Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Tatiana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54727
Resumo: O presente estudo tem como objetivo, por um lado, refletir sobre as práticas de leitura no seio da biblioteca universitária, descrevendo e explicando as diversas possibilidades e a sua ligação com o propósito da formação universitária, e por outro demonstrar como uma atividade de leitura extra letiva na academia – um grupo de leitura – pode proporcionar experiências de leitura significativas para os envolvidos. Para tal, o estudo desenvolve uma reflexão teórica, baseada numa revisão de literatura, que evidencia os contributos da leitura literária e dos grupos de leitura em contexto académico para a dinâmica da aprendizagem ao longo da vida. Seguidamente, analisam-se entrevistas a participantes de um grupo de leitura, levado a cabo numa biblioteca universitária, procurando explorar o impacto das experiências declaradas neste âmbito no seu quotidiano. Conclui-se que os grupos de leitura se assumem como uma estratégia essencial de promoção da leitura literária e de aprendizagem de competências transversais, designadamente competências académicas assentes na reflexão crítica, na oralidade e na interação relacional, revelando-se, a par, o entrelaçamento da leitura partilhada com o quotidiano de cada um dos participantes, que vai para além da vida na academia. O estudo deixa pistas para um campo extenso de reflexão e ação.
id RCAP_b28e91c40d168ebe28ddce8310b462f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/54727
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitáriasA place for literary reading in university librariesLeituraBibliotecas do ensino superiorBibliotecas universitáriasGrupos de leitoresCompetências académicasO presente estudo tem como objetivo, por um lado, refletir sobre as práticas de leitura no seio da biblioteca universitária, descrevendo e explicando as diversas possibilidades e a sua ligação com o propósito da formação universitária, e por outro demonstrar como uma atividade de leitura extra letiva na academia – um grupo de leitura – pode proporcionar experiências de leitura significativas para os envolvidos. Para tal, o estudo desenvolve uma reflexão teórica, baseada numa revisão de literatura, que evidencia os contributos da leitura literária e dos grupos de leitura em contexto académico para a dinâmica da aprendizagem ao longo da vida. Seguidamente, analisam-se entrevistas a participantes de um grupo de leitura, levado a cabo numa biblioteca universitária, procurando explorar o impacto das experiências declaradas neste âmbito no seu quotidiano. Conclui-se que os grupos de leitura se assumem como uma estratégia essencial de promoção da leitura literária e de aprendizagem de competências transversais, designadamente competências académicas assentes na reflexão crítica, na oralidade e na interação relacional, revelando-se, a par, o entrelaçamento da leitura partilhada com o quotidiano de cada um dos participantes, que vai para além da vida na academia. O estudo deixa pistas para um campo extenso de reflexão e ação.The present study aims, on the one hand, to reflect on reading practices within the university library, describing and explaining the various possibilities and their connection with the purpose of university education, and on the other hand to demonstrate as an extra reading activity teaching at the academy - a reading group - can provide meaningful reading experiences for those involved. To this end, the study develops a theoretical reflection, based on a literature review, which highlights the contributions of literary reading and reading groups in an academic context to the dynamics of lifelong learning. Then, interviews with participants in a reading group, carried out in a university library, are analysed, seeking to explore the impact of the experiences declared in this area on their daily lives. It is concluded that the reading groups assume themselves as an essential strategy to promote literary reading and learning transversal skills, namely academic skills based on critical reflection, orality and relational interaction, revealing, at the same time, the intertwining the reading shared with the daily lives of each of the participants, which goes beyond life in the gym. The study leaves clues to an extensive field of reflection and action.Repositório da Universidade de LisboaSanches, Tatiana2022-10-10T14:48:21Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54727porSanches, T. (2022). Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias. Conjetura: Filosofia e Educação, 27 (Dossiê: A Leitura pelo olhar do cotidiano), e022003. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e0220030103-145710.18226/21784612.v27.e0220032178-4612info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:24.140692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias
A place for literary reading in university libraries
title Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias
spellingShingle Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias
Sanches, Tatiana
Leitura
Bibliotecas do ensino superior
Bibliotecas universitárias
Grupos de leitores
Competências académicas
title_short Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias
title_full Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias
title_fullStr Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias
title_full_unstemmed Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias
title_sort Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias
author Sanches, Tatiana
author_facet Sanches, Tatiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Bibliotecas do ensino superior
Bibliotecas universitárias
Grupos de leitores
Competências académicas
topic Leitura
Bibliotecas do ensino superior
Bibliotecas universitárias
Grupos de leitores
Competências académicas
description O presente estudo tem como objetivo, por um lado, refletir sobre as práticas de leitura no seio da biblioteca universitária, descrevendo e explicando as diversas possibilidades e a sua ligação com o propósito da formação universitária, e por outro demonstrar como uma atividade de leitura extra letiva na academia – um grupo de leitura – pode proporcionar experiências de leitura significativas para os envolvidos. Para tal, o estudo desenvolve uma reflexão teórica, baseada numa revisão de literatura, que evidencia os contributos da leitura literária e dos grupos de leitura em contexto académico para a dinâmica da aprendizagem ao longo da vida. Seguidamente, analisam-se entrevistas a participantes de um grupo de leitura, levado a cabo numa biblioteca universitária, procurando explorar o impacto das experiências declaradas neste âmbito no seu quotidiano. Conclui-se que os grupos de leitura se assumem como uma estratégia essencial de promoção da leitura literária e de aprendizagem de competências transversais, designadamente competências académicas assentes na reflexão crítica, na oralidade e na interação relacional, revelando-se, a par, o entrelaçamento da leitura partilhada com o quotidiano de cada um dos participantes, que vai para além da vida na academia. O estudo deixa pistas para um campo extenso de reflexão e ação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10T14:48:21Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/54727
url http://hdl.handle.net/10451/54727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sanches, T. (2022). Um lugar para a leitura literária em bibliotecas universitárias. Conjetura: Filosofia e Educação, 27 (Dossiê: A Leitura pelo olhar do cotidiano), e022003. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022003
0103-1457
10.18226/21784612.v27.e022003
2178-4612
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134584459231232