Utilização de softwares de controlo de custos no processo de ensino-aprendizagem: gestão de empresas agrícolas e formação dos gestores agrícolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente,Diana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues,Ana Isabel da Costa Natividade, Sardo,Filipe Manuel Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100078
Resumo: Resumo O presente estudo visa avaliar as necessidades de informação das empresas agrícolas, analisar os recursos informáticos disponíveis e discutir a integração destes recursos nos processos de ensino-aprendizagem. Pretende-se contribuir para aprofundar o conhecimento acerca das vantagens da utilização de ferramentas de gestão em ambiente de sala de aula, como via para aumentar a motivação e envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, a maximizar as competências adquiridas e a contribuir para a melhoria da eficiência do tecido empresarial. Numa abordagem exploratória, aplicou-se um questionário a agricultores portugueses, tendo sido obtidas 114 respostas, o qual permitiu validar a importância da utilização de sistemas de informação adequados. Este estudo contribui para a investigação sobre o impacto da utilização das ferramentas de gestão na motivação e sucesso académico dos alunos.
id RCAP_b3ae3a45dca3f8927a364939d6068ff9
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-52632022000100078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de softwares de controlo de custos no processo de ensino-aprendizagem: gestão de empresas agrícolas e formação dos gestores agrícolasGestãoCustosEnsino-AprendizagemEmpresas agrícolasResumo O presente estudo visa avaliar as necessidades de informação das empresas agrícolas, analisar os recursos informáticos disponíveis e discutir a integração destes recursos nos processos de ensino-aprendizagem. Pretende-se contribuir para aprofundar o conhecimento acerca das vantagens da utilização de ferramentas de gestão em ambiente de sala de aula, como via para aumentar a motivação e envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, a maximizar as competências adquiridas e a contribuir para a melhoria da eficiência do tecido empresarial. Numa abordagem exploratória, aplicou-se um questionário a agricultores portugueses, tendo sido obtidas 114 respostas, o qual permitiu validar a importância da utilização de sistemas de informação adequados. Este estudo contribui para a investigação sobre o impacto da utilização das ferramentas de gestão na motivação e sucesso académico dos alunos.CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade2022-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100078População e Sociedade n.37 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100078Valente,DianaRodrigues,Ana Isabel da Costa NatividadeSardo,Filipe Manuel Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:01Zoai:scielo:S2184-52632022000100078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:30.003767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de softwares de controlo de custos no processo de ensino-aprendizagem: gestão de empresas agrícolas e formação dos gestores agrícolas
title Utilização de softwares de controlo de custos no processo de ensino-aprendizagem: gestão de empresas agrícolas e formação dos gestores agrícolas
spellingShingle Utilização de softwares de controlo de custos no processo de ensino-aprendizagem: gestão de empresas agrícolas e formação dos gestores agrícolas
Valente,Diana
Gestão
Custos
Ensino-Aprendizagem
Empresas agrícolas
title_short Utilização de softwares de controlo de custos no processo de ensino-aprendizagem: gestão de empresas agrícolas e formação dos gestores agrícolas
title_full Utilização de softwares de controlo de custos no processo de ensino-aprendizagem: gestão de empresas agrícolas e formação dos gestores agrícolas
title_fullStr Utilização de softwares de controlo de custos no processo de ensino-aprendizagem: gestão de empresas agrícolas e formação dos gestores agrícolas
title_full_unstemmed Utilização de softwares de controlo de custos no processo de ensino-aprendizagem: gestão de empresas agrícolas e formação dos gestores agrícolas
title_sort Utilização de softwares de controlo de custos no processo de ensino-aprendizagem: gestão de empresas agrícolas e formação dos gestores agrícolas
author Valente,Diana
author_facet Valente,Diana
Rodrigues,Ana Isabel da Costa Natividade
Sardo,Filipe Manuel Alves
author_role author
author2 Rodrigues,Ana Isabel da Costa Natividade
Sardo,Filipe Manuel Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente,Diana
Rodrigues,Ana Isabel da Costa Natividade
Sardo,Filipe Manuel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Custos
Ensino-Aprendizagem
Empresas agrícolas
topic Gestão
Custos
Ensino-Aprendizagem
Empresas agrícolas
description Resumo O presente estudo visa avaliar as necessidades de informação das empresas agrícolas, analisar os recursos informáticos disponíveis e discutir a integração destes recursos nos processos de ensino-aprendizagem. Pretende-se contribuir para aprofundar o conhecimento acerca das vantagens da utilização de ferramentas de gestão em ambiente de sala de aula, como via para aumentar a motivação e envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, a maximizar as competências adquiridas e a contribuir para a melhoria da eficiência do tecido empresarial. Numa abordagem exploratória, aplicou-se um questionário a agricultores portugueses, tendo sido obtidas 114 respostas, o qual permitiu validar a importância da utilização de sistemas de informação adequados. Este estudo contribui para a investigação sobre o impacto da utilização das ferramentas de gestão na motivação e sucesso académico dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100078
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv População e Sociedade n.37 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554234538721280