Famílias de crianças com necessidades educativas especiais : bem-estar subjetivo e satisfação com a intervenção precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luís Filipe Coronha de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4519
Resumo: A intervenção precoce centra-se na criança e na sua família e a satisfação destas é diretamente dependente do seu envolvimento nos programas de intervenção precoce e da qualidade destes serviços. Neste sentido, este estudo tem como objetivo apurar o nível de satisfação das famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais face aos serviços da equipa de Intervenção Precoce, bem como compreender também a importância deste apoio no seu bem-estar subjetivo, explorando ainda neste âmbito a relevância de variáveis sociodemográficas e familiares, assim como relativas ao serviço prestado. Com este intuito, recorreu-se a uma amostra por conveniência de 32 famílias e a três instrumentos: a Escala Europeia de Satisfação das Famílias em Intervenção Precoce (ESFIP), a Escala de Afetividade Positiva e Negativa (PANAS) e também a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS). Os resultados obtidos neste estudo apontam, de modo geral, para uma elevada satisfação das famílias quanto aos serviços de intervenção precoce e níveis de bem-estar subjetivo também elevados. Algumas variáveis familiares e relativas ao serviço revelaram-se significativas quer ao nível da satisfação, quer do bem-estar subjetivo. A avaliação da satisfação das famílias é um ótimo indicador do trabalho desenvolvido pelos serviços de Intervenção Precoce, permitindo identificar pontos fortes e aqueles que devem ser melhorados, para uma melhor e mais eficiente e eficaz intervenção.
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