Um Portugal de imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Dulce
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Correia, Tânia, Pinto, Inês, Pinto, Ricardo, Cruz, Cristina Barroso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3424
Resumo: Apesar da pluriculturalidade que caracteriza algumas regiões de Portugal, existe um desconhecimento e por vezes resistência, em particular das comunidades mais tradicionais e das gerações mais antigas, na aceitação dos imigrantes que escolhem o nosso País como destino de acolhimento. Conhecer as comunidades imigrantes pode ajudar a perceber e a minimizar as dificuldades do convívio pluricultural. Este será, na atualidade, um dos papéis que o animador sociocultural será chamado a desempenhar. Para isso, é necessário que reconheça os recursos legais, metodológicos e teóricos que tem ao seu dispor, sendo estas as premissas que norteiam o presente exercício. Esta análise nasceu de uma proposta de trabalho da Unidade Curricular de Multiculturalidade e Cidadania, mas rapidamente se revelou um importante contributo para o conhecimento da diversidade cultural no nosso país. Após uma contextualização teórica relativa aos principais fluxos migratórios em Portugal, é apresentada a análise dos dados relativos à composição das origens dos imigrantes em Portugal na atualidade e a sua distribuição pelo território português. Este é o ponto de partidapara a reflexão que se lhe seguiu, que visa, por um lado, identificar algumas das problemáticas que resultam dos contextos de diversidade cultural e, por outro, conhecer as propostas do Estado para promover a integração do “outro”. Estes pilares sustentaram a abordagem final relativa ao papel da Animação Sociocultural (ASC) e do animador neste contexto.
id RCAP_b27277fa2025c6a548adae1d9b4a18d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3424
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um Portugal de imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integraçãoMulticulturalidadeCidadaniaImigraçãoDiversidade culturalAnimação socioculturalAnimation socioculturelleMulticulturalismCitizenshipCultural diversityMigrationSociocultural community developmentMulticulturalitéCitoyennetéImmigrationDiversité culturelleApesar da pluriculturalidade que caracteriza algumas regiões de Portugal, existe um desconhecimento e por vezes resistência, em particular das comunidades mais tradicionais e das gerações mais antigas, na aceitação dos imigrantes que escolhem o nosso País como destino de acolhimento. Conhecer as comunidades imigrantes pode ajudar a perceber e a minimizar as dificuldades do convívio pluricultural. Este será, na atualidade, um dos papéis que o animador sociocultural será chamado a desempenhar. Para isso, é necessário que reconheça os recursos legais, metodológicos e teóricos que tem ao seu dispor, sendo estas as premissas que norteiam o presente exercício. Esta análise nasceu de uma proposta de trabalho da Unidade Curricular de Multiculturalidade e Cidadania, mas rapidamente se revelou um importante contributo para o conhecimento da diversidade cultural no nosso país. Após uma contextualização teórica relativa aos principais fluxos migratórios em Portugal, é apresentada a análise dos dados relativos à composição das origens dos imigrantes em Portugal na atualidade e a sua distribuição pelo território português. Este é o ponto de partidapara a reflexão que se lhe seguiu, que visa, por um lado, identificar algumas das problemáticas que resultam dos contextos de diversidade cultural e, por outro, conhecer as propostas do Estado para promover a integração do “outro”. Estes pilares sustentaram a abordagem final relativa ao papel da Animação Sociocultural (ASC) e do animador neste contexto.Abstract Portugal has been a pluricultural country since early times. Notwithstanding, Portuguese society is mostly unaware of this fact and is not always open to cultural diversity. Social and cultural workers may have an important role managing inter cultural conflicts. In order to do so, these professionals need to acknowledge the importance of theoretical social principles and scientific research to effectively intervene in multicultural contexts. These arguments support the present exercise, developed during Multiculturalism and Citizenship classes (lectured at Escola Superior de Educação de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa, 2012- 2013). We present a brief analysis regarding migration patterns to Portugal followed by a data analysis concerning their geographical origin and distribution in Portuguese territory. An overview on the problems regarding cultural diversity and foreigner acceptance is also presented. Finally, we debate on the role played by the social and cultural worker in today‟s globalized and diverse societyRésumé La pluriculturalité qui caractérise certaines régions du Portugal n‟est pas reconnue par tous les citoyens et est, parfois, associée à une certaine résistance quant à l‟acceptation des immigrants qui choisissent notre pays comme destination d‟accueil. L‟animateur socioculturel peut avoir un rôle prépondérant dans la gestion de la diversité culturelle. C‟est pourquoi, il est important qu‟il soit conscient, tout d‟abord, du besoin d‟investir dans la formation et la recherche théoriquement fondée portant sur la réalité qui l‟entoure et où il pourra être amené à travailler et ensuite, qu‟il connaisse les caractéristiques de la société moderne et globale