Desenvolvimento da literacia digital, com recurso às ferramentas da Web 2.0 para a criação de banda desenhada : um estudo de caso no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Neide Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1949
Resumo: O presente trabalho abrange uma análise de todas as práticas desenvolvidas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico no contexto da formação inicial de professores. Apresenta uma descrição dos contextos, nos quais ocorreu o estágio e uma reflexão sobre competências, práticas, estratégias, métodos e recursos adotados. Admitindo que as Tecnologias de Informação e Comunicação, são uma mais valia para o processo ensino aprendizagem, desenvolveu-se um estudo sobre a utilização de ferramentas da Web 2.0 assim como as implicações destas na aprendizagem, no desenvolvimento da literacia digital, na medida em que verifica-se, cada vez mais, que as crianças têm uma relação de proximidade com as tecnologias. Aparece assim, a necessidade de usar as tecnologias e as ferramentas que estas possuem, como fontes emergentes de motivação em contexto sala de aula e no processo ensino aprendizagem. Assim sendo, convidámos uma turma do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico a criarem histórias em banda desenhada através de uma ferramenta da Web 2.0 sobre conteúdos da área do estudo do meio. Numa abordagem metodológica qualitativa, foram analisados 12 alunos, tendo como base na análise a observação participante, os inquéritos por questionários, diários de bordo, as entrevistas, portefólios digitais e os produtos desenvolvidos pelos alunos.
id RCAP_b2cad3a8fc675a3c51498f675bd8e4f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1949
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da literacia digital, com recurso às ferramentas da Web 2.0 para a criação de banda desenhada : um estudo de caso no 1º CEBBanda desenhadaDesenho infantilWeb 2.0Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoLiteracia digitalO presente trabalho abrange uma análise de todas as práticas desenvolvidas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico no contexto da formação inicial de professores. Apresenta uma descrição dos contextos, nos quais ocorreu o estágio e uma reflexão sobre competências, práticas, estratégias, métodos e recursos adotados. Admitindo que as Tecnologias de Informação e Comunicação, são uma mais valia para o processo ensino aprendizagem, desenvolveu-se um estudo sobre a utilização de ferramentas da Web 2.0 assim como as implicações destas na aprendizagem, no desenvolvimento da literacia digital, na medida em que verifica-se, cada vez mais, que as crianças têm uma relação de proximidade com as tecnologias. Aparece assim, a necessidade de usar as tecnologias e as ferramentas que estas possuem, como fontes emergentes de motivação em contexto sala de aula e no processo ensino aprendizagem. Assim sendo, convidámos uma turma do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico a criarem histórias em banda desenhada através de uma ferramenta da Web 2.0 sobre conteúdos da área do estudo do meio. Numa abordagem metodológica qualitativa, foram analisados 12 alunos, tendo como base na análise a observação participante, os inquéritos por questionários, diários de bordo, as entrevistas, portefólios digitais e os produtos desenvolvidos pelos alunos.This work includes an analysis of all the practices developed in pre-school and in elementary school in the context of initial teacher training. It presents a description of the contexts in which occurred the stage and a reflection on skills, practices, strategies, methods and all the adopted resources. Assuming that Information and Communication Technologies are an asset to the learning process, it has developed a study on the use of Web 2.0 tools as well as their implications for learning, developing digital literacy since children, increasingly, have a close relationship with technologies. Appears thus the need to use the technologies and tools that they have, as emerging sources of motivation in the classroom context and in the learning process. Therefore, we invited a group of students from 1st grade of an Elementary School to create stories in comics through a Web 2.0 tool in the classroom context. In a qualitative approach, 12 students were analyzed, based on the analysis of participant observation, surveys by questionnaires, logbooks, interviews, digital portfolios and products developed by students.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMendes, Neide Cristina FerreiraPinto, Maribel Santos Miranda, orient.2013-12-09T11:04:01Z2013-112013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:13Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:13.861916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da literacia digital, com recurso às ferramentas da Web 2.0 para a criação de banda desenhada : um estudo de caso no 1º CEB
title Desenvolvimento da literacia digital, com recurso às ferramentas da Web 2.0 para a criação de banda desenhada : um estudo de caso no 1º CEB
spellingShingle Desenvolvimento da literacia digital, com recurso às ferramentas da Web 2.0 para a criação de banda desenhada : um estudo de caso no 1º CEB
Mendes, Neide Cristina Ferreira
Banda desenhada
Desenho infantil
Web 2.0
Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Literacia digital
title_short Desenvolvimento da literacia digital, com recurso às ferramentas da Web 2.0 para a criação de banda desenhada : um estudo de caso no 1º CEB
title_full Desenvolvimento da literacia digital, com recurso às ferramentas da Web 2.0 para a criação de banda desenhada : um estudo de caso no 1º CEB
title_fullStr Desenvolvimento da literacia digital, com recurso às ferramentas da Web 2.0 para a criação de banda desenhada : um estudo de caso no 1º CEB
title_full_unstemmed Desenvolvimento da literacia digital, com recurso às ferramentas da Web 2.0 para a criação de banda desenhada : um estudo de caso no 1º CEB
title_sort Desenvolvimento da literacia digital, com recurso às ferramentas da Web 2.0 para a criação de banda desenhada : um estudo de caso no 1º CEB
author Mendes, Neide Cristina Ferreira
author_facet Mendes, Neide Cristina Ferreira
Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.
author_role author
author2 Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Neide Cristina Ferreira
Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Banda desenhada
Desenho infantil
Web 2.0
Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Literacia digital
topic Banda desenhada
Desenho infantil
Web 2.0
Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Literacia digital
description O presente trabalho abrange uma análise de todas as práticas desenvolvidas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico no contexto da formação inicial de professores. Apresenta uma descrição dos contextos, nos quais ocorreu o estágio e uma reflexão sobre competências, práticas, estratégias, métodos e recursos adotados. Admitindo que as Tecnologias de Informação e Comunicação, são uma mais valia para o processo ensino aprendizagem, desenvolveu-se um estudo sobre a utilização de ferramentas da Web 2.0 assim como as implicações destas na aprendizagem, no desenvolvimento da literacia digital, na medida em que verifica-se, cada vez mais, que as crianças têm uma relação de proximidade com as tecnologias. Aparece assim, a necessidade de usar as tecnologias e as ferramentas que estas possuem, como fontes emergentes de motivação em contexto sala de aula e no processo ensino aprendizagem. Assim sendo, convidámos uma turma do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico a criarem histórias em banda desenhada através de uma ferramenta da Web 2.0 sobre conteúdos da área do estudo do meio. Numa abordagem metodológica qualitativa, foram analisados 12 alunos, tendo como base na análise a observação participante, os inquéritos por questionários, diários de bordo, as entrevistas, portefólios digitais e os produtos desenvolvidos pelos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-09T11:04:01Z
2013-11
2013-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1949
url http://hdl.handle.net/10400.19/1949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130877475684352