Potencialidades biológicas dos coccinelídeos afidífagos utilizados em luta integrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Vasco
Data de Publicação: 1980
Outros Autores: Furtado, Maria R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/807
Resumo: Nos últimos anos, tem vindo a ser dada a maior importância aos estudos dos efeitos secundários dos pesticidas aplicados em agricultura. Empregados com um fim imediato - a eliminação das pragas nocivas as culturas - a verdade é que, para além dos efeitos letais sobre aquelas - os chamados efeitos primários - cedo se verificou que outras consequências, por vezes graves, afectavam os agrossistemas submetidos à acção de produtos fitossanitários. Assim, começou-se primeiro por substituir os pesticidas polivalentes, cuja acção de largo espectro afectava toda uma vasta gama de pragas, por pesticidas específicos que, pelo contrário, afectavam apenas uma praga, ou um tipo específico de pragas. Limitaram-se deste modo os efeitos biocidas de certos produtos, os quais afectando toda a biocenose, provocavam roturas do equilíbrio biológico. Num outro sentido, procurou-se substituir os agentes químicos por agentes biológicos; e o caso da utilização de parasitas oófagos do género Trichogramma na luta contra os Noctuídeos, que tanto sucesso tem obtido recentemente no México, França, URSS e Estados Unidos. Ainda na luta biológica, o uso de Coccinelídeos (Joaninhas) contra as Cochonilhas, como a espécie Chilocorus bipustulatus, utilizada contra a cochonilha branca da palmeira tamareira, Parlatoria blanchardi, no vale do Adrar, Mauritania (IPERTI et all., 1970). A mais recente técnica, no entanto, consiste na associação dos meios químicos com os meios biológicos de luta, ou seja, a chamada luta integrada. Usam-se pesticidas específicos, de baixa toxicidade, cujas aplicações no espaço e no tempo são feitas de acordo com estudos ecológicos prévios. E, com base nestes estudos, fazem-se intervenções com predadores ou parasitas produzidos em massa.
id RCAP_b31d2b3e3aa84146db33090268c107ce
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/807
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencialidades biológicas dos coccinelídeos afidífagos utilizados em luta integradaEfeitos Secundários dos pesticidasEfeitos Biocidas de ProdutosEquilíbrio BiológicoChilocorus bipustulatusCoccinelídeosLuta IntegradaParlatoria blanchardiTrichogramma sp.Nos últimos anos, tem vindo a ser dada a maior importância aos estudos dos efeitos secundários dos pesticidas aplicados em agricultura. Empregados com um fim imediato - a eliminação das pragas nocivas as culturas - a verdade é que, para além dos efeitos letais sobre aquelas - os chamados efeitos primários - cedo se verificou que outras consequências, por vezes graves, afectavam os agrossistemas submetidos à acção de produtos fitossanitários. Assim, começou-se primeiro por substituir os pesticidas polivalentes, cuja acção de largo espectro afectava toda uma vasta gama de pragas, por pesticidas específicos que, pelo contrário, afectavam apenas uma praga, ou um tipo específico de pragas. Limitaram-se deste modo os efeitos biocidas de certos produtos, os quais afectando toda a biocenose, provocavam roturas do equilíbrio biológico. Num outro sentido, procurou-se substituir os agentes químicos por agentes biológicos; e o caso da utilização de parasitas oófagos do género Trichogramma na luta contra os Noctuídeos, que tanto sucesso tem obtido recentemente no México, França, URSS e Estados Unidos. Ainda na luta biológica, o uso de Coccinelídeos (Joaninhas) contra as Cochonilhas, como a espécie Chilocorus bipustulatus, utilizada contra a cochonilha branca da palmeira tamareira, Parlatoria blanchardi, no vale do Adrar, Mauritania (IPERTI et all., 1970). A mais recente técnica, no entanto, consiste na associação dos meios químicos com os meios biológicos de luta, ou seja, a chamada luta integrada. Usam-se pesticidas específicos, de baixa toxicidade, cujas aplicações no espaço e no tempo são feitas de acordo com estudos ecológicos prévios. E, com base nestes estudos, fazem-se intervenções com predadores ou parasitas produzidos em massa.Instituto Universitário dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresGarcia, VascoFurtado, Maria R.2011-01-17T13:48:57Z1980-071980-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/807porGARCIA, V. & M. FURTADO, (1980). Potencialidades biológicas dos Coccinelídeos afidífagos utilizados em Luta Integrada. "Arquipélago, Série Ciências da Natureza", 1: 143-183.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:28:13Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:44.330681Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades biológicas dos coccinelídeos afidífagos utilizados em luta integrada
title Potencialidades biológicas dos coccinelídeos afidífagos utilizados em luta integrada
spellingShingle Potencialidades biológicas dos coccinelídeos afidífagos utilizados em luta integrada
Garcia, Vasco
Efeitos Secundários dos pesticidas
Efeitos Biocidas de Produtos
Equilíbrio Biológico
Chilocorus bipustulatus
Coccinelídeos
Luta Integrada
Parlatoria blanchardi
Trichogramma sp.
