Principais propriedades dos revestimentos do sistema TIALVN depositados como monocamada e multicamada e análise do seu comportamento ao desgaste durante fresagem de INCONEL 718

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, João Afonso Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23200
Resumo: O constante crescimento da indústria aeroespacial tem vindo a ser possível devido ao desenvolvimento e implementação de materiais capazes de resistir às solicitações de serviço de diferentes componentes. As ligas de níquel (Ni) são dos materiais mais utilizados nesta indústria, no entanto, possuem uma baixa maquinabilidade, o que apresenta um desafio ao seu processamento. O desenvolvimento de técnicas que melhorem a maquinabilidade destas ligas, permitindo tempos de processamento menores e tempos de vida das ferramentas maiores, é fundamental e, por isso, tem sido um ponto de interesse e estudo. Dentro das técnicas estudadas, o desenvolvimento e a aplicação de revestimentos são das áreas mais desenvolvidas, como é o caso dos revestimentos de Nitreto de titânio e alumínio (TiAlN), os quais têm sido alvo de estudo relativamente à introdução de elementos de dopagem na sua composição. Estes revestimentos dopados mostram potencial, como é o caso dos revestimentos do sistema de Nitreto de titânio, vanádio e silício (TiAlVN), e, portanto, torna-se pertinente a realização de estudos na área de maquinagem que comprovem a sua utilidade na maquinagem de ligas difíceis de maquinar. Neste estudo foram depositados dois revestimentos diferentes do sistema de TiAlN dopados com vanádio, um monocamada (TiAlVN) e uma multicamada (TiAlN/TiALVN). Os revestimentos produzidos foram analisados quanto à sua composição química, morfologia, propriedades mecânicas e resistência à oxidação. Foram também testadas ferramentas de corte, revestidas com estes filmes na fresagem de Inconel 718, para avaliar o seu desempenho durante a maquinagem. Durante os ensaios de maquinagem foram variados o comprimento de corte e o avanço das ferramentas. Os resultados das análises foram comparados de modo a determinar qual o revestimento mais eficaz e qual a influência do avanço e do comprimento de corte no desempenho da ferramenta. Ambos os revestimentos produzidos apesentam uma composição química estequiométrica e uma morfologia e estrutura semelhante. Observou-se que o revestimento multicamada teve um melhor desempenho nos ensaios de oxidação, devido à sua arquitetura e menor quantidade de vanádio. Nos ensaios de maquinagem observou-se uma relação entre os parâmetros de corte, o desgaste da ferramenta e a rugosidade superficial, sendo que quanto mais agressivos os parâmetros, maior o desgaste e, consequentemente, a rugosidade superficial. A única exceção foram os ensaios realizados a F150 e 15 m de comprimento de corte, nos quais se observou uma diminuição, tanto no desgaste das ferramentas como na rugosidade superficial da peça, possivelmente pela formação, durante condições de corte mais severas e prolongadas de V2O5que lubrifica o contacto. Concluiu-se, também, que as ferramentas revestidas pelo revestimento monocamada apresentam melhor desempenho do que as ferramentas revestidas pelo revestimento multicamada, devido a uma dureza superior e maior quantidade de vanádio. Os mecanismos de desgaste identificados foram semelhantes em todas as ferramentas, sendo que o mecanismo de desgaste principal é o desgaste abrasivo com algum desgaste adesivo.