dans laquelle il vit. Ce sont les deux prémisses qui orientent le présent exercice qui est issu d‟une proposition de travail de l‟Unité Curriculaire de Multiculturalité et Citoyenneté mais qui rapidement, s‟est révélé un apport considérable pour la connaissance de la diversité culturelle. Après une contextualisation théorique relative aux principaux flux migratoires au Portugal, sont présentées et analysées des données relatives à la composition des origines des immigrants au Portugal actuellement et leur distribution sur le territoire portugais. C‟est le point de départ pour la réflexion qui s‟en est suivie. La réflexion prétend d‟une part, identifier certaines des problématiques qui proviennent des contextes de diversité culturelle et d‟autre part, connaître les propositions de l‟Etat pour promouvoir l‟intégration de « l‟autre » qui peut être, plus ou moins, en marge de la société portugaise. Ces piliers soutiennent l‟abordage final relatif au rôle de l‟animateur socioculturel dans ces contextes pluriculturels.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLRodrigues, DulceCorreia, TâniaPinto, InêsPinto, RicardoCruz, Cristina Barroso2014-04-02T12:44:33Z2014-032014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3424porRodrigues, D.; Correia, T.; Pinto, I.; Pinto, R.; Cruz, C. (2013). Um Portugal de Imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração. Da Investigação às práticas, 4(1), 86 - 1092182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:02.371529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um Portugal de imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração
title Um Portugal de imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração
spellingShingle Um Portugal de imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração
Rodrigues, Dulce
Multiculturalidade
Cidadania
Imigração
Diversidade cultural
Animação sociocultural
Animation socioculturelle
Multiculturalism
Citizenship
Cultural diversity
Migration
Sociocultural community development
Multiculturalité
Citoyenneté
Immigration
Diversité culturelle
title_short Um Portugal de imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração
title_full Um Portugal de imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração
title_fullStr Um Portugal de imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração
title_full_unstemmed Um Portugal de imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração
title_sort Um Portugal de imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração
author Rodrigues, Dulce
author_facet Rodrigues, Dulce
Correia, Tânia
Pinto, Inês
Pinto, Ricardo
Cruz, Cristina Barroso
author_role author
author2 Correia, Tânia
Pinto, Inês
Pinto, Ricardo
Cruz, Cristina Barroso
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Dulce
Correia, Tânia
Pinto, Inês
Pinto, Ricardo
Cruz, Cristina Barroso
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalidade
Cidadania
Imigração
Diversidade cultural
Animação sociocultural
Animation socioculturelle
Multiculturalism
Citizenship
Cultural diversity
Migration
Sociocultural community development
Multiculturalité
Citoyenneté
Immigration
Diversité culturelle
topic Multiculturalidade
Cidadania
Imigração
Diversidade cultural
Animação sociocultural
Animation socioculturelle
Multiculturalism
Citizenship
Cultural diversity
Migration
Sociocultural community development
Multiculturalité
Citoyenneté
Immigration
Diversité culturelle
description Apesar da pluriculturalidade que caracteriza algumas regiões de Portugal, existe um desconhecimento e por vezes resistência, em particular das comunidades mais tradicionais e das gerações mais antigas, na aceitação dos imigrantes que escolhem o nosso País como destino de acolhimento. Conhecer as comunidades imigrantes pode ajudar a perceber e a minimizar as dificuldades do convívio pluricultural. Este será, na atualidade, um dos papéis que o animador sociocultural será chamado a desempenhar. Para isso, é necessário que reconheça os recursos legais, metodológicos e teóricos que tem ao seu dispor, sendo estas as premissas que norteiam o presente exercício. Esta análise nasceu de uma proposta de trabalho da Unidade Curricular de Multiculturalidade e Cidadania, mas rapidamente se revelou um importante contributo para o conhecimento da diversidade cultural no nosso país. Após uma contextualização teórica relativa aos principais fluxos migratórios em Portugal, é apresentada a análise dos dados relativos à composição das origens dos imigrantes em Portugal na atualidade e a sua distribuição pelo território português. Este é o ponto de partidapara a reflexão que se lhe seguiu, que visa, por um lado, identificar algumas das problemáticas que resultam dos contextos de diversidade cultural e, por outro, conhecer as propostas do Estado para promover a integração do “outro”. Estes pilares sustentaram a abordagem final relativa ao papel da Animação Sociocultural (ASC) e do animador neste contexto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-02T12:44:33Z
2014-03
2014-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3424
url http://hdl.handle.net/10400.21/3424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, D.; Correia, T.; Pinto, I.; Pinto, R.; Cruz, C. (2013). Um Portugal de Imigrantes: exercício de reflexão sobre a diversidade cultural e as políticas de integração. Da Investigação às práticas, 4(1), 86 - 109
2182-1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133386535600128