title_short Potencialidades biológicas dos coccinelídeos afidífagos utilizados em luta integrada
title_full Potencialidades biológicas dos coccinelídeos afidífagos utilizados em luta integrada
title_fullStr Potencialidades biológicas dos coccinelídeos afidífagos utilizados em luta integrada
title_full_unstemmed Potencialidades biológicas dos coccinelídeos afidífagos utilizados em luta integrada
title_sort Potencialidades biológicas dos coccinelídeos afidífagos utilizados em luta integrada
author Garcia, Vasco
author_facet Garcia, Vasco
Furtado, Maria R.
author_role author
author2 Furtado, Maria R.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Vasco
Furtado, Maria R.
dc.subject.por.fl_str_mv Efeitos Secundários dos pesticidas
Efeitos Biocidas de Produtos
Equilíbrio Biológico
Chilocorus bipustulatus
Coccinelídeos
Luta Integrada
Parlatoria blanchardi
Trichogramma sp.
topic Efeitos Secundários dos pesticidas
Efeitos Biocidas de Produtos
Equilíbrio Biológico
Chilocorus bipustulatus
Coccinelídeos
Luta Integrada
Parlatoria blanchardi
Trichogramma sp.
description Nos últimos anos, tem vindo a ser dada a maior importância aos estudos dos efeitos secundários dos pesticidas aplicados em agricultura. Empregados com um fim imediato - a eliminação das pragas nocivas as culturas - a verdade é que, para além dos efeitos letais sobre aquelas - os chamados efeitos primários - cedo se verificou que outras consequências, por vezes graves, afectavam os agrossistemas submetidos à acção de produtos fitossanitários. Assim, começou-se primeiro por substituir os pesticidas polivalentes, cuja acção de largo espectro afectava toda uma vasta gama de pragas, por pesticidas específicos que, pelo contrário, afectavam apenas uma praga, ou um tipo específico de pragas. Limitaram-se deste modo os efeitos biocidas de certos produtos, os quais afectando toda a biocenose, provocavam roturas do equilíbrio biológico. Num outro sentido, procurou-se substituir os agentes químicos por agentes biológicos; e o caso da utilização de parasitas oófagos do género Trichogramma na luta contra os Noctuídeos, que tanto sucesso tem obtido recentemente no México, França, URSS e Estados Unidos. Ainda na luta biológica, o uso de Coccinelídeos (Joaninhas) contra as Cochonilhas, como a espécie Chilocorus bipustulatus, utilizada contra a cochonilha branca da palmeira tamareira, Parlatoria blanchardi, no vale do Adrar, Mauritania (IPERTI et all., 1970). A mais recente técnica, no entanto, consiste na associação dos meios químicos com os meios biológicos de luta, ou seja, a chamada luta integrada. Usam-se pesticidas específicos, de baixa toxicidade, cujas aplicações no espaço e no tempo são feitas de acordo com estudos ecológicos prévios. E, com base nestes estudos, fazem-se intervenções com predadores ou parasitas produzidos em massa.
publishDate 1980
dc.date.none.fl_str_mv 1980-07
1980-07-01T00:00:00Z
2011-01-17T13:48:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/807
url http://hdl.handle.net/10400.3/807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GARCIA, V. & M. FURTADO, (1980). Potencialidades biológicas dos Coccinelídeos afidífagos utilizados em Luta Integrada. "Arquipélago, Série Ciências da Natureza", 1: 143-183.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Universitário dos Açores
publisher.none.fl_str_mv Instituto Universitário dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130681984417792