Mulher e Trabalho: Brasil e Espanha dos Anos 1930 em obras de Patrícia Galvão e Luísa Carnés

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Maria Clara de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/147072
Resumo: A partir dos contextos históricos e sociais do Brasil e de Espanha no início do século XX, respetivamente de transição abrupta do modo de produção escravocrata para a industrialização e de crises políticas e económicas entre a 1.ª Guerra Mundial (1914-1918) e momentos pré-Guerra Civil (1936-1939), encontramos obras de autorias femininas que mesmo em realidades territoriais diferentes, se conectam pelos temas desenvolvidos. Delimitou-se o objeto de estudo desse trabalho nas consequências de precarização laboral e de vida das mulheres da classe trabalhadora, no processo de consciência de classe e nos discursos de reivindicações de emancipação da mulher que se aproximam da dicotomia entre as teorias feministas liberais e marxistas na construção das personagens principais. Foram utilizados referenciais teóricos da Literatura Comparada, dos Estudos Culturais, da História e da Sociologia do Trabalho para a condução de uma análise com base no materialismo histórico-dialético e com referenciais teóricos feministas, como os de Clara Zetkin, Silvia Federici e Heleieth Saffioti para analisar comparativamente as obras Parque Industrial (1933), de Patrícia Galvão, Natacha (1930) e Tea rooms: mujeres obreras (1934), de Luisa Carnés, a partir de uma perspetiva intersecional entre gênero e classe. De forma que pretendeu-se resgatar autoras que foram invisibilizadas pelo cânone literário e utilizaram-se do protagonismo feminino como forma de denúncia social a partir de instrumentos literários inovadores de reivindicação pelos direitos das mulheres da classe trabalhadora. Como resultados, foi possível identificar a literatura como um meio de construção de memória cultural, a partir das estratégias narrativas de denúncias a respeito da precariedade laboral e de vida das mulheres trabalhadoras, percebidas até aos dias atuais. Procura-se viabilizar a identificação dos leitores com os temas literários abordados em torno da busca de formas pela sobrevivência e da utilizaçãodos espaços e das relações laborais aos quais estão inseridos para a construção de consciência de classe e de perspetivas reivindicativas para a emancipação da mulher.
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Delimitou-se o objeto de estudo desse trabalho nas consequências de precarização laboral e de vida das mulheres da classe trabalhadora, no processo de consciência de classe e nos discursos de reivindicações de emancipação da mulher que se aproximam da dicotomia entre as teorias feministas liberais e marxistas na construção das personagens principais. Foram utilizados referenciais teóricos da Literatura Comparada, dos Estudos Culturais, da História e da Sociologia do Trabalho para a condução de uma análise com base no materialismo histórico-dialético e com referenciais teóricos feministas, como os de Clara Zetkin, Silvia Federici e Heleieth Saffioti para analisar comparativamente as obras Parque Industrial (1933), de Patrícia Galvão, Natacha (1930) e Tea rooms: mujeres obreras (1934), de Luisa Carnés, a partir de uma perspetiva intersecional entre gênero e classe. De forma que pretendeu-se resgatar autoras que foram invisibilizadas pelo cânone literário e utilizaram-se do protagonismo feminino como forma de denúncia social a partir de instrumentos literários inovadores de reivindicação pelos direitos das mulheres da classe trabalhadora. Como resultados, foi possível identificar a literatura como um meio de construção de memória cultural, a partir das estratégias narrativas de denúncias a respeito da precariedade laboral e de vida das mulheres trabalhadoras, percebidas até aos dias atuais. Procura-se viabilizar a identificação dos leitores com os temas literários abordados em torno da busca de formas pela sobrevivência e da utilizaçãodos espaços e das relações laborais aos quais estão inseridos para a construção de consciência de classe e de perspetivas reivindicativas para a emancipação da mulher.From the historical and social contexts of Brazil and Spain at the beginning of the 20th century, respectively, of abrupt transition from slave production to industrialization and political and economic crises between World War 1 (1914-1918) and pre-Civil War moments (1936-1939), we find works of female authorship that even in different territorial realities, connect by the developed themes. The object of study of this work was limited in the consequences of labor and life precariousization of working class women, in the process of class consciousness and in the discourses of women's emancipation claims that approach the dichotomy between liberal and Marxist feminist theories in the construction of the main characters. Theoretical references of Comparative Literature, Cultural Studies, History and Sociology of Labor were used to conduct an analysis based on historical-dialectical materialism and with feminist theoretical references, such as those of Clara Zetkin, Silvia Federici and Heleieth Saffioti to comparatively analyze the works Parque Industrial (1933), by Patrícia Galvão, Natacha (1930) and Tea rooms: mujeres obreras (1934), by Luisa Carnés, from an intersectional perspective between gender and class. Thus, it was intended to rescue authors who were invisible by the literary canon and used female protagonism as a form of social denunciation from innovative literary instruments of claim for the rights of working class women. As results, it was possible to identify literature as a means of constructing cultural memory, based on narrative strategies of complaints about the precariousness of work and life of working women, perceived to this day. It seeks to enable the identification of readers with the literary themes addressed around the search for ways for survival and the use of spaces and labor relations to which they are inserted for the construction of class awareness and demanding perspectives for the emancipation of women.Branco, Isabel Rute AraújoRUNLeal, Maria Clara de Almeida2023-01-06T18:55:56Z2022-10-242022-06-302022-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/147072TID:203087461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:28:05Zoai:run.unl.pt:10362/147072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:47.119770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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