parte em que se menciona três grandes domínios (respiração, equilíbrio e propulsão) para a aquisição das habilidades motoras aquáticas básicas, menciona-se também a diferença que existe na locomoção humana entre o meio terrestre e o meio aquático assim como um conjunto de progressões pedagógicas para cada um destes grandes domínios; na quinta parte, desenvolve-se uma gama de exercícios apropriados à AMA para crianças dos 0 aos 6 anos de idade progredindo para a sexta parte onde se assiste a uma sequenciação de conteúdos ajustados à AMA; por último incrementa-se a sétima parte e nela se presencia uma proposta metodológica (0 aos 6 anos) devidamente preparada e organizada. |
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