Avaliação psicogeriátrica na quarta idade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/9300 |
Resumo: | A procura de explicações para o processo de envelhecimento surgiu com o aumento do envelhecimento demográfico e o aumento da longevidade, o que por sua vez deu origem ao estabelecimento de duas categorias de velhice: os “jovens - idosos”, dos 55 aos 75 anos, e os “idosos – idosos”, com mais de 75 anos. O facto de se viver mais e de se atingir a quarta idade pode trazer consequências negativas. O presente estudo, avaliando um grupo de idosos com mais de setenta e cinco anos, em dois momentos de avaliação, com um interregno de cinco meses, pretendeu analisar se na quarta idade, num curto espaço de tempo, há perdas nas capacidades e competências, diminuindo a funcionalidade dos idosos. O estudo desenvolveu-se com um grupo de idosos do Centro Paroquial de Reboreda, das valências Lar e Centro de Dia. Inicialmente o grupo era constituído por doze elementos funcionais (aquando do primeiro momento de avaliação), acabando no segundo momento de avaliação em dez elementos, devido ao falecimento de dois idosos. Para a avaliação dos idosos foram utilizadas as Escalas de Avaliação Psicogeriátrica (EAP) de Fonseca, et al. (2008). A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que a maioria dos elementos do grupo revelou um desempenho mais fraco a nível cognitivo no segundo momento de avaliação, comprovando assim que, em cinco meses, se verificou um declínio na função cognitiva e consequentemente na funcionalidade. A própria morte de dois dos elementos do grupo, ocorrida entre os dois momentos de avaliação, pode também indicar uma maior vulnerabilidade na quarta idade. O presente estudo permitiu também reforçar a ideia de que os estudos longitudinais são importantes para perceber e explicar o processo de envelhecimento. |
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