Relatório de estágio – A articulação entre as diferentes representações de funções e as suas derivadas num contexto com calculadora gráfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alexandra Sofia Pimenta
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/160234
Resumo: O presente relatório subdivide-se em duas partes: a primeira parte que descreve o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico no ano letivo 2022/23, e a segunda parte que apresenta a investigação realizada a alunos do 12.º ano. Na primeira parte, é abordado o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada, com duas turmas, uma do 12.º e outra do 8.º ano, bem como uma descrição da prática não letiva e uma reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Na segunda parte, a investigação realizada visa caracterizar a capacidade dos alunos em articular diferentes representações de funções perante a realização de exercícios sobre o tema de funções derivadas. Para dar resposta a estes objetivos, foram traçadas as seguintes questões de investigação: 1. Quais os critérios em que os alunos se baseiam para decidir entre uma abordagem algébrica ou gráfica, no âmbito das funções derivadas? 2. Qual o papel e como se caracteriza a articulação das diferentes representações de funções, no estudo das funções derivadas? 3. Quais as fragilidades manifestadas pelos alunos na resolução de tarefas, no âmbito das funções derivadas? 4. Quais as problemáticas reveladas pelos alunos, na escolha da janela de visualização, na calculadora gráfica, no estudo das funções derivadas? A investigação desenvolvida seguiu uma metodologia qualitativa, através de três estudos de caso. Utilizou-se técnicas de recolha como entrevistas semiestruturadas, observação e análise das produções dos alunos durante a resolução das tarefas propostas. Do presente estudo, é possível concluir que os alunos recorrem às diferentes representações de funções, contudo é de salientar uma complexidade em interligarem as informações provenientes de todas as representações. Destaca-se o recurso à representação gráfica como instrumento de verificação e para análise do comportamento do gráfico de uma função. A falta de capacidade em analisar o gráfico de uma função e de relacionar a função com as respetivas funções derivadas, foram algumas das limitações evidenciadas pelos alunos. Adicionalmente, salienta-se a incapacidade em realizar um ajuste adequado da janela de visualização para análise do gráfico da função.
id RCAP_b2c10f3b831cd521ac20be4445d4fdef
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/160234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio – A articulação entre as diferentes representações de funções e as suas derivadas num contexto com calculadora gráficaEstágio PedagógicoRepresentaçõesFunções DerivadasCalculadora GráficaJanela de VisualizaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasO presente relatório subdivide-se em duas partes: a primeira parte que descreve o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico no ano letivo 2022/23, e a segunda parte que apresenta a investigação realizada a alunos do 12.º ano. Na primeira parte, é abordado o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada, com duas turmas, uma do 12.º e outra do 8.º ano, bem como uma descrição da prática não letiva e uma reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Na segunda parte, a investigação realizada visa caracterizar a capacidade dos alunos em articular diferentes representações de funções perante a realização de exercícios sobre o tema de funções derivadas. Para dar resposta a estes objetivos, foram traçadas as seguintes questões de investigação: 1. Quais os critérios em que os alunos se baseiam para decidir entre uma abordagem algébrica ou gráfica, no âmbito das funções derivadas? 2. Qual o papel e como se caracteriza a articulação das diferentes representações de funções, no estudo das funções derivadas? 3. Quais as fragilidades manifestadas pelos alunos na resolução de tarefas, no âmbito das funções derivadas? 4. Quais as problemáticas reveladas pelos alunos, na escolha da janela de visualização, na calculadora gráfica, no estudo das funções derivadas? A investigação desenvolvida seguiu uma metodologia qualitativa, através de três estudos de caso. Utilizou-se técnicas de recolha como entrevistas semiestruturadas, observação e análise das produções dos alunos durante a resolução das tarefas propostas. Do presente estudo, é possível concluir que os alunos recorrem às diferentes representações de funções, contudo é de salientar uma complexidade em interligarem as informações provenientes de todas as representações. Destaca-se o recurso à representação gráfica como instrumento de verificação e para análise do comportamento do gráfico de uma função. A falta de capacidade em analisar o gráfico de uma função e de relacionar a função com as respetivas funções derivadas, foram algumas das limitações evidenciadas pelos alunos. Adicionalmente, salienta-se a incapacidade em realizar um ajuste adequado da janela de visualização para análise do gráfico da função.Rocha, HelenaRUNCarvalho, Alexandra Sofia Pimenta2023-11-21T16:43:21Z2023-072023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/160234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T18:15:54Zoai:run.unl.pt:10362/160234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T18:15:54Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio – A articulação entre as diferentes representações de funções e as suas derivadas num contexto com calculadora gráfica
