A influência das tecnologias cognitivas no processo de decisão e na experiência de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Rita da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28045
Resumo: A aplicação de técnicas e ferramentas tecnológicas cognitivas ao setor do retalho tem sido alvo de especial atenção pelas vantagens e forças influenciadoras que estas proporcionam à jornada e decisão de compra dos consumidores. O conceito de tecnologias cognitivas e a sua aplicação não é nova, mas o seu estudo e aplicação no setor do retalho é um tema que tem ocupado empresas, consultoras, académicos e investigadores. Com este trabalho, pretende-se aferir como as referidas ferramentas tecnológicas estão a ser abordadas pelos profissionais do setor, e qual o papel que desempenham na estratégia sectorial de retalho. Para a concretização deste objetivo é proposto um modelo de investigação composto por quatro hipóteses qualitativas que enquadram as diferentes hipóteses e são validadas mediante um conjunto de 8 entrevistas a profissionais de empresas do setor do retalho de diferentes áreas. Os resultados alcançados possibilitam a validação do modelo previamente proposto, sendo que se verifica que as tecnologias cognitivas exercem grande influência nas decisões estratégicas dos executivos no setor do retalho. Para além disso confirma-se que são impulsionadoras de novas práticas e decisões de investimento por parte das empresas para automatizar e otimizar as suas operações internas, bem como são utilizadas, principalmente, como ferramentas de auxílio para conhecer e extrair mais conhecimento sobre os consumidores, tendo em vista influenciar as decisões de compra dos consumidores.
id RCAP_b2cafc74d57800381e6557a846c29597
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28045
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das tecnologias cognitivas no processo de decisão e na experiência de compraInteligência Artificial no RetalhoTecnologias CognitivasInovação TecnológicaEstratégia TecnológicaBusiness AnalyticsData MiningMachine LearningBig DataRGPDA aplicação de técnicas e ferramentas tecnológicas cognitivas ao setor do retalho tem sido alvo de especial atenção pelas vantagens e forças influenciadoras que estas proporcionam à jornada e decisão de compra dos consumidores. O conceito de tecnologias cognitivas e a sua aplicação não é nova, mas o seu estudo e aplicação no setor do retalho é um tema que tem ocupado empresas, consultoras, académicos e investigadores. Com este trabalho, pretende-se aferir como as referidas ferramentas tecnológicas estão a ser abordadas pelos profissionais do setor, e qual o papel que desempenham na estratégia sectorial de retalho. Para a concretização deste objetivo é proposto um modelo de investigação composto por quatro hipóteses qualitativas que enquadram as diferentes hipóteses e são validadas mediante um conjunto de 8 entrevistas a profissionais de empresas do setor do retalho de diferentes áreas. Os resultados alcançados possibilitam a validação do modelo previamente proposto, sendo que se verifica que as tecnologias cognitivas exercem grande influência nas decisões estratégicas dos executivos no setor do retalho. Para além disso confirma-se que são impulsionadoras de novas práticas e decisões de investimento por parte das empresas para automatizar e otimizar as suas operações internas, bem como são utilizadas, principalmente, como ferramentas de auxílio para conhecer e extrair mais conhecimento sobre os consumidores, tendo em vista influenciar as decisões de compra dos consumidores.The application of cognitive technology tools and techniques to the retail sector has been the focus of particular attention for the advantages and influencing forces they bring to consumers' journey and buying decision. The concept of cognitive technologies and their application is not new, but their study and application in the retail sector is a topic that has occupied companies, consultants, academics and researchers. This paper aims to assess how these technological tools are being approached by industry professionals, and what role they play in the retail sector strategy. In order to achieve this objective, a research model is proposed composed of four qualitative hypotheses that fit the different hypotheses and are validated through a set of 8 interviews with professionals from retail companies from different areas. The results achieved allow the validation of the previously proposed model, and it is found that cognitive technologies exert a great influence on the strategic decisions of executives in the retail sector. In addition, it is confirmed that they are driving new business practices and investment decisions by companies to automate and optimize their internal operations and are mainly used as aids to know and extract more knowledge about consumers, influence consumer purchasing decisions.2022-01-03T00:00:00Z2019-12-19T00:00:00Z2019-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28045porPereira, Ana Rita da Silvainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:16Zoai:ria.ua.pt:10773/28045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:41.290631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das tecnologias cognitivas no processo de decisão e na experiência de compra
title A influência das tecnologias cognitivas no processo de decisão e na experiência de compra
spellingShingle A influência das tecnologias cognitivas no processo de decisão e na experiência de compra
Pereira, Ana Rita da Silva
Inteligência Artificial no Retalho
Tecnologias Cognitivas
Inovação Tecnológica
Estratégia Tecnológica
Business Analytics
Data Mining
Machine Learning
Big Data
RGPD
title_short A influência das tecnologias cognitivas no processo de decisão e na experiência de compra
title_full A influência das tecnologias cognitivas no processo de decisão e na experiência de compra
title_fullStr A influência das tecnologias cognitivas no processo de decisão e na experiência de compra
title_full_unstemmed A influência das tecnologias cognitivas no processo de decisão e na experiência de compra
title_sort A influência das tecnologias cognitivas no processo de decisão e na experiência de compra
author Pereira, Ana Rita da Silva
author_facet Pereira, Ana Rita da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Rita da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Artificial no Retalho
Tecnologias Cognitivas
Inovação Tecnológica
Estratégia Tecnológica
Business Analytics
Data Mining
Machine Learning
Big Data
RGPD
topic Inteligência Artificial no Retalho
Tecnologias Cognitivas
Inovação Tecnológica
Estratégia Tecnológica
Business Analytics
Data Mining
Machine Learning
Big Data
RGPD
description A aplicação de técnicas e ferramentas tecnológicas cognitivas ao setor do retalho tem sido alvo de especial atenção pelas vantagens e forças influenciadoras que estas proporcionam à jornada e decisão de compra dos consumidores. O conceito de tecnologias cognitivas e a sua aplicação não é nova, mas o seu estudo e aplicação no setor do retalho é um tema que tem ocupado empresas, consultoras, académicos e investigadores. Com este trabalho, pretende-se aferir como as referidas ferramentas tecnológicas estão a ser abordadas pelos profissionais do setor, e qual o papel que desempenham na estratégia sectorial de retalho. Para a concretização deste objetivo é proposto um modelo de investigação composto por quatro hipóteses qualitativas que enquadram as diferentes hipóteses e são validadas mediante um conjunto de 8 entrevistas a profissionais de empresas do setor do retalho de diferentes áreas. Os resultados alcançados possibilitam a validação do modelo previamente proposto, sendo que se verifica que as tecnologias cognitivas exercem grande influência nas decisões estratégicas dos executivos no setor do retalho. Para além disso confirma-se que são impulsionadoras de novas práticas e decisões de investimento por parte das empresas para automatizar e otimizar as suas operações internas, bem como são utilizadas, principalmente, como ferramentas de auxílio para conhecer e extrair mais conhecimento sobre os consumidores, tendo em vista influenciar as decisões de compra dos consumidores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19T00:00:00Z
2019-12-19
2022-01-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28045
url http://hdl.handle.net/10773/28045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137662121017344