Representações de alunos do 3º ciclo face à integração de alunos com trissomia 21
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4722 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional |
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Representações de alunos do 3º ciclo face à integração de alunos com trissomia 21Representations of students of the 3rd cycle against the integration of students with Trisomy 21RepresentaçõesIntegraçãoSíndrome de DownRepresentationsRepresentationsRepresentationsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia EducacionalNo presente estudo pretendeu-se estudar e comparar o conteúdo das representações de alunos não deficientes face à deficiência mental, especificamente face ao Síndrome de Down. Numa amostra de 50 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos, existiam dois grupos referentes à variável contacto – grupo de contacto directo, e grupo de contacto nulo – e dois grupos referentes à variável habilitações dos pais – grupo em que ambos os pais tinham o ensino básico, e grupo em que um dos pais tinha ensino secundário ou superior. O instrumento de investigação utilizado foi a entrevista, sendo que os dados foram trabalhados pela análise de conteúdo, e posteriormente, pela análise estatística, recorrendo aos testes Mann-Whitney e Qui-Quadrado. Podemos concluir que algumas das representações dos alunos variam de acordo com a proximidade (contacto), e que de uma forma geral os alunos mostraram representações positivas face à integração da criança com Síndrome de Down na escola regular. Contudo, estas representaçõesIn this research we set out to study and compare the content of representations of non-disabled students in the face of disabilities, particularly in the face of Down syndrome. In a sample of 50 students, aged between 12 and 14 years, there were two groups concerning the variable contact - direct contact group, and null contact group - and two groups concerning the variable skills of parents - in that group both parents had a basic education, and group where one of the parents had secondary or higher education. The research instrument used was the interview, and the data were explored by analyzing the content and then, by statistical analysis, using the Mann-Whitney and Chi- Square tests. We can conclude that some of the representations of students vary according to proximity (contact), and that in general the students showed positive representations against the integration of children with Down syndrome in regular schools. However, these offices do not vary significantly depending on the parenting skills.Morgado, JoséRepositório do ISPAPires, Sónia Maria Rodrigues2016-06-22T14:54:32Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:27Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:34.426970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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