Um panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Lygia Vallo e
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schmitt, Juliana Campos, Justi, Francis Ricardo dos Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.18145
Resumo:  O objetivo desse estudo foi revisar sistematicamente as publicações sobre engajamento escolar nas bases SciELO, PsycINFO e ERIC com os seguintes descritores: “school engagement”, “engajamento escolar” e “envolvimento escolar”. Foram selecionados os estudos que atendiam aos critérios de inclusão: (a) artigos cujos descritores supracitados constavam no título, resumo ou nas palavras-chave; (b) estudos publicados na modalidade artigo científico e (c) no período de 2014 a 2018. Como critérios de exclusão: (a) artigos com foco em outros temas, (b) não disponíveis na íntegra e (c) duplicados. Foram encontrados 410 estudos e 203 selecionados. A maioria dos estudos é correlacional e a produção sobre engajamento se concentra no eixo América do Norte/Europa. O engajamento foi tratado na maioria dos estudos como um constructo tridimensional e foram encontradas 35 escalas que avaliam o engajamento. Faz-se necessário mais estudos experimentais e quasi-experimentais devido à importância destes para a avaliação e desenvolvimento de intervenções que visem melhorar o engajamento escolar e também estudos que avaliem a relação entre o engajamento escolar e outras variáveis pertinentes ao contexto escolar.
id RCAP_b2f154a77e45ff307cf5c8a01f3fa3e1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemáticaUm Un aperçu de l’engagement scolaire: une révision systématiqueUm panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemáticaArtigos O objetivo desse estudo foi revisar sistematicamente as publicações sobre engajamento escolar nas bases SciELO, PsycINFO e ERIC com os seguintes descritores: “school engagement”, “engajamento escolar” e “envolvimento escolar”. Foram selecionados os estudos que atendiam aos critérios de inclusão: (a) artigos cujos descritores supracitados constavam no título, resumo ou nas palavras-chave; (b) estudos publicados na modalidade artigo científico e (c) no período de 2014 a 2018. Como critérios de exclusão: (a) artigos com foco em outros temas, (b) não disponíveis na íntegra e (c) duplicados. Foram encontrados 410 estudos e 203 selecionados. A maioria dos estudos é correlacional e a produção sobre engajamento se concentra no eixo América do Norte/Europa. O engajamento foi tratado na maioria dos estudos como um constructo tridimensional e foram encontradas 35 escalas que avaliam o engajamento. Faz-se necessário mais estudos experimentais e quasi-experimentais devido à importância destes para a avaliação e desenvolvimento de intervenções que visem melhorar o engajamento escolar e também estudos que avaliem a relação entre o engajamento escolar e outras variáveis pertinentes ao contexto escolar.The purpose of this study was to systematically review the publications on school engagement in the SciELO, PsycINFO and ERIC databases with the following descriptors: "school engagement" "engajamento escolar” and, "envolvimento escolar". It was selected the studies that met the inclusion criteria: (a) articles with the abovementioned descriptors in the title, abstract or in the keywords; (b) the studies published in the scientific article modality and (c) the studies published in the period from 2014 to 2018. As exclusion criteria: (a) articles focusing on other topics, (b) articles not fully available and (c) duplicates. There were 410 studies and 203 selected. Most studies are correlational and production on engagement is concentrated on the North America / Europe axis. The engagement was treated in most of the studies as a three-dimensional construct and 35 scales were found that evaluate engagement. Further experimental and quasi-experimental studies are necessary due to the importance of these for the evaluation and development of interventions that aim to improve school engagement and also studies that evaluate the relationship between school engagement and other variables pertinent to the school context.L'objectif de cette étude était de faire une révision systématique des publications sur l'engagement scolaire, dans les bases de données SciELO, PsycINFO et ERIC, à partir des descripteurs suivants : "school engagement", "engajamento  escolar" et "envolvimento escolar". Ainsi, les études ont été sélectionnées selon les critères d’inclusion : (a) articles dont les descripteurs sont mentionnés dans le titre, dans le résumé ou dans les mots-clés ; (b) études publiées sous la modalité d'article scientifique et (c) avec parution entre 2014 et 2018 ; et les critères d'exclusion : (a) articles traitant d'autres sujets, (b) partiellement disponibles et (c) en double. À partir de ces critères, 203 études ont été sélectionnées entre les 410 études trouvées. Entre les sélectionées, la plupart des études sont corrélationnelles et la production sur le thème de l'engagement est concentrée sur l'axe Amérique du Nord/Europe. L'engagement a été traité dans la plupart de ces études comme une construction tridimensionnelle et 35 échelles évaluant l'engagement ont été trouvées. D'autres études expérimentales et quasi expérimentales sont nécessaires, en raison de leur importance pour l'évaluation et le développement d'interventions visant à améliorer l'engagement scolaire, ainsi que pour celles qui évaluent la relation entre l'engagement scolaire et d'autres variables pertinentes au contexte scolaire.Instituto de Educação - Universidade do Minho2020-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.18145por2183-04520871-9187Campos, Lygia Vallo eSchmitt, Juliana CamposJusti, Francis Ricardo dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:27Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:36:19.316876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemática
Um Un aperçu de l’engagement scolaire: une révision systématique
Um panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemática
title Um panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemática
spellingShingle Um panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemática
Campos, Lygia Vallo e
Artigos
title_short Um panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemática
title_full Um panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemática
title_fullStr Um panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Um panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemática
title_sort Um panorama sobre engajamento escolar: Uma revisão sistemática
author Campos, Lygia Vallo e
author_facet Campos, Lygia Vallo e
Schmitt, Juliana Campos
Justi, Francis Ricardo dos Reis
author_role author
author2 Schmitt, Juliana Campos
Justi, Francis Ricardo dos Reis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Lygia Vallo e
Schmitt, Juliana Campos
Justi, Francis Ricardo dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description  O objetivo desse estudo foi revisar sistematicamente as publicações sobre engajamento escolar nas bases SciELO, PsycINFO e ERIC com os seguintes descritores: “school engagement”, “engajamento escolar” e “envolvimento escolar”. Foram selecionados os estudos que atendiam aos critérios de inclusão: (a) artigos cujos descritores supracitados constavam no título, resumo ou nas palavras-chave; (b) estudos publicados na modalidade artigo científico e (c) no período de 2014 a 2018. Como critérios de exclusão: (a) artigos com foco em outros temas, (b) não disponíveis na íntegra e (c) duplicados. Foram encontrados 410 estudos e 203 selecionados. A maioria dos estudos é correlacional e a produção sobre engajamento se concentra no eixo América do Norte/Europa. O engajamento foi tratado na maioria dos estudos como um constructo tridimensional e foram encontradas 35 escalas que avaliam o engajamento. Faz-se necessário mais estudos experimentais e quasi-experimentais devido à importância destes para a avaliação e desenvolvimento de intervenções que visem melhorar o engajamento escolar e também estudos que avaliem a relação entre o engajamento escolar e outras variáveis pertinentes ao contexto escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.18145
url https://doi.org/10.21814/rpe.18145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130228989100032