Aquisição e erosão no desenvolvimento linguístico de falantes bilingues em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calossa, Bernardino Valente
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61592
Resumo: Dissertação de mestrado em Portugês Língua Não Materna, Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (L2)
id RCAP_b3c0f278143186e8e2da02c8cb087705
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aquisição e erosão no desenvolvimento linguístico de falantes bilingues em AngolaAcquisition and erosion in the linguistic development of bilingual speakers in AngolaAquisição linguísticaBilinguismoErosãoFormação do pluralPortuguêsUmbunduBilingualismErosionLinguistic acquisitionPlural formationPortugueseHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Portugês Língua Não Materna, Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (L2)Neste estudo, analisamos os efeitos da exposição linguística sobre a competência bilingue (português – umbundu) de crianças angolanas em idade escolar. Na pesquisa, avaliamos a capacidade de falantes bilingues, que se encontram em diferentes estádios de desenvolvimento linguístico, formarem o plural dos nomes, de modo a perceber se (i) o desenvolvimento linguístico ocorre de forma proporcional nas duas línguas, ou (ii) se há erosão numa das línguas (em particular, na língua da família) resultante do desequilíbrio do grau de exposição linguística, após a entrada na escola, onde se fala unicamente o português. Através de um questionário adaptado do Bilingual Language Profile (Birdsong et al, 2012) selecionamos uma amostra de 28 alunos bilingues, sendo 14 da 3ª classe (7,6 anos de idade, em média) e 14 da 9ª classe (16 aos de idade, em média) e outros 28 alunos monolingues das mesmas classes, que serviram de grupo de controlo. Os participantes foram submetidos a uma tarefa lúdica de produção oral induzida por imagens, “O Jogo da Memória”. Os resultados mostram diferenças significativas entre os alunos que se encontram na 3ª classe e os que frequentam a 9ª classe no que respeita à formação do plural em ambas as línguas. Os alunos mais novos (3ª classe) têm mais dificuldades em formar o plural em português, sobretudo em situações em que têm de aplicar regras particulares (por exemplo, substituir -ão por -ões), comparativamente ao umbundu, língua que forma o plural pela mudança de classes nominais. No grupo de alunos mais velhos (9ª classe), há uma tendência deste quadro se inverter, isto é, os alunos apresentam mais dificuldades na formação do plural em umbundu. Apesar de não se tratar de um estudo longitudinal, os dados sugerem que a alteração do grau de exposição linguística, como consequência da escolarização em português, pode ter contribuído para esta inversão de competências, o que nos leva a inferir que a língua da família é vulnerável a efeitos de erosão.In this study, we analyzed the effects of language exposure on bilingual competence (Portuguese - Umbundu) of Angolan children at school age. In particular, we evaluate the ability of bilingual speakers, who are at different stages of linguistic development, to form the plural of nouns, in order to understand if (i) linguistic development occurs proportionally in both languages , or (ii) if there is attrition in one of the languages (in particular, the family language ) as consequence of unbalanced language exposure, after entering school, where only Portuguese is spoken. Through a questionnaire adapted from the Bilingual Language Profile (Birdsong et al, 2012) we selected a sample of 28 bilingual students, 14 from the 3rd class (mean age 7,6 in overage) and 14 from the 9th grade (mean age 16 in overage) and 28 other monolingual students in the same classes, who served as the control group. Participants were subjected to an elicited oral production task, based on "The Memory Game”. The results show significant differences between the younger students (who are in the 3rd class) and those who attend the 9th grade with respect to plural marking. The first group has more difficulties in marking the plural in Portuguese, especially when they have to apply particular rules (e.g. replace -ão for -ões), compared to umbundu, where the plural is produced by the change of nominal classes. In the group of the older students this situation inverts. Although this is not a longitudinal study, we may conclude that the change in the degree of language exposure has contributed to this reversal of competences, which leads us to infer that the family language is vulnerable to effects of attrition.Flores, CristinaUniversidade do MinhoCalossa, Bernardino Valente20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61592por202285170info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:49.595801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição e erosão no desenvolvimento linguístico de falantes bilingues em Angola
Acquisition and erosion in the linguistic development of bilingual speakers in Angola
title Aquisição e erosão no desenvolvimento linguístico de falantes bilingues em Angola
spellingShingle Aquisição e erosão no desenvolvimento linguístico de falantes bilingues em Angola
Calossa, Bernardino Valente
Aquisição linguística
Bilinguismo
Erosão
Formação do plural
Português
Umbundu
Bilingualism
Erosion
Linguistic acquisition
Plural formation
Portuguese
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Aquisição e erosão no desenvolvimento linguístico de falantes bilingues em Angola
title_full Aquisição e erosão no desenvolvimento linguístico de falantes bilingues em Angola
title_fullStr Aquisição e erosão no desenvolvimento linguístico de falantes bilingues em Angola
title_full_unstemmed Aquisição e erosão no desenvolvimento linguístico de falantes bilingues em Angola
title_sort Aquisição e erosão no desenvolvimento linguístico de falantes bilingues em Angola
author Calossa, Bernardino Valente
author_facet Calossa, Bernardino Valente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cristina
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Calossa, Bernardino Valente
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição linguística
Bilinguismo
Erosão
Formação do plural
Português
Umbundu
Bilingualism
Erosion
Linguistic acquisition
Plural formation
Portuguese
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Aquisição linguística
Bilinguismo
Erosão
Formação do plural
Português
Umbundu
Bilingualism
Erosion
Linguistic acquisition
Plural formation
Portuguese
Humanidades::Línguas e Literaturas
description Dissertação de mestrado em Portugês Língua Não Materna, Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (L2)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/61592
url http://hdl.handle.net/1822/61592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202285170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133010801459200