Tornar-se Psicólogo para além das aulas : Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3327 |
Resumo: | O Desenvolvimento Profissional (DP) tem vindo a ser revelado como um elemento crítico na formação e desempenho profissional do Psicólogo. Tendo por base os fundamentos teóricos acerca do DP e da construção da identidade profissional, e com carácter exploratório, construiu-se, implementou-se e avaliou-se a eficácia de um programa de intervenção. O principal objectivo desta é, num contexto seguro à exploração, promover o DP de estudantes de Psicologia, em duas componentes (intrapessoal e interpessoal/social). Constituíram-se dois grupos (um de 10 e outro de cinco participantes), avaliados formalmente no início e no fim do programa, através de uma medida construída para o efeito – Questionário de Desenvolvimento de Estudantes de Psicologia. Os resultados apoiam a eficácia da intervenção e indicam mudanças ao nível do autoconhecimento, da representação de DP, do conhecimento do papel de Psicólogo, dos recursos para a transição entre papéis e contextos, da coerência e riqueza narrativa e das competências relacionais básicas. Não obstante as reformulações necessárias identificadas na avaliação informal, o programa promove o DP e a construção da identidade profissional dos estudantes de Psicologia, tendo os participantes demonstrado a sua satisfação com a mesma. |
id |
RCAP_b32b1ad084223133640e003dc263c135 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3327 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tornar-se Psicólogo para além das aulas : Grupo de desenvolvimento com estudantes de PsicologiaDesenvolvimento do PsicólogoDesenvolvimento profissionalEstudantes de PsicologiaIdentidade profissionalPrograma de intervençãoIntervention programProfessional developmentProfessional identityPsychologist developmentPsychology studentsO Desenvolvimento Profissional (DP) tem vindo a ser revelado como um elemento crítico na formação e desempenho profissional do Psicólogo. Tendo por base os fundamentos teóricos acerca do DP e da construção da identidade profissional, e com carácter exploratório, construiu-se, implementou-se e avaliou-se a eficácia de um programa de intervenção. O principal objectivo desta é, num contexto seguro à exploração, promover o DP de estudantes de Psicologia, em duas componentes (intrapessoal e interpessoal/social). Constituíram-se dois grupos (um de 10 e outro de cinco participantes), avaliados formalmente no início e no fim do programa, através de uma medida construída para o efeito – Questionário de Desenvolvimento de Estudantes de Psicologia. Os resultados apoiam a eficácia da intervenção e indicam mudanças ao nível do autoconhecimento, da representação de DP, do conhecimento do papel de Psicólogo, dos recursos para a transição entre papéis e contextos, da coerência e riqueza narrativa e das competências relacionais básicas. Não obstante as reformulações necessárias identificadas na avaliação informal, o programa promove o DP e a construção da identidade profissional dos estudantes de Psicologia, tendo os participantes demonstrado a sua satisfação com a mesma.Professional Development (PD) has been highlighted as a critical element of professional training and practice within Psychology. Based on theory about PD and professional identity development and with an exploratory nature, we proceeded to the construction, implementation and evaluation of an intervention. Its main purpose is within a secure environment to exploration, to promote the PD of psychology students, in two components (intrapersonal and interpersonal/social). We formed two groups (one with 10 and another with five participants) that we evaluated formally by the pre-pos test design with a measure built for this purpose – Questionnaire Development Psychology Students. The results support the effectiveness of the intervention and indicate changes in: the level of self-knowledge, the representation of PD, the knowledge of the role of the psychologist, resources for the transition between roles and contexts, the consistency and richness of the narrative and basic relational skills. Despite the reformulations demanded by participants at the informal assessment, the program promotes the PD and the professional identity development of psychology students that presented high levels of satisfaction.ISPA - Instituto UniversitárioRepositório do ISPARocha, Ana CristinaGraça, SilvaRaquel, BarbosaDuarte, Cidalia2015-01-22T16:18:36Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3327porAnálise Psicológica, 31(1), 87-1020870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:11Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:15.230131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tornar-se Psicólogo para além das aulas : Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia |
title |
Tornar-se Psicólogo para além das aulas : Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia |
spellingShingle |
Tornar-se Psicólogo para além das aulas : Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia Rocha, Ana Cristina Desenvolvimento do Psicólogo Desenvolvimento profissional Estudantes de Psicologia Identidade profissional Programa de intervenção Intervention program Professional development Professional identity Psychologist development Psychology students |
title_short |
Tornar-se Psicólogo para além das aulas : Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia |
title_full |
Tornar-se Psicólogo para além das aulas : Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia |
title_fullStr |
Tornar-se Psicólogo para além das aulas : Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia |
title_full_unstemmed |
Tornar-se Psicólogo para além das aulas : Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia |
title_sort |
Tornar-se Psicólogo para além das aulas : Grupo de desenvolvimento com estudantes de Psicologia |
author |
Rocha, Ana Cristina |
author_facet |
Rocha, Ana Cristina Graça, Silva Raquel, Barbosa Duarte, Cidalia |
author_role |
author |
author2 |
Graça, Silva Raquel, Barbosa Duarte, Cidalia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Ana Cristina Graça, Silva Raquel, Barbosa Duarte, Cidalia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento do Psicólogo Desenvolvimento profissional Estudantes de Psicologia Identidade profissional Programa de intervenção Intervention program Professional development Professional identity Psychologist development Psychology students |
topic |
Desenvolvimento do Psicólogo Desenvolvimento profissional Estudantes de Psicologia Identidade profissional Programa de intervenção Intervention program Professional development Professional identity Psychologist development Psychology students |
description |
O Desenvolvimento Profissional (DP) tem vindo a ser revelado como um elemento crítico na formação e desempenho profissional do Psicólogo. Tendo por base os fundamentos teóricos acerca do DP e da construção da identidade profissional, e com carácter exploratório, construiu-se, implementou-se e avaliou-se a eficácia de um programa de intervenção. O principal objectivo desta é, num contexto seguro à exploração, promover o DP de estudantes de Psicologia, em duas componentes (intrapessoal e interpessoal/social). Constituíram-se dois grupos (um de 10 e outro de cinco participantes), avaliados formalmente no início e no fim do programa, através de uma medida construída para o efeito – Questionário de Desenvolvimento de Estudantes de Psicologia. Os resultados apoiam a eficácia da intervenção e indicam mudanças ao nível do autoconhecimento, da representação de DP, do conhecimento do papel de Psicólogo, dos recursos para a transição entre papéis e contextos, da coerência e riqueza narrativa e das competências relacionais básicas. Não obstante as reformulações necessárias identificadas na avaliação informal, o programa promove o DP e a construção da identidade profissional dos estudantes de Psicologia, tendo os participantes demonstrado a sua satisfação com a mesma. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2015-01-22T16:18:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/3327 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/3327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica, 31(1), 87-102 0870-8231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130073604816896 |