Efeito de uma intervenção baseada em exercício multimodal sobre o equilibrio e atividades da vida diária de pessoas idosas a frequentar um centro de dia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28072 |
Resumo: | Objetivo: Estudar o efeito de um programa de exercício multimodal sobre o equilíbrio e a capacidade de realização das atividades da vida diária de pessoas idosas institucionalizadas. Método: Os participantes foram selecionados por conveniência entre os utentes de uma instituição de apoio a pessoas idosas. O grupo foi constituído por um total de 32 idosos de ambos os sexos (60-85 anos). Participaram num programa de exercício físico interligado com dupla tarefa (especialmente, motor-motor) durante 10 semanas. A avaliação para recolha de dados foi executada em 2 momentos: pré-intervenção e pós-intervenção. Os participantes foram avaliados em tarefas de equilíbrio (Escalas de Fullerton e de Berg), de marcha (Marcha de Holden) e na realização de atividades da vida diária (AVDs; escala de Barthel). Resultados: O programa de exercício teve benefícios (p<0.05) em várias AVDs (subir escadas, transferências, deambulação e no total do score do Índice de Barthel) e em diversas tarefas de equilíbrio das escalas de Fullerton e de Berg. No teste de marcha de Holden não ocorreram alterações significativas em resultado da intervenção. Conclusão: Um programa de exercícios de dupla tarefa, contribui para um melhor equilíbrio postural, além de ajudar na capacidade de execução nas atividades da vida diária de pessoas idosas de um centro de dia; Effect of an intervention based on multimodal exercise on the balance and activities of daily life of elderly people attending a day care center Abstract: Objective: To study the effect of a multimodal exercise program on the balance and ability to perform activities of daily living for institutionalized elderly people. Method: Participants were selected for convenience among users of an institution supporting the elderly. The group consisted of a total of 32 elderly men and women (60-85 years). They participated in a 10-week combined dual-task (especially motor-motor) physical exercise program. The evaluation for data collection was performed in 2 moments: in the pre-intervention and the post-intervention. Participants were assessed for balance tasks (Fullerton and Berg scales), gait (Holden task) and daily activities (ADLs; Barthel scale). Results: The exercise program had benefits (p<0.05) in several ADLs (climbing stairs, transfers, walking and in the total score of the Barthel Index) and in several tasks of balancing the Fullerton and Berg scales. In the Holden gait test, there were no significant changes as result of the intervention. Conclusions: A dual task exercise program contributes to a better postural balance, in addition to assisting the ability to perform activities of daily living in the elderly in a day care center. |
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