Apólogos e fábulas na promoção de educação para desenvolvimento sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/captar.v5i2.13145 |
Resumo: | No presente trabalho discutem-se os conceitos de apólogos, fábulas e parábolas como género literário narrativo, assente num discurso argumentativo, que cumpre uma função sócio-comunicativa específica, e onde se reconhecem intenções moralizadoras e didáticas, conducentes à adoção de atitudes e comportamentos consentâneos com valores aceites por uma determinada sociedade.Dado que apólogos e fábulas se destinam a um auditório particular, sendo usados preferencialmente em situações pedagógicas, defende-se o seu valor como recurso educativo acessível e eficaz na docência, fundamental para veicular valores como o respeito - pelos outros e pelo ambiente -, em que assenta uma educação para desenvolvimento sustentável. No âmbito da implementação da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), foram publicados em Portugal 13 livros que aqui se apresentam. Neles incluem-se apólogos e fábulas, com o objetivo comum de contribuir para a promoção de educação para a sustentabilidade, veiculando conhecimento de natureza científica, essencial para a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade do planeta e dos seus recursos. |
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Apólogos e fábulas na promoção de educação para desenvolvimento sustentávelNo presente trabalho discutem-se os conceitos de apólogos, fábulas e parábolas como género literário narrativo, assente num discurso argumentativo, que cumpre uma função sócio-comunicativa específica, e onde se reconhecem intenções moralizadoras e didáticas, conducentes à adoção de atitudes e comportamentos consentâneos com valores aceites por uma determinada sociedade.Dado que apólogos e fábulas se destinam a um auditório particular, sendo usados preferencialmente em situações pedagógicas, defende-se o seu valor como recurso educativo acessível e eficaz na docência, fundamental para veicular valores como o respeito - pelos outros e pelo ambiente -, em que assenta uma educação para desenvolvimento sustentável. No âmbito da implementação da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), foram publicados em Portugal 13 livros que aqui se apresentam. Neles incluem-se apólogos e fábulas, com o objetivo comum de contribuir para a promoção de educação para a sustentabilidade, veiculando conhecimento de natureza científica, essencial para a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade do planeta e dos seus recursos.Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2014-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v5i2.13145oai:proa.ua.pt:article/13145Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 5 No 2 (2014); 38-49Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 5 n.º 2 (2014); 38-491647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13145https://doi.org/10.34624/captar.v5i2.13145https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13145/8761https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessHenriques, Maria HelenaMoreno, Maria José2022-09-05T12:32:58Zoai:proa.ua.pt:article/13145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:26.545620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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