Reabilitação Estética Anterior Dentosuportada em Cerâmica Pura - Coroas Totais versus Facetas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Ana Rita Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/3277
Resumo: A estética dentária é cada vez mais importante hoje em dia e o seu conceito varia de pessoa para pessoa, pois, é pessoal e subjetivo. Contudo, pode ser alterado devido a referências convencionadas e padronizadas de como um sorriso realmente deve ser, sendo, este conceito, desta forma infuenciado por vários aspectos, tais como a cultura e as condições socio-económicas, entre outros. Os pacientes exigem cada vez mais restaurações dentárias de qualidade, tanto do ponto de vista funcional como estético, o que originou a evolução das cerâmicas na Medicina Dentária. As cerâmicas são conhecidas por proporcionarem uma excelente estética e pela sua biocompatibilidade. Existem vários tipos de cerâmicas no mercado, que constituem possíveis alternativas quando aplicadas apropriadamente e respeitando as suas indicações clínicas. O objetivo deste trabalho é aprofundar o conhecimento no que toca á reabilitação estética anterior dentosuportada em cerâmica pura, numa pesquisa acerca a aplicabilidade estética e funcional das cerâmica odontológicas, na Medicina Dentária, comparando coroas totais e facetas em cerâmica pura. Para esta pesquisa bibliográfica foram pesquisados artigos científicos nas bases de dados PubMED e Google Académico. As facetas cerâmicas são uma alternativa conservadora às coroas cerâmicas totais, tanto a nível de melhorar a aparência estética como a nível funcional no sector dentário anterior. A Reabilitação estética e funcional do sorriso foi introduzida na Medicina Dentária contemporânea, realçando tratamentos mais conservadores como o aumento de coroa clínica, branqueamento dentário, coroas totais em cerâmica e facetas por meio de materiais que simulem as estruturas dentárias. O Médico Dentista pode realizar alterações na cor e forma dos dentes, além de restaurar uma relação harmoniosa com os tecidos periodontais. Estas abordagens devem ser sempre as mais conservadoras possíveis e devem assegurar todos os requisitos estéticos básicos.
id RCAP_b35169b9115ae4ae6db5c24049a483cb
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/3277
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reabilitação Estética Anterior Dentosuportada em Cerâmica Pura - Coroas Totais versus FacetasDentes anterioresEstética DentáriaCerâmica puraFacetas DentáriasFacetas CerâmicasCoroas de revestimento totalCoroas dentáriasCerâmicas dentáriasA estética dentária é cada vez mais importante hoje em dia e o seu conceito varia de pessoa para pessoa, pois, é pessoal e subjetivo. Contudo, pode ser alterado devido a referências convencionadas e padronizadas de como um sorriso realmente deve ser, sendo, este conceito, desta forma infuenciado por vários aspectos, tais como a cultura e as condições socio-económicas, entre outros. Os pacientes exigem cada vez mais restaurações dentárias de qualidade, tanto do ponto de vista funcional como estético, o que originou a evolução das cerâmicas na Medicina Dentária. As cerâmicas são conhecidas por proporcionarem uma excelente estética e pela sua biocompatibilidade. Existem vários tipos de cerâmicas no mercado, que constituem possíveis alternativas quando aplicadas apropriadamente e respeitando as suas indicações clínicas. O objetivo deste trabalho é aprofundar o conhecimento no que toca á reabilitação estética anterior dentosuportada em cerâmica pura, numa pesquisa acerca a aplicabilidade estética e funcional das cerâmica odontológicas, na Medicina Dentária, comparando coroas totais e facetas em cerâmica pura. Para esta pesquisa bibliográfica foram pesquisados artigos científicos nas bases de dados PubMED e Google Académico. As facetas cerâmicas são uma alternativa conservadora às coroas cerâmicas totais, tanto a nível de melhorar a aparência estética como a nível funcional no sector dentário anterior. A Reabilitação estética e funcional do sorriso foi introduzida na Medicina Dentária contemporânea, realçando tratamentos mais conservadores como o aumento de coroa clínica, branqueamento dentário, coroas totais em cerâmica e facetas por meio de materiais que simulem as estruturas dentárias. O Médico Dentista pode realizar alterações