Processos de auto-regulação da aprendizagem: impacto de váriáveis académicas e sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Marta Alexandra dos Santos Neves de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7240
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia Escolar
id RCAP_b3c28bb710270e4c0e349675669b9de8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos de auto-regulação da aprendizagem: impacto de váriáveis académicas e sociaisAprendizagem auto-reguladoraAuto-eficáciaInstrumentalidadeGéneroRendimento escolarSelf-regulated learningSelf-efficacyInstrumentalityGenderAcademic37.015.3Dissertação de Mestrado em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia EscolarCom esta dissertação pretende-se contribuir para alargar o conhecimento das relações existentes entre a auto-regulação da aprendizagem, a percepção de auto-eficácia para auto-regular a aprendizagem, a percepção de instrumentalidade dos processos de autoregulação da aprendizagem, a sua influência no sucesso académico e analisar a influência de variáveis relacionadas, como o sexo, o ano de escolaridade e as habilitações escolares dos pais, em alunos e alunas do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Após a revisão da literatura assumimos a teoria sociocognitiva como marco teórico subjacente a este trabalho (Bandura, 1997; Rosário, 2004; Schunk, 2001; Zimmerman, 2000a). Na avaliação foram utilizados os instrumentos: FDPA (Ficha de dados pessoais e sócio-demográficos dos alunos e alunas); IPAA (Inventário de Processos de Autoregulação da Aprendizagem); Questionário da Percepção de Auto-eficácia para Autoregular; Questionário da Percepção de Instrumentalidade da Auto-regulação da Aprendizagem. O estudo empírico realizado contemplou 1310 participantes de escolas dos distritos de Braga e Porto. Os resultados obtidos confirmam que o terceiro e o quarto intrumentos nomeados mostram ser adequados para avaliarem, respectivamente, a autoeficácia percebida pelos alunos e alunas para auto-regularem a sua aprendizagem e a instrumentalidade percebida pelos alunos e alunas dos processo de auto-regulação da aprendizagem. Revelaram ainda que em média os e as participantes deste estudo possuem percepções de auto-eficácia para auto-regular e perfis auto-regulatórios mais deprimidos do 7.º para o 9.º ano de escolaridade, manifestando as raparigas, no entanto, um perfil mais auto-regulado e percepções de auto-eficácia para auto-regular mais fortes do que os rapazes. Relativamente à instrumentalidade, assiste-se a um ligeiro aumento das percepções de instrumentalidade da auto-regulação da aprendizagem do 7.º para o 9.º ano de escolaridade, ainda que este não se mostre significativo. Verificou-se também que são as raparigas que apresentam níveis superiores de rendimento académico, quer em Língua Portuguesa quer em Matemática, embora nesta última as diferenças não sejam significativas. O rendimento académico, assim como as habilitações escolares dos pais associam-se positiva e significativamente com a auto-regulação da aprendizagem, a percepção de auto-eficácia para auto-regular e a percepção de instrumentalidade dos processos de auto-regulação da aprendizagem. Existe uma correlação positiva entre a auto-regulação da aprendizagem, as crenças de auto-eficácia para auto-regular a aprendizagem e a percepção de instrumentalidade da auto-regulação. Considera-se relevante que futuras investigações procurem compreender melhor os factores que condicionam o incremento da auto-regulação dos alunos e alunas, no nosso país, de modo a promover de forma efectiva e equitativa a auto-regulação da aprendizagem ao longo da escolaridade junto de alunas e alunos, e, consequentemente, o sucesso educativo.relationships between self-regulated learning, the perception of self-efficacy for selfregulated learning, the perception of instrumentality of self-regulated learning, its influence in academic achievement and analyse the influence of related variables such as gender, academic achievement and parents qualifications of students from 7th to 9th grade (Portuguese compulsory education). Sociocognitive theory (Bandura, 1997, Schunk, 2001, Zimmerman, 2000a) was the framework of this research. For assessment we used the following instruments: FDPA (Sociodemografic data file), IPAA (Self-regulated learning processes questionnaire), Self-efficacy for self-regulate questionnaire; Instrumentality for self-regulate learning processes questionnaire. These empirical made included 1310 participants from schools of the Braga and Porto districts. The results confirmed that the 3rd and 4th instruments used showed to be suitable to measure students perceived self-efficacy for self-regulated learning, and students perceived instrumentality of self-regulated learning, respectively. Concerning instrumentality, there is a small increase of self-regulation learning instrumentality perception from 7th to 9th grade, although it is not very significant. The results also stress that, on average, the participants report weaker self-efficacy for selfregulate and were less self-regulated from 7th to 9th grade, girls reported, however, stronger self-efficacy for self-regulated learning and were more self-regulated than boys. It was shown that girls demonstrated higher academic achievement on Portuguese Language and Mathematics, although in the later the differences are not significant. Academic achievement, as well as parents qualifications, are positively and significantly associated with self-regulated learning, self-efficacy for self-regulate and instrumentality of self-regulation. There is a positive correlation between the self-regulation learning and the beliefs of self-efficacy for self regulate and the perception of instrumentality of self-regulated learning. It’s considered relevant for future researches to try to better understand the factors that limit the increase of Portuguese students self-regulation, as a mean to increase in a effective and equitably way the self-regulation of learning throughout schooling among male and female students.Rosário, PedroSaavedra, LuísaUniversidade do MinhoCastro, Marta Alexandra dos Santos Neves de2007-07-162007-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:48.400090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos de auto-regulação da aprendizagem: impacto de váriáveis académicas e sociais
title Processos de auto-regulação da aprendizagem: impacto de váriáveis académicas e sociais
spellingShingle Processos de auto-regulação da aprendizagem: impacto de váriáveis académicas e sociais
Castro, Marta Alexandra dos Santos Neves de
Aprendizagem auto-reguladora
Auto-eficácia
Instrumentalidade
Género
Rendimento escolar
Self-regulated learning
Self-efficacy
Instrumentality
Gender
Academic
37.015.3
title_short Processos de auto-regulação da aprendizagem: impacto de váriáveis académicas e sociais
title_full Processos de auto-regulação da aprendizagem: impacto de váriáveis académicas e sociais
title_fullStr Processos de auto-regulação da aprendizagem: impacto de váriáveis académicas e sociais
title_full_unstemmed Processos de auto-regulação da aprendizagem: impacto de váriáveis académicas e sociais
title_sort Processos de auto-regulação da aprendizagem: impacto de váriáveis académicas e sociais
author Castro, Marta Alexandra dos Santos Neves de
author_facet Castro, Marta Alexandra dos Santos Neves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, Pedro
Saavedra, Luísa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Marta Alexandra dos Santos Neves de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem auto-reguladora
Auto-eficácia
Instrumentalidade
Género
Rendimento escolar
Self-regulated learning
Self-efficacy
Instrumentality
Gender
Academic
37.015.3
topic Aprendizagem auto-reguladora
Auto-eficácia
Instrumentalidade
Género
Rendimento escolar
Self-regulated learning
Self-efficacy
Instrumentality
Gender
Academic
37.015.3
description Dissertação de Mestrado em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia Escolar
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-16
2007-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/7240
url http://hdl.handle.net/1822/7240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132578305802240