Intervenção psicomotora com pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais na CERCICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19204 |
Resumo: | Este relatório de estágio pretende dar a conhecer toda a atividade desenvolvida pelo estagiário no âmbito do Mestrado de Reabilitação Psicomotora, durante o ano letivo 2017/2018 na instituição CERCICA, mais concretamente no CerMov, prestando apoio a clientes de várias idades. Neste sentido, este documento encontra-se dividido em duas grandes partes: a primeira, dedicada ao enquadramento teórico e que pretende a caracterização da instituição de acolhimento, bem como do diagnóstico principal dos clientes para uma melhor compreensão do mesmo que se pretende repercutido ao nível de boas práticas, terminando com a abordagem da intervenção psicomotora como um dos apoios às pessoas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. A segunda parte retrata toda a prática psicomotora, desde o horário, passando pela progressão da atividade do profissional, os casos e contextos onde interveio, bem como pelo processo de avaliação, entre outros. Será ainda apresentado um estudo de caso, um adulto com Síndrome Rubinstein-Taybi, como exemplo mais pormenorizado de toda a intervenção, estruturada com base nos resultados iniciais. A avaliação final permitiu a análise da evolução do caso, bem como uma reflexão sobre a atividade do estagiário. As atividades extracurriculares serão listadas mesmo antes da conclusão e da reflexão pessoal sobre esta experiência de estágio. |
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Intervenção psicomotora com pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais na CERCICACerMovDificuldade intelectual e desenvolvimentalEstágioIntervenção psicomotoraSíndrome Rubinstein-TaybiCerMovIntellectual and Developmental DisabilityInternshipPsychomotor TherapyRubinstein-Taybi SyndromeDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeEste relatório de estágio pretende dar a conhecer toda a atividade desenvolvida pelo estagiário no âmbito do Mestrado de Reabilitação Psicomotora, durante o ano letivo 2017/2018 na instituição CERCICA, mais concretamente no CerMov, prestando apoio a clientes de várias idades. Neste sentido, este documento encontra-se dividido em duas grandes partes: a primeira, dedicada ao enquadramento teórico e que pretende a caracterização da instituição de acolhimento, bem como do diagnóstico principal dos clientes para uma melhor compreensão do mesmo que se pretende repercutido ao nível de boas práticas, terminando com a abordagem da intervenção psicomotora como um dos apoios às pessoas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. A segunda parte retrata toda a prática psicomotora, desde o horário, passando pela progressão da atividade do profissional, os casos e contextos onde interveio, bem como pelo processo de avaliação, entre outros. Será ainda apresentado um estudo de caso, um adulto com Síndrome Rubinstein-Taybi, como exemplo mais pormenorizado de toda a intervenção, estruturada com base nos resultados iniciais. A avaliação final permitiu a análise da evolução do caso, bem como uma reflexão sobre a atividade do estagiário. As atividades extracurriculares serão listadas mesmo antes da conclusão e da reflexão pessoal sobre esta experiência de estágio.This report aims to present the internship student’ actvitiy, of Psychomotor therapy Master of Faculdade de Motricidade Humana, in CERCICA during the academic year 2017_2018. The intervention took place in CerMov providing psychomotor supports to clients of all ages. This document is organized in two main parts. Firstly, there is a section dedicated to theoretical framework where it will be characterized the: institution; the main and most prevalent diagnosis of clients – Intellectual and Developmental Disability, and the approach of the psychomotor therapy as a support. This literature review allowed a better understanding of the all constructs and was the basis of the practical part. Secondlym it will be presented the internship psychomotor activity, starting from the timetable, student activity’ progression, clients and contexts of intervention, assessment and procedures. A study case – an adult with Rubinstein-Taybi, will be describe as a more detailed example of all intervention, which was based in initial assessment. Final assement results allowed the discussion of data about the case progress as well as the reflection about the student activity. Extra-curricular activities will be list. Final conclusion and a personal reflection about the entire experience ends this reportSantos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dosRepositório da Universidade de LisboaSoares, Bruno Miguel da Silva2020-01-03T14:45:21Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19204TID:202329593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:08.018433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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