Utilização das tecnologias de informação e comunicação no apoio ao desenvolvimento da leitura e escrita funcionais em alunos com paralisia cerebral e deficiência mental do 2º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veigas, Maria Fernanda Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2964
Resumo: A evolução das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) veio revolucionar a nossa sociedade e, consequentemente, os hábitos de vida das novas gerações. Esta geração digital necessita de encontrar na escola um espaço de aprendizagem onde diferentes recursos, entre eles os digitais, motivem e estimulem cada vez mais a construção de conhecimento. Neste sentido, este projeto teve por objectivo principal observar os efeitos do uso das tecnologias da informação e comunicação em alunos com Deficiência Mental e Paralisia Cerebral no que se refere ao processo de aquisição da leitura e escrita funcionais. O estudo integrou, como amostra, dois alunos com 12 anos, matriculados no 2º. Ciclo do Ensino Básico duma escola EB 2/3. A metodologia mais adequada a esta investigação é o Estudo de Caso. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante, pois tornamo-nos professores investigadores no contexto de sala de aula durante o projeto. Além disso, foram utilizados entrevistas informais, avaliação pedagógica personalizada feita antes e após a nossa intervenção e os produtos do trabalho dos alunos para completar e aprofundar os dados necessários a uma análise mais precisa. Os resultados demonstraram uma motivação crescente manifestada na participação dos alunos ao longo de todo o projeto tendo o uso do software contribuído para aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. A análise revelou igualmente a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se mais autonomia e responsabilidade por parte dos alunos, aumentou o interesse e empenho na resolução das tarefas propostas. Assim, verificou-se uma evolução no processo das aprendizagens com uma monitorização das mesmas através da avaliação do desempenho na atividade e participação. Por estas razões defende-se a utilização das TIC, nomeadamente o uso de software educativo, neste caso o Processador de Texto, o Hot Potatoes e o QuizFaber, como geradores de motivação e em consequência facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, e essenciais para estas novas gerações.
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Ciclo do Ensino Básico duma escola EB 2/3. A metodologia mais adequada a esta investigação é o Estudo de Caso. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante, pois tornamo-nos professores investigadores no contexto de sala de aula durante o projeto. Além disso, foram utilizados entrevistas informais, avaliação pedagógica personalizada feita antes e após a nossa intervenção e os produtos do trabalho dos alunos para completar e aprofundar os dados necessários a uma análise mais precisa. Os resultados demonstraram uma motivação crescente manifestada na participação dos alunos ao longo de todo o projeto tendo o uso do software contribuído para aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. A análise revelou igualmente a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se mais autonomia e responsabilidade por parte dos alunos, aumentou o interesse e empenho na resolução das tarefas propostas. Assim, verificou-se uma evolução no processo das aprendizagens com uma monitorização das mesmas através da avaliação do desempenho na atividade e participação. Por estas razões defende-se a utilização das TIC, nomeadamente o uso de software educativo, neste caso o Processador de Texto, o Hot Potatoes e o QuizFaber, como geradores de motivação e em consequência facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, e essenciais para estas novas gerações.The development of the new Information and Communication Technologies (ICT) has revolutionized our society and, consequently, the younger generation’s living habits. This digital generation needs to find a learning space in the school where different resources, including digital ones, motivate and encourage even more to construct knowledge. Thus, this project aimed to evaluate the educational effects on students with mental retardation and cerebral palsy, in relation to the acquisition of functional reading and writing skills, through an approach based on Information and Communication Technologies. The study included, as a sample, two students from Second Cycle of Basic Education, aged 12 years. The most appropriate methodology for this research is the Case Study. The study focused on a limited time and space, having the participant observation as the primary instrument for data collection, when we become teacher researchers in the context of the classroom during the project. In addition, we used informal interviews and the products of students' work to complete and develop the data needed for a more precise analysis. The results demonstrated an intrinsic motivation manifested by the active participation of pupils throughout the project, once the use of the software has contributed to a more motivating, challenging and meaningful learning. The analysis also showed the importance of the teacher's role as a mediator in the teaching-learning process. There was more autonomy and responsibility from the students, an increased interest and commitment to solve the proposed tasks. Accordingly, we can say there has been an evolution in the learning process, monitored by assessing the performance and participation in the activity. For these reasons the use of ICT is defended, specifically the use of educational software, in this case the MS Word, the Hot Potatoes and the QuizFaber tools as simplifiers and encouragers of the teaching-learning process, and essential for these new generations.2014-02-18T10:53:59Z2014-02-18T00:00:00Z2014-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2964porVeigas, Maria Fernanda Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:26Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:05.566821Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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