Caraterização do perfil linguístico de crianças em idade pré-escolar e escolar em risco educacional: um estudo exploratório na Região Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Sandra Isabel Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76619
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)
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spelling Caraterização do perfil linguístico de crianças em idade pré-escolar e escolar em risco educacional: um estudo exploratório na Região NorteCharacterization of the linguistic profile of preschool and school age children at educational risk: an exploratory study in the NorthRegionAcolhimento residencialAlunos em riscoAvaliaçãoDificuldades de linguagemLinguagemAssessmentLanguageLanguage difficultiesResidential care institutionsStudents at riskCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)O desenvolvimento adequado da linguagem oral na infância é reconhecido como sendo elementar para que a criança desenvolva aprendizagens e competências sociais, emocionais e comunicativas. Cada aluno tem direito a uma apropriada e inclusiva que responda às suas potencialidades, expectativas e necessidades e que proporcione a todos a participação e o sentido de pertença em efetivas condições de equidade. A finalidade deste estudo consistiu em caraterizar o perfil linguístico das crianças do ensino pré-escolar e escolar em situação de risco educacional na Região Norte através da aplicação do Teste GOL-E (Kay & Santos, 2014). A prova GOL-E foi aplicada em 4 instituições de acolhimento residencial situadas na Região Norte. Neste estudo, a amostra integra 35 crianças que frequentam a Educação Préescolar e o Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos), de ambos os géneros e que compreendam a faixa etária dos 6 aos 12 anos. Os resultados deste estudo evidenciam que: (1) as crianças encontram-se abaixo do percentil nas estruturas semântica e morfossintática; (2) a estrutura fonológica é aquela onde existem melhores resultados e onde apenas 9 crianças se encontram abaixo do percentil esperado; (3) no final de todas as estruturas avaliadas verifica-se que 32 crianças se encontram em percentis inferiores aos que seriam de esperar face às suas faixas etárias; (4) verificamos que relativamente à idade, género e nível de escolaridade não existem diferenças significativas. Os resultados obtidos indicam-nos a existência de perturbações da linguagem nas crianças entre os 6 e os 12 anos em situação de risco sendo que a aplicação da GOL-E (2ªEdição, 2014), contribuiu para que fosse possível fazer uma caraterização do perfil linguístico em idade pré-escolar e escolar. Pelos dados recolhidos podemos constatar que existe um fator de alerta no que diz respeito ao desenvolvimento atípico da linguagem. Este indicador só reforça e comprova a relevância deste estudo e demonstra a necessidade da aplicação de instrumentos de avaliação periódica e precoce a fim de avaliar e identificar as crianças com dificuldades de linguagem.The adequate development of oral language in childhood is recognized as being essential for the child to develop social, emotional, communicative, and learning competencies. Each student has the right to an appropriate and inclusive education that responds to their potential, expectations and needs and that provides everyone with participation and a sense of belonging in effective conditions of equity. The purpose of this study was to characterize the linguistic profile of preschool and school children at educational risk in the Northern Region through the application of the GOL-E Test (Kay & Santos, 2014). The GOL-E test was applied in 4 residential care institutions located in the north of the country. In this study, the sample includes 35 children who attend Pre-school and Basic Education (1st, 2nd and 3rd cycles), of both genders and aged 6 to 12 years old. The results of this study show that: (1) children are below the percentile in semantic and morphosyntactic structures; (2) the phonological structure is the one with the best results and where only 9 children are below the expected percentile; (3) at the end of all the structures evaluated, 32 children are found in lower percentiles than would be expected given their age groups; (4) we verified that regarding age, gender and educational level there are no significant differences. The results obtained indicate the existence of language disorders in children aged between 6 and 12 at risk, and the application of the GOL-E (2nd Edition, 2014) contributed to characterize the linguistic profile. of preschool and school age that participated in this study. From the data collected, there is evidence of an alert factor with regard to atypical language development. This indicator reinforces and proves the relevance of this study and demonstrates the need to apply periodic and early assessment instruments in order to assess and identify children with language difficulties.Cruz-Santos, AnabelaUniversidade do MinhoMiranda, Sandra Isabel Costa20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76619por202805760info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:28.780205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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