Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a educação para a cidadania : as competências do professor no âmbito da abordagem transversal da educação para a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrunhosa, Susete Maria Lucas Coelho, 1976-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/946
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
id RCAP_b31eaa1d053c15b019795550bb411a29
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a educação para a cidadania : as competências do professor no âmbito da abordagem transversal da educação para a cidadaniaEducação para a cidadaniaEnsino básico (1º ciclo)Formação de professoresTeses de mestradoTese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008Tendo em conta que vivemos num mundo em constante complexificação e consequente interdependência, educar para a cidadania exige dos professores um papel activo na formação de cidadãos participativos, responsáveis e solidários. Assim, com este estudo, procuramos conhecer as atitudes, valores e competências que o professor deve mobilizar para promover a abordagem transversal da educação para a cidadania e, quais os contributos da formação neste processo de aquisição e desenvolvimento de competências. A metodologia utilizada insere-se no paradigma qualitativo. No presente estudo foram realizadas seis entrevistas a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. A técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista. A análise de dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo. Os dados analisados permitiram concluir que no desempenho da profissão docente as atitudes e valores fundamentais que orientam a prática educativa dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico são valores inerentes ao respeito pelos direitos humanos, essenciais às novas funções e papéis do professor. São as competências pedagógicas, científicas e pessoais as mais valorizadas, assim como, a competência reflexiva que se apresenta transversal ao conjunto enunciado pelos professores. A abordagem transversal da educação para a cidadania é privilegiada na implementação desta área curricular não disciplinar, através da utilização de determinados métodos, estratégias e actividades. Neste aspecto é valorizada a formação inicial, a formação contínua e a prática reflexiva, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.Considering that we live in a world of constant complexity and consequent interdependency, educating for the citizenship demands from teachers an active role in the training of responsible, participative and solidary citizens. So, with this work, we try to know the attitudes, the values and competencies that a teacher should use to promote the transversal approach of education for the citizenship and, which training contributions to the process of acquisition and development of competencies. The used mythology is included in the qualitative paradigm. In the present work six primary school teachers were interviewed. The data analysis was achieved through the content analysis technique. The analyzed data allowed us to conclude that in the working performance the fundamental attitudes and values that orientate the educational practice of the primary school teachers are inherent values to the respect for human rights, essential to the new functions and roles of the teacher. The most valuable competencies are the pedagogical, scientific and personal ones, as well as, the reflexive competence that shows itself transversal to the set proposed by the teachers. The transversal approach of the education for the citizenship is privileged in the implementation of this non disciplinary curricular area, through the use of certain methods, strategies and activities. Concerning this the initial training, the continuous training and the reflexive practice are valued in a perspective of lifelong learning.Baptista, Maria Isabel AlvesRepositório da Universidade de LisboaAbrunhosa, Susete Maria Lucas Coelho, 1976-2010-07-21T10:53:33Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/946porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:40.201181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a educação para a cidadania : as competências do professor no âmbito da abordagem transversal da educação para a cidadania
title Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a educação para a cidadania : as competências do professor no âmbito da abordagem transversal da educação para a cidadania
spellingShingle Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a educação para a cidadania : as competências do professor no âmbito da abordagem transversal da educação para a cidadania
Abrunhosa, Susete Maria Lucas Coelho, 1976-
Educação para a cidadania
Ensino básico (1º ciclo)
Formação de professores
Teses de mestrado
title_short Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a educação para a cidadania : as competências do professor no âmbito da abordagem transversal da educação para a cidadania
title_full Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a educação para a cidadania : as competências do professor no âmbito da abordagem transversal da educação para a cidadania
title_fullStr Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a educação para a cidadania : as competências do professor no âmbito da abordagem transversal da educação para a cidadania
title_full_unstemmed Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a educação para a cidadania : as competências do professor no âmbito da abordagem transversal da educação para a cidadania
title_sort Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a educação para a cidadania : as competências do professor no âmbito da abordagem transversal da educação para a cidadania
author Abrunhosa, Susete Maria Lucas Coelho, 1976-
author_facet Abrunhosa, Susete Maria Lucas Coelho, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Isabel Alves
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrunhosa, Susete Maria Lucas Coelho, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania
Ensino básico (1º ciclo)
Formação de professores
Teses de mestrado
topic Educação para a cidadania
Ensino básico (1º ciclo)
Formação de professores
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:53:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/946
url http://hdl.handle.net/10451/946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134158419656704