Estilos de humor e tipos de personalidade na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casado, Ana Carolina Catarino Lopes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29625
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_b3bb228abe9611294fd2af7defd78fbb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29625
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos de humor e tipos de personalidade na publicidadeEstilos de HumorTipos de PersonalidadePublicidadeHumorCaracterísticas psicológicasHumor StylesPersonality TypesAdvertisementHumorPersonality TraitsMestrado Bolonha em MarketingEste estudo pretende aferir a influência das caraterísticas pessoais e de personalidade no uso dos diferentes estilos de humor, ou seja, verificar as possíveis associações entre traços de personalidade, estilos de humor e a sua contribuição para uma resposta mais eficaz na mensagem publicitária. A relevância deste estudo centra-se na criação de estratégias mais adequadas, personalizadas, mais eficazes para atingir o público-alvo, tendo por base a análise das ligações entre os conceitos acima referidos. Para atingir o objetivo proposto, a presente dissertação baseia-se numa pesquisa, design método de origem quantitativa, com uma abordagem dedutiva. Já a estratégia adotada refere-se ao método de inquéritos. O estudo foi desenvolvido com base num questionário de estilos de humor e o NEO-FFI, os quais foram submetidos a uma amostra da população estudantil que dominava a língua portuguesa, com uma amostragem não probabilística simples por conveniência e um pré-teste com 12 respostas. Concluindo, estatisticamente não existe uma relação significativa entre os estilos de humor e tipos de personalidade. Parece-nos que determinado estilo de humor não é exclusivo de determinado perfil e que diferentes traços de personalidade podem refletir distintas formas de humor. A primeira limitação deste estudo é o número baixo de contribuições, ou seja, o tamanho e representatividade da amostra, uma vez que, o período em que questionário esteve disponível foi em época de férias escolares. A segunda limitação é a alteração de uma escala: no questionário foi feita uma alteração na escala passando o questionário dos estilos de humor para uma escala de 5 pontos de likert, por conveniência. Para futura investigação seria interessante ligar o estilo de humor com as diferentes áreas da publicidade, avaliando nomeadamente se diferentes estilos de comunicação publicitários podem ser mais eficientes para chegar a targets com diferentes estilos de humor e traços de personalidade.The aim of this study was to deepen our knowledge of humor and advertising. The intention was to assess the influence of personal and personality characteristics on the use of different styles of humor, to verify the possible associations between personality traits, styles of humor and their contribution to a more effective response to advertising messages. The relevance of this study is to enable the creation of more appropriate, personalized, and effective strategies to reach the target audience, based on the analysis of the links between the concepts mentioned above. To achieve the proposed objective, this dissertation is based on a method research design of quantitative origin, with a deductive approach, while the strategy adopted refers to the survey method. The study was developed by a questionnaire on humor styles and the NEO-FFI was submitted to the sample of university student’s population living in Portugal, with a simple non-probabilistic convenience sample. Before that, the questionnaire was pretest with 12 people. In conclusion, statistically there is no significant relationship between humor styles and personality types. Contrary to expectations, the results found no significant relation between humor types and personality traits. The main limitation of this study focused on the low number of contributions in this study, since the time frame for the application of the questionnaire coincided with the school holidays. The second limitation, in the application of the questionnaire was for convenience. For future research, it would be interesting to link the humor styles with the different areas of advertisement, assessing whether different advertising communication styles can be more effective in reaching targets with different humor styles and personality traits.Instituto Superior de Economia e GestãoChagas, José TrindadeRepositório da Universidade de LisboaCasado, Ana Carolina Catarino Lopes2023-102023-10-01T00:00:00Z2024-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29625porCasado, Ana Carolina Catarino Lopes (2023). “Estilos de humor e tipos de personalidade na publicidade”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T01:32:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:43.029351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de humor e tipos de personalidade na publicidade
title Estilos de humor e tipos de personalidade na publicidade
spellingShingle Estilos de humor e tipos de personalidade na publicidade
Casado, Ana Carolina Catarino Lopes
Estilos de Humor
Tipos de Personalidade
Publicidade
Humor
Características psicológicas
Humor Styles
Personality Types
Advertisement
Humor
Personality Traits
title_short Estilos de humor e tipos de personalidade na publicidade
title_full Estilos de humor e tipos de personalidade na publicidade
title_fullStr Estilos de humor e tipos de personalidade na publicidade
title_full_unstemmed Estilos de humor e tipos de personalidade na publicidade
title_sort Estilos de humor e tipos de personalidade na publicidade
author Casado, Ana Carolina Catarino Lopes
author_facet Casado, Ana Carolina Catarino Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chagas, José Trindade
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Casado, Ana Carolina Catarino Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de Humor
Tipos de Personalidade
Publicidade
Humor
Características psicológicas
Humor Styles
Personality Types
Advertisement
Humor
Personality Traits
topic Estilos de Humor
Tipos de Personalidade
Publicidade
Humor
Características psicológicas
Humor Styles
Personality Types
Advertisement
Humor
Personality Traits
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
2024-06-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29625
url http://hdl.handle.net/10400.5/29625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Casado, Ana Carolina Catarino Lopes (2023). “Estilos de humor e tipos de personalidade na publicidade”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136434395807744