Signos de uma ideologia: A fotografia sobre o Brasil na obra ‘O Berço da Desigualdade’, de Sebastião Salgado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Carmem do Nascimento
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souza, Élmano Ricarte de Azevêdo, Nobre, Itamar de Moais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15139
Resumo: Analisa-se oito fotografias produzidas no Brasil, presentes na obra ‘O Berço da Desigualdade’ (2009), cuja autoria é de Sebastião Salgado e Cristovam Buarque. Apresenta-se possibilidades interpretativas dos textos visuais em complementação com os textos escritos. Elege-se a semiótica peirciana, e especificamente a teoria dos interpretantes como alicerce do desenvolvimento metodológico da pesquisa, como também as questões técnicas da linguagem fotográfica. Acredita-se que Sebastião Salgado por meio de suas fotografias, torna proeminente a discussão sobre problemáticas sociais específicas, no sentido de reivindicar pela dignidade, como também pela democracia dos direitos humanos e sociais dos seres fotografados. E ainda, percebe-se a força do interpretante final durante a análise.
id RCAP_b377c8bf0746042b44b0422744f2d54b
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/15139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Signos de uma ideologia: A fotografia sobre o Brasil na obra ‘O Berço da Desigualdade’, de Sebastião SalgadoAnalisa-se oito fotografias produzidas no Brasil, presentes na obra ‘O Berço da Desigualdade’ (2009), cuja autoria é de Sebastião Salgado e Cristovam Buarque. Apresenta-se possibilidades interpretativas dos textos visuais em complementação com os textos escritos. Elege-se a semiótica peirciana, e especificamente a teoria dos interpretantes como alicerce do desenvolvimento metodológico da pesquisa, como também as questões técnicas da linguagem fotográfica. Acredita-se que Sebastião Salgado por meio de suas fotografias, torna proeminente a discussão sobre problemáticas sociais específicas, no sentido de reivindicar pela dignidade, como também pela democracia dos direitos humanos e sociais dos seres fotografados. E ainda, percebe-se a força do interpretante final durante a análise.Universidade de Aveiro2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15139https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15139SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 141-147SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 141-147SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 141-147reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15139https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15139/10441Silva, Ana Carmem do NascimentoSouza, Élmano Ricarte de AzevêdoNobre, Itamar de Moaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:53:28Zoai:proa.ua.pt:article/15139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:50.169483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Signos de uma ideologia: A fotografia sobre o Brasil na obra ‘O Berço da Desigualdade’, de Sebastião Salgado
title Signos de uma ideologia: A fotografia sobre o Brasil na obra ‘O Berço da Desigualdade’, de Sebastião Salgado
spellingShingle Signos de uma ideologia: A fotografia sobre o Brasil na obra ‘O Berço da Desigualdade’, de Sebastião Salgado
Silva, Ana Carmem do Nascimento
title_short Signos de uma ideologia: A fotografia sobre o Brasil na obra ‘O Berço da Desigualdade’, de Sebastião Salgado
title_full Signos de uma ideologia: A fotografia sobre o Brasil na obra ‘O Berço da Desigualdade’, de Sebastião Salgado
title_fullStr Signos de uma ideologia: A fotografia sobre o Brasil na obra ‘O Berço da Desigualdade’, de Sebastião Salgado
title_full_unstemmed Signos de uma ideologia: A fotografia sobre o Brasil na obra ‘O Berço da Desigualdade’, de Sebastião Salgado
title_sort Signos de uma ideologia: A fotografia sobre o Brasil na obra ‘O Berço da Desigualdade’, de Sebastião Salgado
author Silva, Ana Carmem do Nascimento
author_facet Silva, Ana Carmem do Nascimento
Souza, Élmano Ricarte de Azevêdo
Nobre, Itamar de Moais
author_role author
author2 Souza, Élmano Ricarte de Azevêdo
Nobre, Itamar de Moais
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Carmem do Nascimento
Souza, Élmano Ricarte de Azevêdo
Nobre, Itamar de Moais
description Analisa-se oito fotografias produzidas no Brasil, presentes na obra ‘O Berço da Desigualdade’ (2009), cuja autoria é de Sebastião Salgado e Cristovam Buarque. Apresenta-se possibilidades interpretativas dos textos visuais em complementação com os textos escritos. Elege-se a semiótica peirciana, e especificamente a teoria dos interpretantes como alicerce do desenvolvimento metodológico da pesquisa, como também as questões técnicas da linguagem fotográfica. Acredita-se que Sebastião Salgado por meio de suas fotografias, torna proeminente a discussão sobre problemáticas sociais específicas, no sentido de reivindicar pela dignidade, como também pela democracia dos direitos humanos e sociais dos seres fotografados. E ainda, percebe-se a força do interpretante final durante a análise.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15139
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15139
url https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15139
https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15139/10441
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 141-147
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 141-147
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 141-147
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131676781051904