Construção de uma metodologia de avaliação da importância das soft skills na intervenção precoce na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/33898 https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n1.v1.2307 |
Resumo: | As soft skills são competências não técnicas que influenciam o sucesso laboral. A sua importância é cada vez mais destacada no mundo organizacional, pois contribuem significativamente para o bom desempenho e o desenvolvimento do percurso profissional. Verifica-se, no entanto, uma lacuna no que concerne ao seu estudo nas profissões que envolvem uma relação de ajuda, como no caso da Intervenção Precoce na Infância (IPI) implementada numa perspetiva centrada na família por equipas multiprofissionais. O presente estudo tem como objetivo construir um questionário que permita avaliar a importância das soft skills para os profissionais de IPI, bem como perceber o seu domínio sobre estas competências e a respectiva utilização no desempenho profissional. O questionário foi constituído a partir uma ampla lista de soft skills referidas em literatura científica, sendo chamados especialistas para avaliar a clareza do conceito e a sua pertinência para a prática de IPI. O estudo contou com a participação de 8 especialistas portugueses. De modo geral, as soft skills obtiveram percentagens altas em ambos os critérios, no entanto, após a avaliação dos participantes, foram excluídas três competências da lista inicial, adicionada uma e doze foram alvo de revisão, resultando um total de 48 itens no questionário final. |
id |
RCAP_b32fdb7e4d399027eaba05cb62803451 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/33898 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construção de uma metodologia de avaliação da importância das soft skills na intervenção precoce na infânciaAs soft skills são competências não técnicas que influenciam o sucesso laboral. A sua importância é cada vez mais destacada no mundo organizacional, pois contribuem significativamente para o bom desempenho e o desenvolvimento do percurso profissional. Verifica-se, no entanto, uma lacuna no que concerne ao seu estudo nas profissões que envolvem uma relação de ajuda, como no caso da Intervenção Precoce na Infância (IPI) implementada numa perspetiva centrada na família por equipas multiprofissionais. O presente estudo tem como objetivo construir um questionário que permita avaliar a importância das soft skills para os profissionais de IPI, bem como perceber o seu domínio sobre estas competências e a respectiva utilização no desempenho profissional. O questionário foi constituído a partir uma ampla lista de soft skills referidas em literatura científica, sendo chamados especialistas para avaliar a clareza do conceito e a sua pertinência para a prática de IPI. O estudo contou com a participação de 8 especialistas portugueses. De modo geral, as soft skills obtiveram percentagens altas em ambos os critérios, no entanto, após a avaliação dos participantes, foram excluídas três competências da lista inicial, adicionada uma e doze foram alvo de revisão, resultando um total de 48 itens no questionário final.Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology.2023-02-03T16:27:08Z2023-02-032022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/33898http://hdl.handle.net/10174/33898https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n1.v1.2307porVaz, L., Franco, V., & Leal, S. (2022). Construção de uma metodologia de avaliação da importância das soft skills na intervenção precoce na infância. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(1), 27–36https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2307ndndnd679Vaz, L.Franco, V.Leal, S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:36.154532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de uma metodologia de avaliação da importância das soft skills na intervenção precoce na infância |
title |
Construção de uma metodologia de avaliação da importância das soft skills na intervenção precoce na infância |
spellingShingle |
Construção de uma metodologia de avaliação da importância das soft skills na intervenção precoce na infância Vaz, L. |
title_short |
Construção de uma metodologia de avaliação da importância das soft skills na intervenção precoce na infância |
title_full |
Construção de uma metodologia de avaliação da importância das soft skills na intervenção precoce na infância |
title_fullStr |
Construção de uma metodologia de avaliação da importância das soft skills na intervenção precoce na infância |
title_full_unstemmed |
Construção de uma metodologia de avaliação da importância das soft skills na intervenção precoce na infância |
title_sort |
Construção de uma metodologia de avaliação da importância das soft skills na intervenção precoce na infância |
author |
Vaz, L. |
author_facet |
Vaz, L. Franco, V. Leal, S. |
author_role |
author |
author2 |
Franco, V. Leal, S. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, L. Franco, V. Leal, S. |
description |
As soft skills são competências não técnicas que influenciam o sucesso laboral. A sua importância é cada vez mais destacada no mundo organizacional, pois contribuem significativamente para o bom desempenho e o desenvolvimento do percurso profissional. Verifica-se, no entanto, uma lacuna no que concerne ao seu estudo nas profissões que envolvem uma relação de ajuda, como no caso da Intervenção Precoce na Infância (IPI) implementada numa perspetiva centrada na família por equipas multiprofissionais. O presente estudo tem como objetivo construir um questionário que permita avaliar a importância das soft skills para os profissionais de IPI, bem como perceber o seu domínio sobre estas competências e a respectiva utilização no desempenho profissional. O questionário foi constituído a partir uma ampla lista de soft skills referidas em literatura científica, sendo chamados especialistas para avaliar a clareza do conceito e a sua pertinência para a prática de IPI. O estudo contou com a participação de 8 especialistas portugueses. De modo geral, as soft skills obtiveram percentagens altas em ambos os critérios, no entanto, após a avaliação dos participantes, foram excluídas três competências da lista inicial, adicionada uma e doze foram alvo de revisão, resultando um total de 48 itens no questionário final. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01T00:00:00Z 2023-02-03T16:27:08Z 2023-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/33898 http://hdl.handle.net/10174/33898 https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n1.v1.2307 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/33898 https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n1.v1.2307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vaz, L., Franco, V., & Leal, S. (2022). Construção de uma metodologia de avaliação da importância das soft skills na intervenção precoce na infância. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(1), 27–36 https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2307 nd nd nd 679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136707378937856 |