Identidades e expressões de género: trabalho de projeto para famílias de crianças com comportamentos de género não normativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Hugo Rafael da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12528
Resumo: Embora a literatura em Portugal sobre crianças com comportamentos de género não-normativos seja reduzida, o número de pedidos de ajuda de pais e mães tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos anos. Devido a uma pressão por parte da sociedade para que as crianças se comportem de acordo com o sexo que lhes foi atribuído à nascença, muitos pais referem dificuldades e receios acerca da forma como devem apoiar as suas crianças e protege-las do meio social envolvente. Considerando tanto as necessidades das crianças e jovens, como as dos pais, realizou-se uma avaliação de necessidades que contou com a participação de nove jovens LGBT, cinco mães de jovens LGBT, e um pai e uma avó de crianças com comportamentos de género não-normativos. Do ponto de vista metodológico, foi realizado um grupo focal com cinco jovens LGB- e onze entrevistas individuais aos restantes participantes. Procedeu-se a uma análise de conteúdo, após a transcrição das entrevistas, da qual surgiram 13 categorias divididas entre recursos e dificuldades dos jovens e dos pais. Com base nos resultados obtidos desenhou-se um programa de intervenção constituído por dois projetos que visam (i) promover conhecimento e maior sensibilização à comunidade para a educação sobre questões de género e o seu desenvolvimento na infância e adolescência; e (ii) promover a capacitação de pais e mães de crianças com identidades de género distintas, para ajudarem as suas crianças a explorar e afirmar as suas identidades de género.
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spelling Identidades e expressões de género: trabalho de projeto para famílias de crianças com comportamentos de género não normativosIdentidade de géneroPsicologia do comportamentoInfânciaAdolescênciaGénero não-normativoQuestões de géneroGender identityGender nonconformingGender issuesInfancyAdolescenceEmbora a literatura em Portugal sobre crianças com comportamentos de género não-normativos seja reduzida, o número de pedidos de ajuda de pais e mães tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos anos. Devido a uma pressão por parte da sociedade para que as crianças se comportem de acordo com o sexo que lhes foi atribuído à nascença, muitos pais referem dificuldades e receios acerca da forma como devem apoiar as suas crianças e protege-las do meio social envolvente. Considerando tanto as necessidades das crianças e jovens, como as dos pais, realizou-se uma avaliação de necessidades que contou com a participação de nove jovens LGBT, cinco mães de jovens LGBT, e um pai e uma avó de crianças com comportamentos de género não-normativos. Do ponto de vista metodológico, foi realizado um grupo focal com cinco jovens LGB- e onze entrevistas individuais aos restantes participantes. Procedeu-se a uma análise de conteúdo, após a transcrição das entrevistas, da qual surgiram 13 categorias divididas entre recursos e dificuldades dos jovens e dos pais. Com base nos resultados obtidos desenhou-se um programa de intervenção constituído por dois projetos que visam (i) promover conhecimento e maior sensibilização à comunidade para a educação sobre questões de género e o seu desenvolvimento na infância e adolescência; e (ii) promover a capacitação de pais e mães de crianças com identidades de género distintas, para ajudarem as suas crianças a explorar e afirmar as suas identidades de género.Although the existent literature in Portugal about gender nonconforming children is scarce, the number of parents who ask for help has been increasing over the last few years. Due to a pressure from society towards children to conform and act according to their birth assigned sex, many parents report difficulties and fears about how they should support their infants while protecting them from society. Considering the needs of children and youth and the needs of the parents, an assessment of needs was assembled with nine LGBT young people, five mothers of LGBT youth, one dad and one grandmother of gender nonconforming children. From a methodological perspective, one focus group was assembled with five LGB- young people and eleven interviews with the rest of the participants. An analysis on the transcribed interviews was made, from which 13 categories emerged and were divided into two different groups: resources and difficulties of youth and parents. With the obtained results, an intervention program was designed, consisting of two projects, which aim to (i) promote knowledge and awareness to the community about gender issues in infancy and adolescence, and (ii) to promote parental and social skills that will allow these parents to help their children explore and affirm his or her gender identity.2017-03-06T16:13:48Z2016-01-01T00:00:00Z20162016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/12528TID:201328976porRicardo, Hugo Rafael da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:45:53Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:22:01.256203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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