Apólogos e fábulas na promoção de educação para desenvolvimento sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Maria Helena
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moreno, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/captar.v5i2.13145
Resumo: No presente trabalho discutem-se os conceitos de apólogos, fábulas e parábolas como género literário narrativo, assente num discurso argumentativo, que cumpre uma função sócio-comunicativa específica, e onde se reconhecem intenções moralizadoras e didáticas, conducentes à adoção de atitudes e comportamentos consentâneos com valores aceites por uma determinada sociedade.Dado que apólogos e fábulas se destinam a um auditório particular, sendo usados preferencialmente em situações pedagógicas, defende-se o seu valor como recurso educativo acessível e eficaz na docência, fundamental para veicular valores como o respeito - pelos outros e pelo ambiente -, em que assenta uma educação para desenvolvimento sustentável. No âmbito da implementação da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), foram publicados em Portugal 13 livros que aqui se apresentam. Neles incluem-se apólogos e fábulas, com o objetivo comum de contribuir para a promoção de educação para a sustentabilidade, veiculando conhecimento de natureza científica, essencial para a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade do planeta e dos seus recursos.
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