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Dentro das técnicas estudadas, o desenvolvimento e a aplicação de revestimentos são das áreas mais desenvolvidas, como é o caso dos revestimentos de Nitreto de titânio e alumínio (TiAlN), os quais têm sido alvo de estudo relativamente à introdução de elementos de dopagem na sua composição. Estes revestimentos dopados mostram potencial, como é o caso dos revestimentos do sistema de Nitreto de titânio, vanádio e silício (TiAlVN), e, portanto, torna-se pertinente a realização de estudos na área de maquinagem que comprovem a sua utilidade na maquinagem de ligas difíceis de maquinar. Neste estudo foram depositados dois revestimentos diferentes do sistema de TiAlN dopados com vanádio, um monocamada (TiAlVN) e uma multicamada (TiAlN/TiALVN). Os revestimentos produzidos foram analisados quanto à sua composição química, morfologia, propriedades mecânicas e resistência à oxidação. Foram também testadas ferramentas de corte, revestidas com estes filmes na fresagem de Inconel 718, para avaliar o seu desempenho durante a maquinagem. Durante os ensaios de maquinagem foram variados o comprimento de corte e o avanço das ferramentas. Os resultados das análises foram comparados de modo a determinar qual o revestimento mais eficaz e qual a influência do avanço e do comprimento de corte no desempenho da ferramenta. Ambos os revestimentos produzidos apesentam uma composição química estequiométrica e uma morfologia e estrutura semelhante. Observou-se que o revestimento multicamada teve um melhor desempenho nos ensaios de oxidação, devido à sua arquitetura e menor quantidade de vanádio. Nos ensaios de maquinagem observou-se uma relação entre os parâmetros de corte, o desgaste da ferramenta e a rugosidade superficial, sendo que quanto mais agressivos os parâmetros, maior o desgaste e, consequentemente, a rugosidade superficial. A única exceção foram os ensaios realizados a F150 e 15 m de comprimento de corte, nos quais se observou uma diminuição, tanto no desgaste das ferramentas como na rugosidade superficial da peça, possivelmente pela formação, durante condições de corte mais severas e prolongadas de V2O5que lubrifica o contacto. Concluiu-se, também, que as ferramentas revestidas pelo revestimento monocamada apresentam melhor desempenho do que as ferramentas revestidas pelo revestimento multicamada, devido a uma dureza superior e maior quantidade de vanádio. Os mecanismos de desgaste identificados foram semelhantes em todas as ferramentas, sendo que o mecanismo de desgaste principal é o desgaste abrasivo com algum desgaste adesivo.The constant growth of the aerospace industry is accompanied by the development and implementation of materials capable of withstanding service requests from different components. Nickel alloys are one of the most used materials in this industry, however, they have low machinability, which presents a challenge to their processing. The development of techniques that improve the machinability of these alloys, allowing shorter processing times and longer tool lifetimes is fundamental and, therefore, has been a point of interest and study. Within the tested techniques, the development and application of coatings are one of the most developed areas, as is the case of TiAlN coatings, which have been the subject of studies regarding the introduction of doping elements in their composition. These doped coatings show potential, as is the case of the TiAlVN system, and therefore, it is pertinent to carry out studies around machining that prove their usefulness in the machining of difficult-to-machine alloys. A comparative study was carried out on milling Inconel 718. In this study, two types of milling cutters with different coatings were tested. The tested coatings were TiAlVN monolayer and TiAlVN multilayer, deposited by Direct Current Magnetron Sputtering (dc MS). To characterize the coatings, they were analyzed for their chemical composition, morphology, mechanical properties, and oxidation resistance. During the machining tests, the cutting length and the tool feed were varied. After the tests, the surface roughness produced and tool wear were analyzed. The results of the analyzes were compared to determine which coating had the best performance. Both coatings are stoichiometric and have a similar morphology and structure. It was observed that the multilayer coating had a better performance in the oxidation tests. In the machining tests, a relationship was observed between the cutting parameters and wear and surface roughness. The more aggressive parameters used, the greater the wear of the machining tools and consequently the surface roughness of the machining part. The only exception were the tests carried out at F150 and 15 m of cutting length, in which a decrease in both tool wear and surface roughness of the part was observed, possibly thanks to the formation, during the harsher and prolonged cutting conditions, of V2O5that lubricates the contact. It was concluded that the tools coated with the monolayer coating performed better than the tools coated with the multilayer coating, thanks to their higher hardness and vanadium amounts. The identified wear mechanisms were similar for all tools, with abrasive wear being the main wear mechanism with some traces of adhesive wear.Fernandes, Filipe DanielRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlbuquerque, João Afonso Costa2023-07-11T13:12:45Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23200TID:203326822porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:49:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:04:48.852208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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