Instituições particulares de solidariedade social (IPSS): como andamos de creches num concelho de Portugal?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parada, Marta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Velosa, Teresa, Ribeiro, Anabela, Seabra, Dulce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25754/pjp.2008.4570
Resumo: Contexto: Creche é um estabelecimento que acolhe cinco ou mais crianças entre os três meses e os três anos de idade e Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) uma instituição em que existe cooperação entre Estado e entidade privada, sendo o pagamento de acordo com os rendimentos. Objectivo: Identificar e caracterizar as creches IPSS de um concelho, identificar problemas e contribuir para a melhoria do funcionamento. Material e Métodos: Estudo transversal entre Outubro 2005 e Janeiro 2006 em que se utilizou um formulário adaptado do Guião Técnico nº4 da Direcção Geral de Acção Social com o intuito de avaliar as condições de instalação e funcionamento das creches. Foi elaborada uma classificação por variável (baseada no preenchimento de itens) e a partir desta obteve-se uma classificação por creche. Resultados: Dum total de quinze creches, em 50% não existiam portas de emergência a abrir para o exterior, foi ultrapassado o número de crianças admitido no berçário, as salas-parque não tinham área suficiente, foi ultrapassado o número de crianças admitido na sala de actividades, não foi cumprida a área por criança na sala dos 24 meses-36 meses, não foi respeitado o ratio de sanitas no grupo = 24 meses e foram encontrados alimentos ou equipamentos mal confeccionados ou mal higienizados. Em 75% não existia área de isolamento. Em 87% não se cumpria o ratio de número de crianças por educadora. Uma creche obteve a classificação de Muito Boa, cinco com classificação Boa, cinco com classificação Razoável e quatro creches com classificação Má. Discussão. Apesar do pequeno número de creches com classificação “Má” e de a maioria ter classificação entre “Razoável” a “ Boa “, observaram-se alguns factos negativos com implicação no desenvolvimento, saúde e segurança das crianças. Para todas as creches foi enviado um auto de vistoria, reforçando aspectos positivos, enumerando deficiências e propondo alterações.
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