Reflexos da COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/28154 |
Resumo: | Face à situação pandémica, as universidades atravessaram um conjunto de desafios, nomeadamente, a mudança do ensino “face a face” para aulas online. O presente estudo visa contribuir para a compreensão da situação de confinamento em estudantes universitários portugueses, através da análise dos níveis de stress percebido, sintomas de ansiedade e depressão. Participaram no estudo 694 estudantes do ensino superior português. Os resultados denotam sintomas moderados a severos de perturbação ansiosa, bem como o contributo explicativo de variáveis sociodemográficas, académicas e de vivência da pandemia. De destacar por um lado, o papel protetor da satisfação com o acompanhamento e supervisão por parte dos docentes e de ter momentos “isolados” para estudar. Por outro lado, os resultados revelam que a preocupação com a pandemia e com o seu impacto no percurso educacional são fatores de risco. Este estudo possibilita destacar pontos chaves de foco na prevenção de sintomatologia de ansiedade. |
id |
RCAP_b3106730d40eb68fc4e6fd6c0a5200eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28154 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflexos da COVID-19 na saúde mental de estudantes universitáriosEstudantes; Ensino Superior; Stress; Ansiedade; Depressão; COVID-19.Face à situação pandémica, as universidades atravessaram um conjunto de desafios, nomeadamente, a mudança do ensino “face a face” para aulas online. O presente estudo visa contribuir para a compreensão da situação de confinamento em estudantes universitários portugueses, através da análise dos níveis de stress percebido, sintomas de ansiedade e depressão. Participaram no estudo 694 estudantes do ensino superior português. Os resultados denotam sintomas moderados a severos de perturbação ansiosa, bem como o contributo explicativo de variáveis sociodemográficas, académicas e de vivência da pandemia. De destacar por um lado, o papel protetor da satisfação com o acompanhamento e supervisão por parte dos docentes e de ter momentos “isolados” para estudar. Por outro lado, os resultados revelam que a preocupação com a pandemia e com o seu impacto no percurso educacional são fatores de risco. Este estudo possibilita destacar pontos chaves de foco na prevenção de sintomatologia de ansiedade.Repositório da Universidade de LisboaP. Gonçalves, SóniaVieira Dos Santos, JoanaSilva, Isabel2023-08-22T13:54:03Z2022-12-202022-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28154porGonçalves, S. P., Vieira dos Santos, J., & Silva, I. (2023). Reflexos da COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários. PSICOLOGIA, 37(1), 20–29. https://doi.org/10.17575/psicologia.169810.17575/psicologia.1698info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-27T01:32:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:34.922073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexos da COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários |
title |
Reflexos da COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários |
spellingShingle |
Reflexos da COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários P. Gonçalves, Sónia Estudantes; Ensino Superior; Stress; Ansiedade; Depressão; COVID-19. |
title_short |
Reflexos da COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários |
title_full |
Reflexos da COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários |
title_fullStr |
Reflexos da COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Reflexos da COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários |
title_sort |
Reflexos da COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários |
author |
P. Gonçalves, Sónia |
author_facet |
P. Gonçalves, Sónia Vieira Dos Santos, Joana Silva, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Vieira Dos Santos, Joana Silva, Isabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
P. Gonçalves, Sónia Vieira Dos Santos, Joana Silva, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes; Ensino Superior; Stress; Ansiedade; Depressão; COVID-19. |
topic |
Estudantes; Ensino Superior; Stress; Ansiedade; Depressão; COVID-19. |
description |
Face à situação pandémica, as universidades atravessaram um conjunto de desafios, nomeadamente, a mudança do ensino “face a face” para aulas online. O presente estudo visa contribuir para a compreensão da situação de confinamento em estudantes universitários portugueses, através da análise dos níveis de stress percebido, sintomas de ansiedade e depressão. Participaram no estudo 694 estudantes do ensino superior português. Os resultados denotam sintomas moderados a severos de perturbação ansiosa, bem como o contributo explicativo de variáveis sociodemográficas, académicas e de vivência da pandemia. De destacar por um lado, o papel protetor da satisfação com o acompanhamento e supervisão por parte dos docentes e de ter momentos “isolados” para estudar. Por outro lado, os resultados revelam que a preocupação com a pandemia e com o seu impacto no percurso educacional são fatores de risco. Este estudo possibilita destacar pontos chaves de foco na prevenção de sintomatologia de ansiedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20 2022-12-20T00:00:00Z 2023-08-22T13:54:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/28154 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/28154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gonçalves, S. P., Vieira dos Santos, J., & Silva, I. (2023). Reflexos da COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários. PSICOLOGIA, 37(1), 20–29. https://doi.org/10.17575/psicologia.1698 10.17575/psicologia.1698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133543486455808 |