title Relatório de estágio – A articulação entre as diferentes representações de funções e as suas derivadas num contexto com calculadora gráfica
spellingShingle Relatório de estágio – A articulação entre as diferentes representações de funções e as suas derivadas num contexto com calculadora gráfica
Carvalho, Alexandra Sofia Pimenta
Estágio Pedagógico
Representações
Funções Derivadas
Calculadora Gráfica
Janela de Visualização
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
title_short Relatório de estágio – A articulação entre as diferentes representações de funções e as suas derivadas num contexto com calculadora gráfica
title_full Relatório de estágio – A articulação entre as diferentes representações de funções e as suas derivadas num contexto com calculadora gráfica
title_fullStr Relatório de estágio – A articulação entre as diferentes representações de funções e as suas derivadas num contexto com calculadora gráfica
title_full_unstemmed Relatório de estágio – A articulação entre as diferentes representações de funções e as suas derivadas num contexto com calculadora gráfica
title_sort Relatório de estágio – A articulação entre as diferentes representações de funções e as suas derivadas num contexto com calculadora gráfica
author Carvalho, Alexandra Sofia Pimenta
author_facet Carvalho, Alexandra Sofia Pimenta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Helena
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alexandra Sofia Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Representações
Funções Derivadas
Calculadora Gráfica
Janela de Visualização
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
topic Estágio Pedagógico
Representações
Funções Derivadas
Calculadora Gráfica
Janela de Visualização
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
description O presente relatório subdivide-se em duas partes: a primeira parte que descreve o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico no ano letivo 2022/23, e a segunda parte que apresenta a investigação realizada a alunos do 12.º ano. Na primeira parte, é abordado o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada, com duas turmas, uma do 12.º e outra do 8.º ano, bem como uma descrição da prática não letiva e uma reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Na segunda parte, a investigação realizada visa caracterizar a capacidade dos alunos em articular diferentes representações de funções perante a realização de exercícios sobre o tema de funções derivadas. Para dar resposta a estes objetivos, foram traçadas as seguintes questões de investigação: 1. Quais os critérios em que os alunos se baseiam para decidir entre uma abordagem algébrica ou gráfica, no âmbito das funções derivadas? 2. Qual o papel e como se caracteriza a articulação das diferentes representações de funções, no estudo das funções derivadas? 3. Quais as fragilidades manifestadas pelos alunos na resolução de tarefas, no âmbito das funções derivadas? 4. Quais as problemáticas reveladas pelos alunos, na escolha da janela de visualização, na calculadora gráfica, no estudo das funções derivadas? A investigação desenvolvida seguiu uma metodologia qualitativa, através de três estudos de caso. Utilizou-se técnicas de recolha como entrevistas semiestruturadas, observação e análise das produções dos alunos durante a resolução das tarefas propostas. Do presente estudo, é possível concluir que os alunos recorrem às diferentes representações de funções, contudo é de salientar uma complexidade em interligarem as informações provenientes de todas as representações. Destaca-se o recurso à representação gráfica como instrumento de verificação e para análise do comportamento do gráfico de uma função. A falta de capacidade em analisar o gráfico de uma função e de relacionar a função com as respetivas funções derivadas, foram algumas das limitações evidenciadas pelos alunos. Adicionalmente, salienta-se a incapacidade em realizar um ajuste adequado da janela de visualização para análise do gráfico da função.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-21T16:43:21Z
2023-07
2023-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/160234
url http://hdl.handle.net/10362/160234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545967596994560