ESG : impacto da perceção dos consumidores no mercado segurador : o caso Fidelidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Diogo Miguel Félix
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41491
Resumo: Cada vez mais, os consumidores exigem empresas com negócios responsáveis e sustentáveis, estando os termos Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e ESG na ordem do dia no mundo empresarial. Assiste-se por parte das empresas à sua incorporação, desenvolvendo estratégias de forma a integrar as preocupações mais atuais aos níveis sociais, ambientais e de governação nas suas atividades e operações. Para além das empresas puderem ajudar a mitigar estas preocupações, os investimentos nestas áreas podem trazer-lhes diversos benefícios. Este estudo pretende analisar qual a perceção dos consumidores sobre estes temas e a importância que têm para os mesmos, aplicando-se a um caso prático sobre a seguradora Fidelidade. Com base num inquérito preparado para este fim, cujas respostas eram anónimas, pretendeu-se medir a perceção atual que os consumidores têm sobre a Fidelidade e estudar as formas de aumentar a sua perceção a futuro.
id RCAP_b35bc5d3198ccc63546128ff72e22fb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41491
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ESG : impacto da perceção dos consumidores no mercado segurador : o caso FidelidadeEmpresas responsáveis e sustentáveisPerceção dos consumidoresResponsabilidade social corporativaSustentabilidadeESGSeguradorasFidelidadeResponsible and sustainable companiesCustomers perceptionCorporate social responsibilitySustainabilityInsurance companiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoCada vez mais, os consumidores exigem empresas com negócios responsáveis e sustentáveis, estando os termos Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e ESG na ordem do dia no mundo empresarial. Assiste-se por parte das empresas à sua incorporação, desenvolvendo estratégias de forma a integrar as preocupações mais atuais aos níveis sociais, ambientais e de governação nas suas atividades e operações. Para além das empresas puderem ajudar a mitigar estas preocupações, os investimentos nestas áreas podem trazer-lhes diversos benefícios. Este estudo pretende analisar qual a perceção dos consumidores sobre estes temas e a importância que têm para os mesmos, aplicando-se a um caso prático sobre a seguradora Fidelidade. Com base num inquérito preparado para este fim, cujas respostas eram anónimas, pretendeu-se medir a perceção atual que os consumidores têm sobre a Fidelidade e estudar as formas de aumentar a sua perceção a futuro.More and more, consumers demand companies with responsible and sustainable businesses, becoming terms such as Corporate Social Responsibility, Sustainability, and ESG a part of day by day of the recent enterprise world. Those are being incorporated by enterprises, which are developing strategies to integrate the most recent concerns at social, environmental and governance levels into their activities and operations. Beyond the fact of companies might be able to mitigate these concerns, investments in these areas can reward them with several benefits. This thesis aims to analyse the perception of consumers on these themes and its importance for them, applying it to a practical case about the insurance company Fidelidade. Based on a survey designed for this purpose, whose answers were anonymous, it was evaluated the current perception that consumers have about Fidelidade, as well as it was studied how to increase their perception in the future.Celeste, Pedro Manuel Amador RodriguesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNeto, Diogo Miguel Félix2023-06-30T08:59:42Z2022-10-202022-092022-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41491TID:203318200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:04Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:10.664549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ESG : impacto da perceção dos consumidores no mercado segurador : o caso Fidelidade
title ESG : impacto da perceção dos consumidores no mercado segurador : o caso Fidelidade
spellingShingle ESG : impacto da perceção dos consumidores no mercado segurador : o caso Fidelidade
Neto, Diogo Miguel Félix
Empresas responsáveis e sustentáveis
Perceção dos consumidores
Responsabilidade social corporativa
Sustentabilidade
ESG
Seguradoras
Fidelidade
Responsible and sustainable companies
Customers perception
Corporate social responsibility
Sustainability
Insurance companies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short ESG : impacto da perceção dos consumidores no mercado segurador : o caso Fidelidade
title_full ESG : impacto da perceção dos consumidores no mercado segurador : o caso Fidelidade
title_fullStr ESG : impacto da perceção dos consumidores no mercado segurador : o caso Fidelidade
title_full_unstemmed ESG : impacto da perceção dos consumidores no mercado segurador : o caso Fidelidade
title_sort ESG : impacto da perceção dos consumidores no mercado segurador : o caso Fidelidade
author Neto, Diogo Miguel Félix
author_facet Neto, Diogo Miguel Félix
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Celeste, Pedro Manuel Amador Rodrigues
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Diogo Miguel Félix
dc.subject.por.fl_str_mv Empresas responsáveis e sustentáveis
Perceção dos consumidores
Responsabilidade social corporativa
Sustentabilidade
ESG
Seguradoras
Fidelidade
Responsible and sustainable companies
Customers perception
Corporate social responsibility
Sustainability
Insurance companies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Empresas responsáveis e sustentáveis
Perceção dos consumidores
Responsabilidade social corporativa
Sustentabilidade
ESG
Seguradoras
Fidelidade
Responsible and sustainable companies
Customers perception
Corporate social responsibility
Sustainability
Insurance companies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Cada vez mais, os consumidores exigem empresas com negócios responsáveis e sustentáveis, estando os termos Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e ESG na ordem do dia no mundo empresarial. Assiste-se por parte das empresas à sua incorporação, desenvolvendo estratégias de forma a integrar as preocupações mais atuais aos níveis sociais, ambientais e de governação nas suas atividades e operações. Para além das empresas puderem ajudar a mitigar estas preocupações, os investimentos nestas áreas podem trazer-lhes diversos benefícios. Este estudo pretende analisar qual a perceção dos consumidores sobre estes temas e a importância que têm para os mesmos, aplicando-se a um caso prático sobre a seguradora Fidelidade. Com base num inquérito preparado para este fim, cujas respostas eram anónimas, pretendeu-se medir a perceção atual que os consumidores têm sobre a Fidelidade e estudar as formas de aumentar a sua perceção a futuro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20
2022-09
2022-10-20T00:00:00Z
2023-06-30T08:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41491
TID:203318200
url http://hdl.handle.net/10400.14/41491
identifier_str_mv TID:203318200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132068561551360