Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de decisão de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pombo, André Baptista
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/5390
Resumo: Mestrado em Gestão do Desporto
id RCAP_b2995ac16e185811e768029ba7003209
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/5390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de decisão de compraGestão do desportoIdentificação com o clubeIntenção de compraMarketing do desportoMerchandisePerceção de valorBenficaMestrado em Gestão do DesportoPretendendo aferir a influência da identidade com o clube e a perceção de valor na intenção de compra de merchandise licenciado do Sport Lisboa e Benfica, foram recolhidos 257 questionários junto ao estádio do clube e através da análise fatorial foram identificados dois fatores principais: identificação com a equipa (9,22% da variância) e perceção de valor e intenção de compra (49.76% da variância). Através do método de regressão que demonstrou uma relação não significativa entre o fator identificação e o fator perceção de valor/intenção de compra, realizou-se uma estimação das pontuações dos fatores de modo a valorar a situação relativa de cada variável nesses fatores. Os resultados dos coeficientes estandardizados de Beta foram de β=0,156. Os resultados obtidos levaram-nos a retificar a nossa hipótese e rejeitar as previamente selecionadas como objeto de estudo, colocando a seguinte afirmação para ser verificada: A identificação com o clube, a perceção de valor e a intenção de compra influenciam diretamente a decisão de compra, uma vez que faria mais sentido estudar a proporção em que estes fatores influenciam a decisão de compra do que verificar qualquer das hipóteses inicialmente formuladas. Pela análise dos resultados das médias das respostas do questionário concluímos que os adeptos são sensíveis ao preço dos produtos, independentemente dos níveis de identificação com o clube que apresentam, que os adeptos benfiquistas consideram a compra de merchandise do clube uma compra de valor elevado e injustificada quando comparada com a compra de produtos semelhantes, que dão mais valor a assistir a um jogo do que à compra de merchandise do clube e que não consideram o merchandise do clube uma compra que valha a pena.Correia, Abel Hermínio LourençoRepositório da Universidade de LisboaPombo, André Baptista20132013-03-21T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5390porPombo, André Baptista (2013) - Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de decisão de compra. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:57.176636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de decisão de compra
title Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de decisão de compra
spellingShingle Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de decisão de compra
Pombo, André Baptista
Gestão do desporto
Identificação com o clube
Intenção de compra
Marketing do desporto
Merchandise
Perceção de valor
Benfica
title_short Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de decisão de compra
title_full Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de decisão de compra
title_fullStr Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de decisão de compra
title_full_unstemmed Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de decisão de compra
title_sort Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de decisão de compra
author Pombo, André Baptista
author_facet Pombo, André Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Abel Hermínio Lourenço
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pombo, André Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do desporto
Identificação com o clube
Intenção de compra
Marketing do desporto
Merchandise
Perceção de valor
Benfica
topic Gestão do desporto
Identificação com o clube
Intenção de compra
Marketing do desporto
Merchandise
Perceção de valor
Benfica
description Mestrado em Gestão do Desporto
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-03-21T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/5390
url http://hdl.handle.net/10400.5/5390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pombo, André Baptista (2013) - Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de decisão de compra. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131005304438784