na cor e forma dos dentes, além de restaurar uma relação harmoniosa com os tecidos periodontais. Estas abordagens devem ser sempre as mais conservadoras possíveis e devem assegurar todos os requisitos estéticos básicos.2020-03-05T10:13:21Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11816/3277TID:202452441porMaia, Ana Rita Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T14:04:12Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/3277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:58:34.716355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reabilitação Estética Anterior Dentosuportada em Cerâmica Pura - Coroas Totais versus Facetas
title Reabilitação Estética Anterior Dentosuportada em Cerâmica Pura - Coroas Totais versus Facetas
spellingShingle Reabilitação Estética Anterior Dentosuportada em Cerâmica Pura - Coroas Totais versus Facetas
Maia, Ana Rita Soares
Dentes anteriores
Estética Dentária
Cerâmica pura
Facetas Dentárias
Facetas Cerâmicas
Coroas de revestimento total
Coroas dentárias
Cerâmicas dentárias
title_short Reabilitação Estética Anterior Dentosuportada em Cerâmica Pura - Coroas Totais versus Facetas
title_full Reabilitação Estética Anterior Dentosuportada em Cerâmica Pura - Coroas Totais versus Facetas
title_fullStr Reabilitação Estética Anterior Dentosuportada em Cerâmica Pura - Coroas Totais versus Facetas
title_full_unstemmed Reabilitação Estética Anterior Dentosuportada em Cerâmica Pura - Coroas Totais versus Facetas
title_sort Reabilitação Estética Anterior Dentosuportada em Cerâmica Pura - Coroas Totais versus Facetas
author Maia, Ana Rita Soares
author_facet Maia, Ana Rita Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Ana Rita Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Dentes anteriores
Estética Dentária
Cerâmica pura
Facetas Dentárias
Facetas Cerâmicas
Coroas de revestimento total
Coroas dentárias
Cerâmicas dentárias
topic Dentes anteriores
Estética Dentária
Cerâmica pura
Facetas Dentárias
Facetas Cerâmicas
Coroas de revestimento total
Coroas dentárias
Cerâmicas dentárias
description A estética dentária é cada vez mais importante hoje em dia e o seu conceito varia de pessoa para pessoa, pois, é pessoal e subjetivo. Contudo, pode ser alterado devido a referências convencionadas e padronizadas de como um sorriso realmente deve ser, sendo, este conceito, desta forma infuenciado por vários aspectos, tais como a cultura e as condições socio-económicas, entre outros. Os pacientes exigem cada vez mais restaurações dentárias de qualidade, tanto do ponto de vista funcional como estético, o que originou a evolução das cerâmicas na Medicina Dentária. As cerâmicas são conhecidas por proporcionarem uma excelente estética e pela sua biocompatibilidade. Existem vários tipos de cerâmicas no mercado, que constituem possíveis alternativas quando aplicadas apropriadamente e respeitando as suas indicações clínicas. O objetivo deste trabalho é aprofundar o conhecimento no que toca á reabilitação estética anterior dentosuportada em cerâmica pura, numa pesquisa acerca a aplicabilidade estética e funcional das cerâmica odontológicas, na Medicina Dentária, comparando coroas totais e facetas em cerâmica pura. Para esta pesquisa bibliográfica foram pesquisados artigos científicos nas bases de dados PubMED e Google Académico. As facetas cerâmicas são uma alternativa conservadora às coroas cerâmicas totais, tanto a nível de melhorar a aparência estética como a nível funcional no sector dentário anterior. A Reabilitação estética e funcional do sorriso foi introduzida na Medicina Dentária contemporânea, realçando tratamentos mais conservadores como o aumento de coroa clínica, branqueamento dentário, coroas totais em cerâmica e facetas por meio de materiais que simulem as estruturas dentárias. O Médico Dentista pode realizar alterações na cor e forma dos dentes, além de restaurar uma relação harmoniosa com os tecidos periodontais. Estas abordagens devem ser sempre as mais conservadoras possíveis e devem assegurar todos os requisitos estéticos básicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-03-05T10:13:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11816/3277
TID:202452441
url http://hdl.handle.net/20.500.11816/3277
identifier_str_mv TID:202452441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131656433434624