Mindfulness em contexto educativo - Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ricardo André Nunes de Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94926
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_b2dbcf7431e23180fa33dda9572e1e70
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94926
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mindfulness em contexto educativo - Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos do ensino básicoMindfulness in educational context - An intervention project with 6th and 8th grade teachers and studentsMindfulnessEducação formalEducação contemplativaMeditaçãoMindfulnessFormal educationContemplative educationMeditationRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoEste relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, tem o objetivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto MindSerena nas suas diversas fases de implementação, correspondendo às atividades do segundo ano curricular. Assim, integrámos a equipa do projeto na qualidade de estagiário do Mestrado em Ciências da Educação. O projeto de Aprendizagem Socioemocional: Mindfulness em contexto educativo – MindSerena - foi implementado no ano letivo de 2018/2019 no Agrupamento de Escolas de Penacova com o objetivo geral de melhorar as competências socioemocionais, atencionais e de comportamento prossocial dos alunos, por forma a melhorar os resultados, os desempenhos escolares e o bem-estar geral dos mesmos. Neste sentido, a equipa atuou em diversas vertentes, nomeadamente através da formação de professores, intervenção direta com os alunos e realizando atividades abertas à comunidade. O presente relatório, intitulado “Mindfulness em contexto educativo – Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos”, está estruturado em quatro capítulos. Começa por caracterizar o Agrupamento de Escolas de Penacova (capítulo um), seguidamente consta o enquadramento teórico no âmbito da Educação Contemplativa e das abordagens ligadas ao mindfulness (capítulo dois). O terceiro capítulo descreve detalhadamente as atividades realizadas ao longo das diversas fases do projeto, enquadradas nos objetivos de estágio. Por último, no capítulo quatro, é realizada uma avaliação do trabalho desenvolvido e são apresentadas as considerações finais.This report, carried out in the context of Science of Education’s Master degree, aims to make known the work developed within the MindSerena project in its various implementation phases, corresponding to the activities of the second curricular year. Thus, we joined the project team in the context of the internship in the Science of Education’s Master degree. The project “Aprendizagem Socioemocional: Mindfulness em contexto educativo – MindSerena” was implemented in 2018/2019 at Agrupamento de Escolas de Penacova with the main purpose of improving students' socio-emotional, attentional and prosocial behavioral skills in order to improve their school evaluation, academic performance and wellfare. Therefore, the team worked in several ways, namely through teacher training, direct intervention with students and offering community open activities.The project worked in several aspects and the internship followed the various phases of project implementation. The present report entitled “Mindfulness em contexto educativo – Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos” is structured in four chapters. It begins by characterizing the Agrupamento de Escolas de Penacova (chapter one), followed by the theoretical framework in the field of Contemplative Education and mindfulness approaches (chapter two). The third chapter describes in detail the activities carried out throughout the various project phases, within the scope of the internship goals. Finally, in chapter four, an evaluation of the work done is exposed and the final considerations are presented.2019-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94926http://hdl.handle.net/10316/94926TID:202717020porPereira, Ricardo André Nunes de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:52:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:32.866420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mindfulness em contexto educativo - Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos do ensino básico
Mindfulness in educational context - An intervention project with 6th and 8th grade teachers and students
title Mindfulness em contexto educativo - Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos do ensino básico
spellingShingle Mindfulness em contexto educativo - Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos do ensino básico
Pereira, Ricardo André Nunes de Sousa
Mindfulness
Educação formal
Educação contemplativa
Meditação
Mindfulness
Formal education
Contemplative education
Meditation
title_short Mindfulness em contexto educativo - Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos do ensino básico
title_full Mindfulness em contexto educativo - Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos do ensino básico
title_fullStr Mindfulness em contexto educativo - Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos do ensino básico
title_full_unstemmed Mindfulness em contexto educativo - Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos do ensino básico
title_sort Mindfulness em contexto educativo - Um projeto de intervenção com professores e alunos dos 6º e 8º anos do ensino básico
author Pereira, Ricardo André Nunes de Sousa
author_facet Pereira, Ricardo André Nunes de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ricardo André Nunes de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Mindfulness
Educação formal
Educação contemplativa
Meditação
Mindfulness
Formal education
Contemplative education
Meditation
topic Mindfulness
Educação formal
Educação contemplativa
Meditação
Mindfulness
Formal education
Contemplative education
Meditation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94926
http://hdl.handle.net/10316/94926
TID:202717020
url http://hdl.handle.net/10316/94926
identifier_str_mv TID:202717020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134030482898944