Terminologia do Subsistema de Formação de Professores: Proposta de um glossário terminológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gumbe, Jucileia Sinádia Vicente da Conceição
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/23177
Resumo: A presente dissertação constitui um trabalho de investigação que se insere no âmbito do projecto TERMAP - “Terminologia da Administração Pública”, desenvolvido pelo Governo da República de Angola, e coordenado pelo Ministério da Educação de Angola. O nosso principal objectivo consiste no estudo da terminologia do Subsistema de Formação de Professores, tendo em conta a documentação produzida pelo Ministério da Educação de Angola e suas instituições tuteladas, referentes ao subdomínio da Formação de Professores. Deste modo, a abordagem proposta no presente trabalho, é desenvolvida em cinco (5) capítulos: a) no primeiro capítulo é feita uma breve introdução ao Ministério da Educação de Angola e seus órgãos de superintendência e tutela, bem como à caracterização do actual Sistema de Educação e Ensino em Angola; b) no segundo capítulo são apresentadas questões referentes à selecção e organização do corpus textual; c) no terceiro capítulo faz-se referência ao tratamento semiautomático do corpus de análise e à apresentação dos candidatos a termo; d) no quarto capítulo são apresentados os pressupostos teóricos de variação terminológica e identificados alguns dos fenómenos de variação que ocorrem no corpus de análise; e) no quinto e último capítulo debruçamo-nos sobre a harmonização terminológica, e procedemos à proposta de um glossário terminológico para o Ministério da Educação, mais especificamente para a Formação de Professores, no intuito de contribuir para a organização da terminologia a nível do sector da Educação e Formação de Professores em Angola.
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