Auto-representação: a impossibilidade do auto-retrato e a impossibilidade de deixar de haver auto-retrato
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7247 |
Resumo: | A presente dissertação orienta-se em torno de um corpo de trabalho prático com enquadramento teórico. Pretende-se explorar as relações existentes nas formas de figurar/representar inerentes ao auto-retrato e a auto-representação. Para tal, apresentamos três projectos subsumidos em reflexões que medeiam as ideias de auto-retrato e auto-representação. Anunciamos, também, as ideias de reflexo sem espelho e duplo, como promessas simbólicas pertencentes à arte de figuração própria. Terminamos com a ideia de que o auto-retrato carece de substanciação e, desta forma, propomos divisas operantes que ajustam o palimpsesto gramatical do auto-retrato sob efeitos de multiplicidade. A raiz deste trabalho é nutrida pelas considerações, de tendência artística, sobre a representação de um eu que é revisto pelo outro. A interacção deve existir para o auto-representado obter consequência, pois o “eu” sem o “outro” carece de unidade. |
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Auto-representação: a impossibilidade do auto-retrato e a impossibilidade de deixar de haver auto-retratoCriação artísticaPsicologia da arteFotografiaAuto-retratosA presente dissertação orienta-se em torno de um corpo de trabalho prático com enquadramento teórico. Pretende-se explorar as relações existentes nas formas de figurar/representar inerentes ao auto-retrato e a auto-representação. Para tal, apresentamos três projectos subsumidos em reflexões que medeiam as ideias de auto-retrato e auto-representação. Anunciamos, também, as ideias de reflexo sem espelho e duplo, como promessas simbólicas pertencentes à arte de figuração própria. Terminamos com a ideia de que o auto-retrato carece de substanciação e, desta forma, propomos divisas operantes que ajustam o palimpsesto gramatical do auto-retrato sob efeitos de multiplicidade. A raiz deste trabalho é nutrida pelas considerações, de tendência artística, sobre a representação de um eu que é revisto pelo outro. A interacção deve existir para o auto-representado obter consequência, pois o “eu” sem o “outro” carece de unidade.The present dissertation is oriented around a body of practical work with a theoretical framework. It is intended to explore the existing relationships in the ways to figure/represent inherent on self-portrait and self-representation. To this end, we present three projects subsumed into reflections that mediate ideas about self-portrait and self-representation. We also announce the ideas of the reflection without mirror and double, as symbolic promises that belong to the art of self-figuration. We ended up with the idea that self-portrait lacks of substantiation, and thus, we propose operating currencies that adjust the palimpsest grammar of the self-portrait under the influence of multiplicity. The root of this work is nourished by considerations, of artistic tendency, on the representation of a self that is reviewed by the other. The interaction should exist for the self-represented to get a consequence, because the "I" without the "other" lacks unity.Universidade de Aveiro2012-03-13T15:43:25Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7247porBarros, Carlos Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:30Zoai:ria.ua.pt:10773/7247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:59.499072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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