A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41462 |
Resumo: | A embalagem é um instrumento cada vez mais importante para atrair a atenção dos consumidores para o produto. Sendo notória a falta de estudos da perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia e, de forma a contribuir para o planeamento de rebranding e redesign da Saudade Jewels, especificamente a alteração da embalagem, torna-se pertinente compreender a perceção dos consumidores relativamente às embalagens de produtos de joalharia. Para dar resposta ao objetivo desta investigação, que consiste num estudo de caso, realizou-se uma análise documental e recolheram-se dados através de um inquérito por questionário que permitiu obter uma amostra válida de 474 inquiridos. Através do presente estudo foi possível concluir que apesar de a embalagem ser um fator considerado indiferente na compra de produtos de joalharia, as suas caraterísticas são capazes de chamar à atenção do consumidor. Este estudo permitiu ainda identificar quais as funções e elementos das embalagens de produtos de joalharia mais valorizados, avaliar a perceção do consumidor relativamente à atual embalagem da Saudade Jewels, analisar e comparar as embalagens das marcas concorrentes da Saudade Jewels, analisar as embalagens das marcas de referência no setor da joalharia e identificar os requisitos e desejos dos consumidores para uma embalagem de produtos de joalharia em filigrana. O facto deste estudo sobre a perceção do consumidor aplicado às embalagens de produtos de joalharia ser pioneiro, revela a originalidade desta investigação, contribuindo de forma útil para a Saudade Jewels, para as empresas portuguesas de joalharia e para a indústria das embalagens de produtos de joalharia em Portugal. |
id |
RCAP_b34944d7cc0a8ce6473b482a2f87a521 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41462 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade JewelsEmbalagemPerceçãoProdutos de joalhariaConsumidorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA embalagem é um instrumento cada vez mais importante para atrair a atenção dos consumidores para o produto. Sendo notória a falta de estudos da perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia e, de forma a contribuir para o planeamento de rebranding e redesign da Saudade Jewels, especificamente a alteração da embalagem, torna-se pertinente compreender a perceção dos consumidores relativamente às embalagens de produtos de joalharia. Para dar resposta ao objetivo desta investigação, que consiste num estudo de caso, realizou-se uma análise documental e recolheram-se dados através de um inquérito por questionário que permitiu obter uma amostra válida de 474 inquiridos. Através do presente estudo foi possível concluir que apesar de a embalagem ser um fator considerado indiferente na compra de produtos de joalharia, as suas caraterísticas são capazes de chamar à atenção do consumidor. Este estudo permitiu ainda identificar quais as funções e elementos das embalagens de produtos de joalharia mais valorizados, avaliar a perceção do consumidor relativamente à atual embalagem da Saudade Jewels, analisar e comparar as embalagens das marcas concorrentes da Saudade Jewels, analisar as embalagens das marcas de referência no setor da joalharia e identificar os requisitos e desejos dos consumidores para uma embalagem de produtos de joalharia em filigrana. O facto deste estudo sobre a perceção do consumidor aplicado às embalagens de produtos de joalharia ser pioneiro, revela a originalidade desta investigação, contribuindo de forma útil para a Saudade Jewels, para as empresas portuguesas de joalharia e para a indústria das embalagens de produtos de joalharia em Portugal.Gomes, SandraRepositório ComumMartins, Francisca Silva2022-07-26T15:26:16Z2022-07-18T00:00:00Z2022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41462203042301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:45.630609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels |
title |
A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels |
spellingShingle |
A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels Martins, Francisca Silva Embalagem Perceção Produtos de joalharia Consumidor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels |
title_full |
A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels |
title_fullStr |
A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels |
title_full_unstemmed |
A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels |
title_sort |
A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade Jewels |
author |
Martins, Francisca Silva |
author_facet |
Martins, Francisca Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Sandra Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Francisca Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Embalagem Perceção Produtos de joalharia Consumidor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Embalagem Perceção Produtos de joalharia Consumidor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A embalagem é um instrumento cada vez mais importante para atrair a atenção dos consumidores para o produto. Sendo notória a falta de estudos da perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia e, de forma a contribuir para o planeamento de rebranding e redesign da Saudade Jewels, especificamente a alteração da embalagem, torna-se pertinente compreender a perceção dos consumidores relativamente às embalagens de produtos de joalharia. Para dar resposta ao objetivo desta investigação, que consiste num estudo de caso, realizou-se uma análise documental e recolheram-se dados através de um inquérito por questionário que permitiu obter uma amostra válida de 474 inquiridos. Através do presente estudo foi possível concluir que apesar de a embalagem ser um fator considerado indiferente na compra de produtos de joalharia, as suas caraterísticas são capazes de chamar à atenção do consumidor. Este estudo permitiu ainda identificar quais as funções e elementos das embalagens de produtos de joalharia mais valorizados, avaliar a perceção do consumidor relativamente à atual embalagem da Saudade Jewels, analisar e comparar as embalagens das marcas concorrentes da Saudade Jewels, analisar as embalagens das marcas de referência no setor da joalharia e identificar os requisitos e desejos dos consumidores para uma embalagem de produtos de joalharia em filigrana. O facto deste estudo sobre a perceção do consumidor aplicado às embalagens de produtos de joalharia ser pioneiro, revela a originalidade desta investigação, contribuindo de forma útil para a Saudade Jewels, para as empresas portuguesas de joalharia e para a indústria das embalagens de produtos de joalharia em Portugal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-26T15:26:16Z 2022-07-18T00:00:00Z 2022-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41462 203042301 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41462 |
identifier_str_mv |
203042301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130013564403712 |