A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Francisca Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41462
Resumo: A embalagem é um instrumento cada vez mais importante para atrair a atenção dos consumidores para o produto. Sendo notória a falta de estudos da perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia e, de forma a contribuir para o planeamento de rebranding e redesign da Saudade Jewels, especificamente a alteração da embalagem, torna-se pertinente compreender a perceção dos consumidores relativamente às embalagens de produtos de joalharia. Para dar resposta ao objetivo desta investigação, que consiste num estudo de caso, realizou-se uma análise documental e recolheram-se dados através de um inquérito por questionário que permitiu obter uma amostra válida de 474 inquiridos. Através do presente estudo foi possível concluir que apesar de a embalagem ser um fator considerado indiferente na compra de produtos de joalharia, as suas caraterísticas são capazes de chamar à atenção do consumidor. Este estudo permitiu ainda identificar quais as funções e elementos das embalagens de produtos de joalharia mais valorizados, avaliar a perceção do consumidor relativamente à atual embalagem da Saudade Jewels, analisar e comparar as embalagens das marcas concorrentes da Saudade Jewels, analisar as embalagens das marcas de referência no setor da joalharia e identificar os requisitos e desejos dos consumidores para uma embalagem de produtos de joalharia em filigrana. O facto deste estudo sobre a perceção do consumidor aplicado às embalagens de produtos de joalharia ser pioneiro, revela a originalidade desta investigação, contribuindo de forma útil para a Saudade Jewels, para as empresas portuguesas de joalharia e para a indústria das embalagens de produtos de joalharia em Portugal.
id RCAP_b34944d7cc0a8ce6473b482a2f87a521
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41462
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade JewelsEmbalagemPerceçãoProdutos de joalhariaConsumidorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA embalagem é um instrumento cada vez mais importante para atrair a atenção dos consumidores para o produto. Sendo notória a falta de estudos da perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia e, de forma a contribuir para o planeamento de rebranding e redesign da Saudade Jewels, especificamente a alteração da embalagem, torna-se pertinente compreender a perceção dos consumidores relativamente às embalagens de produtos de joalharia. Para dar resposta ao objetivo desta investigação, que consiste num estudo de caso, realizou-se uma análise documental e recolheram-se dados através de um inquérito por questionário que permitiu obter uma amostra válida de 474 inquiridos. Através do presente estudo foi possível concluir que apesar de a embalagem ser um fator considerado indiferente na compra de produtos de joalharia, as suas caraterísticas são capazes de chamar à atenção do consumidor. Este estudo permitiu ainda identificar quais as funções e elementos das embalagens de produtos de joalharia mais valorizados, avaliar a perceção do consumidor relativamente à atual embalagem da Saudade Jewels, analisar e comparar as embalagens das marcas concorrentes da Saudade Jewels, analisar as embalagens das marcas de referência no setor da joalharia e identificar os requisitos e desejos dos consumidores para uma embalagem de produtos de joalharia em filigrana. O facto deste estudo sobre a perceção do consumidor aplicado às embalagens de produtos de joalharia ser pioneiro, revela a originalidade desta investigação, contribuindo de forma útil para a Saudade Jewels, para as empresas portuguesas de joalharia e para a indústria das embalagens de produtos de joalharia em Portugal.Gomes, SandraRepositório ComumMartins, Francisca Silva2022-07-26T15:26:16Z2022-07-18T00:00:00Z2022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41462203042301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:45.630609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels
title A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels
spellingShingle A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels
Martins, Francisca Silva
Embalagem
Perceção
Produtos de joalharia
Consumidor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels
title_full A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels
title_fullStr A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels
title_full_unstemmed A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels
title_sort A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels
author Martins, Francisca Silva
author_facet Martins, Francisca Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Sandra
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Francisca Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Embalagem
Perceção
Produtos de joalharia
Consumidor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Embalagem
Perceção
Produtos de joalharia
Consumidor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A embalagem é um instrumento cada vez mais importante para atrair a atenção dos consumidores para o produto. Sendo notória a falta de estudos da perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia e, de forma a contribuir para o planeamento de rebranding e redesign da Saudade Jewels, especificamente a alteração da embalagem, torna-se pertinente compreender a perceção dos consumidores relativamente às embalagens de produtos de joalharia. Para dar resposta ao objetivo desta investigação, que consiste num estudo de caso, realizou-se uma análise documental e recolheram-se dados através de um inquérito por questionário que permitiu obter uma amostra válida de 474 inquiridos. Através do presente estudo foi possível concluir que apesar de a embalagem ser um fator considerado indiferente na compra de produtos de joalharia, as suas caraterísticas são capazes de chamar à atenção do consumidor. Este estudo permitiu ainda identificar quais as funções e elementos das embalagens de produtos de joalharia mais valorizados, avaliar a perceção do consumidor relativamente à atual embalagem da Saudade Jewels, analisar e comparar as embalagens das marcas concorrentes da Saudade Jewels, analisar as embalagens das marcas de referência no setor da joalharia e identificar os requisitos e desejos dos consumidores para uma embalagem de produtos de joalharia em filigrana. O facto deste estudo sobre a perceção do consumidor aplicado às embalagens de produtos de joalharia ser pioneiro, revela a originalidade desta investigação, contribuindo de forma útil para a Saudade Jewels, para as empresas portuguesas de joalharia e para a indústria das embalagens de produtos de joalharia em Portugal.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26T15:26:16Z
2022-07-18T00:00:00Z
2022-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41462
203042301
url http://hdl.handle.net/10400.26/41462
identifier_str_mv 203042301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130013564403712