Otimização de percursos de fiscalização apeada de estacionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Reinaldo da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13163
Resumo: Mestrado em Decisão Económica e Empresarial
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spelling Otimização de percursos de fiscalização apeada de estacionamentoEstacionamentoFiscalização de estacionamentoAgentes de fiscalização de estacionamentoProblemas com procura nos arcosHeurísticas.Street ParkingStreet Parking EnforcementParking Enforcement OfficersArc Routing ProblemHeuristicsMestrado em Decisão Económica e EmpresarialA EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M. S.A., é a entidade pública responsável pela gestão e fiscalização do estacionamento tarifado no município de Lisboa. Devido à crescente procura de estacionamento, a EMEL pretende que os seus Agentes de Fiscalização de Estacionamento (AFE) estejam presentes onde são mais necessários. A necessidade de fiscalização de um segmento de rua é determinada por um índice, designado por criticidade, que varia consoante a hora do dia. A criticidade depende de um conjunto de fatores, tais como, o tipo de tarifa aplicada, histórico de denúncias emitidas e tipo de infrações cometidas. Dada a complexidade da dinâmica de estacionamento na cidade, a EMEL pretende um procedimento automático para construir percursos diários para cada AFE. Sendo que os percursos devem respeitar as limitações horárias dos turnos de cada AFE, e garantir que um segmento não é fiscalizado mais do que uma vez durante duas horas consecutivas. Este problema é formulado numa rede orientada, onde os nós representam cruzamentos ou entroncamentos e os arcos representam segmentos ou ligações sem estacionamento tarifado (conetores). A cada arco está associado um benefício (criticidade), assim como um tempo de deslocação. Alguns arcos têm ainda associado um tempo de fiscalização. O objetivo do problema é determinar percursos de fiscalização para cada AFE maximizando uma função que representa a criticidade total. São propostas heurísticas, uma construtiva e duas melhorativas, que retornam percursos diários para cada um dos AFE. Serão também apresentados e comentados os resultados das heurísticas propostas.EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M. S.A., is a company owned by the Municipality of Lisbon who is in charge to manage and supervise on-street parking in the city. With the increasing demand for street parking, EMEL has the challenge of allocating efficiently the parking enforcement officers (PEO) assigned to on-street parking enforcement. The need of enforcement in each street segment is measured by an index named criticality, which vary with the hour of the day. The criticality depends on the type of fee applied on the area, historic of fines issued, type of infringement, among others. Due to the complexity of on-street parking in the city, EMEL aims at determining an automatic procedure to construct daily routes for each PEO. The daily routes must satisfy the PEO work schedules, not allowing a street segment to be supervised more than once on two following hours. The problem is formulated in a network where nodes represent street intersections and arcs represent street segments between intersections. Each arc has a benefit (the criticality) associated, and a traversing time. For some arcs an enforcement time is also considered if it is traversed with supervision. The objective is to maximize a function that represents the sum of criticality of the selected routes. In this study, a constructive heuristic and two improvement heuristics which return a daily route for each PEO are proposed. Computational results from experiments carried out on real data based instances will be presented.Instituto Superior de Economia e GestãoMoz, Maria MargaridaRibeiro, João AlmeidaRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Reinaldo da Silva2017-02-10T14:03:00Z2016-102016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13163porFerreira, Reinaldo da Silva (2016). "Otimização de percursos de fiscalização apeada de estacionamento". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:11.332056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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